Artigos

O que RH estratégico realmente significa?

Alguns de nós amam manter as tarefas administrativas de RH – certificando-se de que todos estão recebendo o que precisam em um nível básico – enquanto outros querem se envolver nas reuniões executivas e contribuir para a estratégia de negócios da empresa.

Ouvimos muito sobre “RH estratégico” nos últimos anos. Todos nós queremos fazer uma diferença real na direção de nossas empresas, mas muitos de nós estão sobrecarregados pelo conceito do que é realmente necessário para ser estratégico.

Por definição, o RH estratégico gerencia o RH de maneira a apoiar os objetivos e resultados de longo prazo da empresa.

Em essência, você vai muito além dos deveres administrativos que o RH é conhecido por e aplica os princípios e práticas de RH à estratégia geral de negócios.

A verdade é que a maioria de nós é capaz de operar muito mais estrategicamente do que operamos; No entanto, menos de 20% dos profissionais de RH são vistos como parceiros estratégicos. Em que gastamos nosso tempo? Os líderes confiam em nós como um recurso ou só nos utilizam quando surgem situações difíceis? O nível estratégico pessoal em que estamos operando depende de quais atividades gastamos nosso tempo.

Você sabia que os executivos querem líderes de RH que podem ser melhores parceiros de negócios?

Aqui estão cinco dicas de como os profissionais de RH podem ganhar respeito nas atividades estratégicas de suas empresas:

1. Obtenha treinamento formal em competências de negócios. 

Antes de começar a contribuir em um nível estratégico, você precisa entender como os negócios estratégicos funcionam.

Quando você tem treinamento em áreas como interpretação de dados, visão de negócios e liderança, você pode dar sugestões úteis e ponderadas.

Você sabia que 76% dos líderes empresariais dependem da colaboração para desenvolver as estratégias de seus negócios? E é aí que você pode intervir e mostrar o que sabe.

2. Conheça sua empresa por dentro e por fora. 

Os executivos precisam de membros da equipe que entendam as métricas do negócio, o modelo financeiro e os riscos organizacionais. Dependendo de quanto tempo você esteve na empresa, você provavelmente entende mais dessas coisas do que imagina.

Para cavar ainda mais fundo, dedique algum tempo experimentando o trabalho “na linha de frente” e faça perguntas sobre a história e realmente aprenda sobre os produtos. Um estudo recente (que durou 15 anos) revelou que os profissionais de RH que entendem os negócios são capazes de “unir a estratégia de negócios com o gerenciamento de talentos”.

Como uma nota secundária, concentrando-se nas primeiras esferas pode triplicar o valor de um negócio de RH para os tomadores de decisão da estratégia de negócios de uma empresa, mas também impactar uma estratégia de negócios em 38% .

3. Desenvolva métricas e análises. 

Aprenda métricas de negócios como lucro, margem, ROI e TSR, e você será muito importante para os líderes de negócios estratégicos. Mas, ao desenvolver suas próprias métricas de rotatividade, atitudes de funcionários, força de bancada e distribuições de desempenho e integrá-las em métricas de negócios, você terá uma compreensão inestimável de seu pessoal, bem como o interesse dos líderes que estão impulsionando o negócio.

Como 78% dos líderes de negócios estão usando dados para tomar decisões de estratégia de negócios, você se colocará em uma ótima posição.

4. Crie estratégias baseadas em dados. 

É importante avaliar as tendências emergentes e as melhores práticas de RH, mas as ações e políticas do profissional de RH devem sempre ser impulsionadas pelos dados.

Os dados podem impulsionar as apologias emergentes e transformar as oportunidades de negócios viáveis, tais como as estratégias de negócios atuais e os objetivos da organização.

5. Avalie a prontidão organizacional. 

Ao combinar as métricas de negócios e RH, você é capaz de obter recursos, mão de obra e suporte para implementar várias estratégias. De acordo com os dados Edward E. Lawler e John W. Boudreau , os profissionais de RH que realizam a efetiva são a maior parte dos exercícios e os executivos, uma vez que eles são obrigados a ter um melhor tipo de análise de RH nas metas e estratégias de negócios mais amplas.

Claro, você não pode negligenciar o básico. Você sabe que é capaz de fornecer insights estratégicos e trabalhar com líderes em áreas estratégicas, mas não se esqueça das responsabilidades administrativas e da conformidade com as regras, leis e regulamentos. Se eles não estiverem sob controle, as análises e avaliações pelas quais você trabalhou tão duro para serem notadas não serão gerenciadas e podem se tornar um obstáculo. Você deve continuar a inovar a administração básica enquanto fornece informações estratégicas para alcançar todo o seu potencial em RH.

O RH estratégico não precisa ser um conceito abrangente e abstrato. Quer você esteja em uma empresa jovem ou em uma organização estabelecida, você pode contribuir para o crescimento e o sucesso futuros concentrando-se em decisões estratégicas de negócios.

Fonte: https://www.bamboohr.com/blog/strategic-hr-are-you-doing-it/

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of