Artigos

RH estratégico: não é luxo, é necessidade!

rh estratégico

É sabido que, com o passar dos anos, as novidades vão surgindo e novas tendências vão ganhando mais visibilidade, vão sendo mais conhecidas e sobretudo, sendo mais utilizadas, consequentemente. Ou seja, assim como os softwares e programas tecnológicos, vão sofrendo atualizações, conhecidas como UPGRADE, para melhorar os serviços, é o caso das mudanças nas tendências da área de Recursos Humanos: o RH Estratégico!

Pensando nisso, não podemos nos esquecer do potencial de ganhos que o RH tem a promover quando se envolve nas questões mais estratégicas do negócio. Então, que tal se aprofundar no assunto? Continue a leitura e confira!

Nova call to action

O que é RH Estratégico?

Para simplificar, sem muitas delongas, o RH Estratégico, nada mais é que um termo utilizado pela área de RH, pela qual, atua de forma estratégica, em conjunto com outras áreas.

E essa atuação de forma estratégica, diferentemente do RH tradicional, exerce menos atividades administrativas e burocráticas, atuando mais na retenção de talentos, planos estratégicos de avaliação de desempenho, planos de treinamento e desenvolvimento, planos estratégicos de capacitação de seus colaboradores, elaboração de planos de cargos e salários.

Além do endormarketing, integração entre os colaboradores, utilizando de softwares desenvolvidos para contribuir com a melhoria dos processos dos subsistemas de RH e entre outros fatores. Na verdade, o RH Estratégico vai muito além do que esses pontos destacados, apenas, resumi ao máximo possível sobre o que é.

Qual é a necessidade do RH Estratégico para a minha empresa?

Basicamente voltando ao tema inicial, o RH Estratégico tornou-se uma necessidade e não um luxo porque, as empresas cada vez mais, estão ficando incentivadas e investindo pesado em todos os sentidos possíveis, para se sobressair uma sobre as outras. Mas, nem sempre só o investimento em “cash” e em pessoas, é o suficiente.

Também é importante ter um setor que gerencie e conduza todas as situações, avaliando e analisando as necessidades da empresa, os pontos fortes e os pontos à melhorar, o que é precisando, criando e implantando estratégias, em conjunto com às demais áreas e/ou setores, para um único objetivo: o sucesso de todos!

Dessa forma, quando digo sucesso de todos, estou me referindo à conjuntura da obra, onde todos saem ganhando, desde o auxiliar ao CEO da organização, consequentemente, a própria organização sobre as demais.

Já nos dias de hoje, com a concorrência muito acirrada em todos os âmbitos organizacionais e ramos de atuação, faz com que o RH Estratégico ganhe uma importância tão grande que, anos atrás, não teria. Na verdade, anos atrás, ainda haviam empresas e até mesmo nos dias de hoje, que tem o conceito de que não é preciso nem ter um RH em sua empresa, piorou RH Estratégico.

Talvez isso explique o número de empresas que descem a falência, ou não sobrevivem por muito tempo ou acabam sendo engolidas pelas concorrentes ou, simplesmente, fecham as portas por inúmeros processos judiciais.

Um RH Estratégico bem conduzido por profissionais capacitados e com responsabilidade, podem evitar todas essas situações indigestas.

Quer conhecer 4 atividades do RH que ficaram mais simples com a tecnologia? É só clicar neste link para ter acesso ao material 😉

RH Estratégico e a pandemia

Atualmente, em pleno 2020 por exemplo, o mundo inteiro está enfrentando uma pandemia sem precedentes, como o COVID-19, aonde muitas organizações, estão necessitando de buscar estratégias, para reduzir ao máximo possível, os impactos causados.

Para evitar perdas tão consideráveis no lado financeiro, mas também, para tentar evitar cortes em massa de funcionários (muitas não conseguiram), neste sentido, a importância do RH Estratégico.

Ganha mais ainda visibilidade e necessidade desde que, claro, que este RH Estratégico, não fique só na nomenclatura e na teoria, e que isso, seja colocado em prática e traga resultados, obviamente, senão, será só mais do mesmo.

Gostou de saber como funciona o RH Estratégico? Aproveite para conhecer outro artigo: RH precisa ser mais do que estratégico, deve ser ágil!

*Por Railson R. Rodrigues.

 

planejamento estratégico

0 0 votes
Article Rating

Por: Railson Ribeiro Rodrigues

Profissional formado em Recursos Humanos, atuante com RH e seus subsistemas e atuante também nas áreas administrativas em geral e gestão de arquivo. Coaching e Endomarketing.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments