Artigos

RESPONSABILIDADE SOCIAL E TERCEIRO SETOR

RESPONSABILIDADE SOCIAL E TERCEIRO SETOR

Diante do que percebemos, nos dias atuais, não há como os governos cumprirem com suas obrigações sociais, junto à sociedade, sejam quais forem os seus motivos.

Sendo assim, fica muito clara a necessidade do tratamento profissional, por parte dos cidadãos que se organizam para atuar no terceiro setor, pois hoje não basta mais apenas a “boa vontade”, é de fundamental importância à criação de uma estruturada adequada, para que possam ser bem sucedidos nos seus projetos, que devem ter definido qual a sua missão, tornando-a clara para si e para a sociedade.

Nova call to action

O que tenho percebido nesta área de responsabilidade social, onde atuam no atendimento às demandas de partes específicas da sociedade, é que cada vez mais se torna imperativa a participação de profissionais, pessoas preparadas, não apenas com boa vontade para prestar o serviço e atender a necessidade imediata – “fazer uma boa ação”, mas, principalmente que antes de executarem estas ações, que sejam planejadas, de modo a provocar neste público que está sendo atendido, além da solução imediata, à vontade e a condição para a sua ascensão social, deixando assim de ser um assistido e podendo a vir a ser mais um no contingente de voluntários que se dedicam a esta causa tão nobre, que é de apoiar o seu semelhante, com dignidade, na sua necessidade.

E, por fim, apenas para que fique o registro, vale ressaltar a importância da seriedade neste tipo de trabalho, pois não devemos permitir que alguns usem esta bandeira apenas como marketing, dizendo que fazem ou às vezes até fazendo, mas não pelo seu propósito maior, que é o do resgate do valor social para “aquela” pessoa, mas sim, pelos benefícios legais que possa auferir ou ainda pela imagem positiva que possa estar criando junto à sociedade.

Luiz Casaretti é administrador de empresas, gestor de Recursos Humanos e pós-graduando em Psicologia Organizacional, atua como consultor e diretor da All Experts Consultoria Empresarial de 1989. – 10/12/2007 – www.allexperts.com.br

Por: Luiz Henrique Casaretti

Luiz Henrique Casaretti é sócio-diretor diretor da empresa All Experts Consultoria e Treinamento Empresarial desde 1989. Neuropsicopedagogo Clínico, Psicopedagogo Sistêmico, Psicólogo Organizacional e Administrador de empresas com Especialização em Gestão de Recursos Humanos. Atua como palestrante, professor, orientador individual e de grupo e consultor organizacional. Também é professor no curso de Pós-Graduação em Psicopedagogia no Centro Universitário Estácio. Foi professor da Pós-graduação no curso de “Gestão Pedagógica nas Instituições Educacionais”, das Faculdades Integradas Claretianas, em parceria com o SIEEESP, onde também atua como professor nos cursos de Atualização e Capacitação Profissional, além de ministrar aulas em entidades como SENAC, UNISESCON, ABIMAQ, CIESP, AESP, CRC-SP, ACEG, SEBRAE, onde, além de instrutor, também é consultor nas áreas de vendas e marketing. Tem em seu histórico profissional a satisfação de ter prestado serviços para empresas como: CARREFOUR, BRADESCO, FUNDAÇÃO BRADESCO, BANESPA, SEBRAE SP, NATURA, CRC-MS, SESCON, SIEEESP, CEF, FEI, CNA, entre muitas outras empresas, inclusive de médio e pequeno porte.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of