logo svg rh portal
Pesquisar
Close this search box.
Início > Gestão de Pessoas > O RH na era da inteligencia artificial

Sumário

O RH na era da inteligencia artificial

Ao encontrar o equilíbrio certo, as empresas podem aproveitar ao máximo os benefícios do RH na era da inteligência artificial e impulsionar seu crescimento.

A tecnologia tem avançado diversas áreas em uma empresa, por isso, falaremos neste texto como é importante ter um RH na era da Inteligência Artificial.

rh na era da inteligencia artificial

A Inteligência Artificial pode trazer alguns benefícios para uma empresa como, por exemplo, otimização de processos, redução de custos e até mesmo aumento na produção. 

De acordo com uma pesquisa feita pela consultoria Bain & Company, a implementação desta tecnologia transformaria totalmente o setor. Já que é uma área conhecida por ser um pouco mais burocrática, e seu principal objetivo é cuidar dos funcionários da melhor forma possível.

Mas você concorda que este setor precisa ser automatizado com cautela?.

O RH na era da inteligência artificial

O RH é um dos setores em que as pessoas esperam ser mais humanizados em uma empresa. Porque é ali, se for necessário, que o colaborador é defendido, onde regras de tratamento são exigidas, dentre outros pontos. 

Mas será que com a chegada da Inteligência Artificial tudo isso vai acabar? A primeira coisa que um empreendedor precisa pensar é que tudo deve ser feito com moderação para não deixar desumanizado um setor que “cuida” de pessoas. 

Claro, que a tecnologia vai trazer vantagens ao seu negócio. Por outro lado, devemos pensar, não só, em reduzir custos, mas também na qualidade do funcionário, já que sem ele a empresa não evolui, concorda?

curso para reter colaboradores

As inovações, principalmente, para as pequenas empresas podem ser uma excelente forma de crescimento.

E, neste caso, a redução de investimento pode até fazer sentido implementar mais de uma Inteligência Artificial no setor de RH, fazendo com que seu pequeno negócio lucrativo possa se expandir muito mais.

No entanto, a implementação da IA deve ser feita de forma equilibrada, garantindo que os aspectos humanos e estratégicos do RH sejam preservados. Ao encontrar o equilíbrio certo, as empresas podem aproveitar ao máximo os benefícios da IA no RH e impulsionar seu crescimento de maneira sustentável.

Vantagens da Inteligência Artificial no RH 

rh na era da inteligencia artificial

A tecnologia, na maioria das vezes, vem para somar em uma empresa, principalmente, em setores que são bem burocráticos como a área de Recursos Humanos e que precisam fazer o acompanhamento de muitos processos. 

No entanto, é importante considerar não apenas a redução de custos, mas também a qualidade dos funcionários, uma vez que sem eles a empresa não pode evoluir.

Principalmente para pequenas empresas, as inovações, como a implementação de IA no setor de RH, podem ser uma excelente forma de crescimento.

A redução de investimentos pode justificar a implementação de mais de uma IA nesse setor, permitindo que pequenos negócios lucrativos se expandam ainda mais.

No entanto, é fundamental agir com cautela para não tornar o setor excessivamente tecnológico.

Veja algumas vantagens de trazer a Inteligência Artificial para o dia a dia do RH:

  • Automatizar processos lentos, que são burocráticos e repetitivos;
  • Mais tempo para o colaborador focar na parte estratégica e deixar a burocracia um pouco de “lado”;
  • O processo seletivo pode acontecer mais rápido;
  • O contratante passa a ter mais confiança;
  • Dados e informações mais seguros. 

Conclusão

rh na era da inteligencia artificial

No caso específico do recrutamento, existem sistemas e softwares de RH com IA que facilitam as atividades e os processos, tornando tudo mais prático, dinâmico e ágil.

Isso permite que os profissionais responsáveis por essa área na empresa possam se concentrar em outras demandas.

Em vez de um profissional gastar tempo analisando diversos currículos, por exemplo, o software pode mostrar as pessoas com as habilidades necessárias para preencher determinada vaga.

No entanto, é importante ressaltar que as entrevistas e outros passos do processo devem envolver comunicação e contato presencial para que a avaliação seja precisa.

Outra vantagem significativa de implementar a IA no RH é a possibilidade de aumentar a produtividade, uma vez que processos que costumavam levar dias para serem concluídos podem ser otimizados.
Com profissionais mais livres para pensar em outros aspectos, a empresa pode experimentar um crescimento diferenciado e se tornar um ótimo lugar para se trabalhar.

 

desenvolvimento e treinamento de pessoas
Assine a nossa Newsletter