Artigos

RH Operacional X RH Estratégico

Muito se discute nos dias de hoje sobre qual tipo de RH é o mais interessante para uma empresa: o Operacional ou o Estratégico. A discussão é válida. No entanto, muitos ainda confundem as definições, acreditando que o papel de cada modalidade não está bem definido.

De forma simples, o RH Operacional é o antigo Departamento Pessoal. Ele resolve todos os trâmites burocráticos dos funcionários de uma empresa, desde o fechamento da folha de pagamentos no fim do mês, passando pela entrega dos holerites até as relações com o sindicato e as contas-salário de cada contratado.

Já o RH Estratégico é aquele que cuida da gestão estratégica das pessoas. Ou seja, aquele que pensa nos processos internos que envolvem os colaboradores. A ação deste departamento está focada na estratégia do negócio, que somente pode ser alcançada com a valorização de talentos.
Com essa explanação é fácil entender que todas as empresas precisam das duas modalidades de RH. Porém, é fato que o RH Estratégico é o que mais impacta no sucesso de uma empresa, afinal é unanimidade que são os funcionários de uma companhia que fazem ela atingir metas, objetivos e bons resultados.

Nova call to action

No entanto, o RH Operacional não pode ser deixado de lado. Mesmo assim, é possível que as empresas busquem soluções para que o tempo destinado as atividades mais burocráticas seja menor, sobrando assim mais tempo para que o RH se dedique a gerenciar os vários processos relacionados à gestão das pessoas.

Atualmente diversos recursos tecnológicos podem ajudar o RH Operacional. Um bom exemplo é o das folhas de pagamento online, que diminuem consideravelmente o tempo gasto com todas as demandas dos demonstrativos de pagamento, uma das rotinas mais demoradas do departamento.

É preciso ainda ter em mente que uma empresa que investe na informatização do RH Operacional e no desenvolvimento do RH Estratégico, certamente consegue atrair os melhores talentos.

Isso porque os profissionais sabem que, ao escolher um emprego em uma empresa que tenha uma atuação forte na área estratégica, terão uma grande vantagem. Empresas com um bom RH Estratégico são claras em seus objetivos e transparentes em suas ações, o que permite um melhor entendimento da política da organização.

Além disso, os funcionários dessas empresas sabem que contam com um departamento parceiro, o que faz com que se sintam mais valorizados e, consequentemente, apresentem resultados cada vez melhores.


Fonte: Salário BR

Por: Michele

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of