Artigos

RH no Outubro Rosa: 12 formas de abordar o tema na empresa

outubro rosa

Outubro Rosa é uma campanha mundial de conscientização e prevenção ao câncer de mama. Você sabia que a doença é a que mais mata mulheres no mundo? E que os homens também são atingidos?

Apesar da alta incidência, o assunto ainda gera temor. Tanto que algumas pessoas nem ousam dizer o nome “daquela doença”. 

Nova call to action

O objetivo deste artigo é mostrar que informação e prevenção salvam vidas. Aqui, apresentaremos 12 sugestões para as empresas participarem efetivamente do Outubro Rosa. Trata-se de ações simples, mas que terão impacto positivo no ambiente organizacional. Confira! 

Como a campanha surgiu

A campanha começou nos Estados Unidos, por iniciativa de Nancy Brinker. A irmã da norte-americana, Susan Komen, lutava contra um câncer de mama e acabou falecendo, em 1980, aos 36 anos. Durante o tratamento, Nancy prometeu à irmã que ajudaria outras pessoas vítimas da doença.

Após a morte de Susan, enfrentando o luto, Nancy Brinker entendeu que a melhor maneira de honrar a memória dela seria orientar outras mulheres sobre os riscos da doença. 

Em 1983, ocorreu a primeira Corrida pela Cura, em Dallas, no Texas. Cerca de 800 pessoas participaram. Esse evento se multiplicou e incentivou a realização de outros eventos com o mesmo propósito. Assim, o que inicialmente era uma simples maratona se transformou em outras atividades, como a oferta de exames gratuitos ou de baixo custo para a população.

Ainda, esses eventos deram origem à prática de distribuir laços cor-de-rosa durante o décimo mês do ano. Outras ações, como exercícios ao ar livre, palestras e workshops também costumam acontecer. 

Desde então, o Outubro Rosa incentiva o diagnóstico precoce, dissemina formas de prevenção, diminui o preconceito em relação à doença e aumenta as chances de tratamento e cura

Outubro Rosa no Brasil

As primeiras ações do Outubro Rosa no Brasil ganharam destaque em 2008. Graças à participação de grandes marcas que passaram a inserir o tema em sua comunicação com o público externo. 

Anualmente, prédios públicos e monumentos recebem iluminação especial. Entre eles, o Palácio do Planalto (Brasília), o Cristo Redentor (Rio de Janeiro), a Torre Eiffel (Paris) e o Elevador Lacerda (Salvador). 

Importância do Outubro Rosa

Especialistas garantem que informação e prevenção são fundamentais para combater doenças. Nesse sentido, a relevância é a visibilidade que a campanha dá ao câncer de mama, doença fatal para muitas pessoas, principalmente mulheres. 

Além disso, a participação de grandes marcas promove engajamento com a sociedade. Mas qual é o papel do RH nesse contexto?

Primeiramente, o setor é responsável por zelar pelos recursos humanos da empresa. Portanto, proteger a saúde física e mental dos colaboradores é algo que deve ser feito o ano todo. 

Durante o Outubro Rosa, o RH deve disseminar informações relevantes sobre a doença, formas de prevenção e como agir diante do problema. Esse cuidado promove benefícios, como:

Dados estatísticos no Brasil

Conforme o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é uma doença decorrente da multiplicação desordenada de células anormais da mama. A consequência é a formação de um tumor com potencial de invadir outros órgãos saudáveis. 

No Brasil, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento completo para o câncer de mama. Para tanto, ele ocorre em unidades hospitalares especializadas em todos os estados e no Distrito Federal. Segundo estatísticas do Ministério da Saúde, os números de câncer no país são:

  • Incidência estimada conforme a localização primária do tumor em mulheres (2020): 66.280 casos são câncer de mama;
  • Mortalidade conforme a localização primária do tumor de mama em mulheres (2019): 18.068 óbitos;
  • Estimativa de novos casos de câncer no Brasil, em mulheres (2020): 66.280 registros nos estados e 19.820 nas capitais; 
  • Mortalidade proporcional não ajustada por câncer de mama em mulheres entre 2009 e 2019: 11.968 óbitos em 2009 e 18.068 óbitos em 2019;
  • Mortalidade proporcional não ajustada por câncer de mama em homens entre 2009 e 2019: 129 óbitos em 2009 e 227 óbitos em 2019. 

12 ações que podem ser desenvolvidas no ambiente de trabalho

O assunto deve fazer parte da cultura de inclusão e diversidade na empresa. Assim, homens e mulheres terão acesso à informação e podem ajudar quem precisa enfrentar o problema. Confira 12 ideias para trabalhar o Outubro Rosa nas organizações. 

1. Distribuição de mensagens informativas

Pequenas doses de informação costumam ter grande efeito quando circulam entre as equipes. Números, estatísticas, formas de prevenção, orientações sobre o autoexame, diagnóstico precoce e até depoimentos de quem teve câncer de mama são algumas sugestões

Nesse sentido, as “pílulas de conhecimento” podem acompanhar o tradicional laço rosa, símbolo da campanha. Ao usá-los, enfatizamos a importância do autocuidado. 

2. Palestras e rodas de conversa

O RH pode organizar um cronograma de atividades com palestras, workshops e depoimentos de mulheres que venceram o câncer de mama. Conversas inspiradoras costumam causar efeitos positivos, pois além de informação, disseminam histórias de superação e cura. 

3. Pink Day no dress code

Que tal eleger um dia da semana para todos vestirem rosa? Ainda que o ambiente de trabalho seja formal ou exija uniforme, definir o dress code de sexta-feira, por exemplo, como cor-de-rosa ajuda a lembrar o propósito da campanha

Por fim, registre tudo em fotografias para publicação nas redes sociais da empresa para incentivar outras pessoas.

4. Doações espontâneas

Inúmeras iniciativas e organizações não governamentais de luta contra o câncer de mama sobrevivem de doações. Algumas ações transmitidas pelo exemplo são mais eficazes. Desse modo, é possível, por exemplo, optar pela doação em dobro, ou seja, a cada R$ 1 doado pelo colaborador, a empresa dobra o valor. 

5. Clube de leitura 

Faça uma lista de publicações que tratem sobre o câncer de mama. Aqui, convém estimular a leitura e organizar debates para que cada colaborador traga suas impressões. Ainda, faça um sorteio de livros ou presenteie os funcionários. 

Existem muitos livros sobre o assunto. Entre eles estão: Vivificar, superando o imponderável (Viviane Ferreira), Quimioterapia & Beleza (Flavia Flores) e Força na Peruca: Tragédias & Comédias de um câncer (Mirela Janotti)

6. Forme uma equipe esportiva

As corridas sempre fizeram parte do Outubro Rosa. Por isso, incentive os colaboradores a participarem dos eventos alusivos à campanha. Além de apoiar a causa, as atividades físicas são lembradas como fator de prevenção de doenças. Estudos indicam que o sedentarismo é responsável por alguns tipos de câncer

7. Banco de Mechas e de Lenços

Existem bancos de mechas, que são utilizadas para a confecção de perucas, e banco de lenços, itens indispensáveis para mulheres em tratamento quimioterápico. Durante o Outubro Rosa, estimule os colaboradores a fazerem doações de cabelo e acessórios. 

Além de contribuir com a autoestima de quem enfrenta a doença, a equipe terá contato com a realidade nem sempre agradável do câncer. Confira alguns locais que recebem doações de mechas e lenços: 

8. Time de Voluntários

A ideia é formar um grupo de pessoas dispostas a auxiliar, voluntariamente, as instituições que lidam com o câncer de mama. Esses locais precisam de apoio o ano todo, mas é em outubro que a necessidade aumenta. E sempre há muito o que fazer. Desde divulgação e arrecadação até atividades com pacientes em tratamento. 

9. Sorteio de produtos em colaboração com a campanha

Uma ideia é a empresa adquirir produtos vendidos pelas instituições que trabalham em prol da causa. Muitas tem em seu acervo camisetas, lenços, adesivos, bottons e pins personalizados. Desse modo, a empresa compra, ajuda financeiramente com a campanha e pode sortear brindes entre as equipes. 

10. Cupons de desconto

A empresa pode participar fornecendo cupons de desconto sobre seus próprios produtos. Defina um bom nome para a campanha e um período para realização. Divulgue como uma ação social para estimular a compra. Ao final, reverta o valor arrecadado para instituições de combate ao câncer

11. Decoração especial e dia das guloseimas

Para marcar o Outubro Rosa, que tal fazer uma decoração diferente para os ambientes comuns? Iluminar a fachada da empresa também é uma super ideia e com baixo custo. Além de adereços cor-de-rosa, defina um dia para que cada colaborador traga uma guloseima no mesmo tom. 

Outra sugestão é promover um momento de integração e relaxamento entre as equipes. Aproveite para reforçar o propósito do encontro e oferecer informações relevantes. 

12. Troque experiências e valorize quem já passou pelo câncer

Em situações de dificuldade, nada melhor do que aprender com a experiência de outras pessoas, não é mesmo? Uma ação que gera engajamento e empatia é valorizar quem já passou pela dolorosa experiência do câncer. Seja o próprio colaborador ou um familiar. 

O importante é destacar a trajetória do indivíduo durante a doença, desafios, medos e conquistas. Aqui, valem depoimentos nas redes sociais, um mural com fotos ou breves testemunhos. Use a criatividade e valorize a vitória contra o câncer. 

Com essas sugestões, esperamos que o Outubro Rosa passe a fazer parte da cultura organizacional da sua empresa. Mas é fundamental que a gestão de pessoas entenda que, para o negócio funcionar bem, todos precisam estar na mesma sintonia.

Afinal, as empresas são feitas de pessoas e cuidar delas é uma das responsabilidades do RH estratégico. Conheça outras funções do setor em nosso Guia Completo de Recursos Humanos

0 0 votes
Article Rating

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments