Artigos

Especialista em gestão empresarial analisa retomada do trabalho presencial

 trabalho presencial

Marcelo Reis, professor da FGV e empresário, dá dicas de como as empresas podem tornar a retomada do trabalho presencial mais tranquila para todos

A Covid-19 vem afetando a população mundial há dois anos, modificando as rotinas das famílias, alterando o dia a dia de muitas empresas e fazendo com que novos formatos de trabalho sejam criados, entre eles o híbrido e o popularmente conhecido, home office. Entretanto, com o avanço da vacinação, muitos estados e cidades começaram a flexibilizar algumas medidas, fazendo com que empresas busquem o retorno do trabalho presencial.

Nova call to action

De acordo com pesquisa realizada pela Revelo, cerca de 62% das empresas planejam a volta ao trabalho presencial, entretanto, 78% dos profissionais desejam permanecer em home office. Atrelado a isso, o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, fez um pronunciamento decretando o fim da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (Espin) da Covid-19.

A volta ao trabalho presencial 

 Dentro deste cenário de divisão entre profissionais e gestores, há uma necessidade clara de analisar ambos os lados, compreendendo as vantagens e as desvantagens da volta do trabalho presencial, entendendo que a pandemia proporcionou novas rotinas e que a volta requer readaptação. O professor da FGV, ex-diretor da Shell e CEO da MR16, Marcelo Reis, afirma que além da preocupação com o retorno, o colaborador precisa estar no centro dos esforços da empresa.

“As pessoas, nesses últimos dois anos e meio, se acostumaram muito com o trabalho híbrido ou home office full-time, o retorno do trabalho presencial é bom porque as pessoas estão se reencontrando. Por outro lado, o tempo de deslocamento tem sido um contraponto, prejudicando a qualidade de vida. A preocupação é muito maior em como você consegue retornar com os funcionários, seja pela motivação e ou por recriar a cultura da equipe”, afirma o especialista.

Outro ponto que Reis acredita ter sido afetado pela pandemia é a produtividade, onde muitas empresas, sem os sistemas corretos e por uma gestão mais presencial, não conseguiram acompanhar a rotina de trabalho de seus colaboradores em casa.

”A produtividade é uma questão que as empresas precisam trabalhar. Houve uma perda durante a pandemia, principalmente porque a cultura das empresas era de trabalho junto e unido”, pontua Marcelo.

A saúde mental e a segurança psicológica são dois pontos sempre levantados durante os treinamentos realizados por Marcelo Reis, que afirma ver muitos gestores preocupados em garantir uma retomada positiva aos seus colaboradores. “Cada vez mais, as empresas estão atentas com o que elas devem fazer para garantir o retorno positivo do colaborador e também com os que seguem em home office”.

5 dicas para uma volta tranquila ao trabalho presencial

1. Diálogo entre empresa e colaborador

É necessário entender como está o momento, o que foi feito durante os anos de pandemia que agora afeta, de uma maneira direta, a produtividade dessa pessoa. Por isso, a comunicação deve ser clara e objetiva, compreendendo todas as variantes que envolvem a volta ao escritório.

2. Cuide da saúde mental

A empresa precisa tratar, de maneira efetiva, a saúde de seus colaboradores. Por isso, é necessário a realização de treinamentos para que todos se adaptem ao modelo presencial.

3. Modelo híbrido

Ao invés de já trazer os funcionários de forma abrupta para o presencial, faça isso aos poucos. Crie escalas de trabalho a fim de que alguns dias trabalhem no escritório e, em outros, atuem de suas casas. Ou seja, um retorno de maneira gradual.

4. Incentivo ao encontro

Muitas empresas contrataram novos colaboradores durante os anos de pandemia, onde muitos nunca se conheceram pessoalmente. Dessa forma, é importante que os gestores promovam encontros para que todas as equipes se relacionem, criando um vínculo maior.

5. Encare que esta é a nova realidade

Independente do modelo de trabalho, as empresas e os colaboradores precisam compreender o novo momento, precisam trabalhar juntos. Dependendo da área de atuação, o home office funcionará perfeitamente, já em outras, o presencial é necessário. De toda forma, é preciso saber alinhar produtividade e saúde mental.

Chegamos ao final desse artigo em que deixo algumas dicas para que você retorne ao trabalho presencial tranquilamente e consiga planejar melhor suas rotinas. O que a empresa que você trabalha tem feito para a retomada do presencial? Conta aqui nos comentários e aproveite para seguir o RH Portal nas redes sociais e acompanhar as nossas publicações por lá!

modelos de feedback

0 0 votes
Article Rating

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

News do RH Portal

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de todas as Novidades e Tendências do Universo do RH