Artigos

Rotatividade de colaboradores: Quais as principais causas?

produtividade de colaboradores

Uma empresa que preza pelo bem-estar de seus funcionários sabe que é preciso sempre oferecer uma boa infraestrutura para que consigam exercer seu trabalho tranquilamente, dando a eles as melhores experiências e benefícios para mantê-los motivados e felizes. Isso é fundamental para diminuir a rotatividade de colaboradores.

Mas nem sempre isso acontece, na verdade, na maioria das empresas isso não é feito, o que ocasiona na rotatividade de funcionários e, consequentemente,  trazer problemas para o desenvolvimento de uma equipe e dos resultados da companhia de um modo geral. 4

Nova call to action

Isso pode acontecer em qualquer segmento, ou seja, em um negócio de caixa de papelão, por exemplo, pode ter impacto em seus lucros caso haja o aumento de turnover.

Mas afinal, o que causa a rotatividade de colaboradores nas empresas? É possível solucionar? Para saber mais sobre este assunto, continue a leitura e fique por dentro de tudo!

Rotatividade de colaboradores: Por que acontece e quais os impactos para uma empresa?

Antigamente, as empresas pensavam apenas em ter bons lucros e não se importavam muito com os benefícios que davam aos seus funcionários. Antes da tecnologia, os processos manuais eram muito utilizados, o que dificultava o trabalho e ocupava mais ainda o tempo de entrega do que hoje. Na atualidade conseguimos fazer em horas, ou até minutos.

Isso gera um aumento significativo de produtividade e até mesmo na satisfação do colaborador, que pode evitar retrabalhos e doenças como a síndrome burnout, por exemplo.

A robótica mudou muito a forma como o trabalho é feito. Antes o ser humano usava suas mãos para manusear e realizar a produção e fazer a confecção de uniformes, e hoje, isso pode ser feito por máquinas, o que traz mais agilidade ao processo, otimização no momento da execução do trabalho e oferecendo ao ser humano, por traz do manuseio das máquinas, controlando-as. 

De modo geral, é possível investir em tecnologia para otimizar a rotina de trabalho e evitar erros que podem ocasionar a falta de motivação e engajamento da equipe.

Sabendo disso, muitas pessoas sentem medo de todos esses avanços tecnológicos, pensam que seus empregos podem ser tomados, mas isso não é verdade, a tendência é que novas carreiras sejam criadas com o passar dos anos. Mas encontrar uma empresa que oferece bons recursos para fazer seu trabalho, tem que ser uma necessidade e levar em conta os benefícios que ela pode te oferecer.

Quando falamos em benefícios, não podemos nos limitar apenas a planos odontológicos, de saúde, um vale refeição e alimentação. É preciso ter um ambiente de trabalho que ofereça boas ferramentas que o possibilitem a realizar seu serviço. Uma empresa que não oferece o básico, ou inova, dando os seus funcionários melhores formas de capacitação profissional, podem perdê-los para seus concorrentes.

Portanto, podemos considerar que as principais causas da rotatividade de colaboradores são:

  • Falta de planejamento da empresa;
  • Ausência de treinamentos e reuniões;
  • Delegação de tarefas de modo inadequado;
  • Falta de acompanhamento da produtividade da equipe;
  • Condições de trabalho;
  • Salário e benefícios;
  • Não oferecer as ferramentas adequadas para a execução da tarefa, sejam EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) ou computadores);
  • Não investir em plano de carreira na organização e não valorizar os colaboradores;
  • Não gerir conflitos;
  • Entre outros.

Saiba como diminuir a rotatividade de funcionários da sua empresa com a Sólides!

Conheça as formas de evitar a rotatividade de colaboradores

Todo empreendedor quer ter um negócio de sucesso, para que isso ocorra, é importante dispor de boas ferramentas para que seus funcionários executem bem o seu trabalho, muitas empresas estão apostando no modelo de trabalho híbrido ou home office, que possibilita que seus colaboradores trabalhem de onde quiserem, por exemplo, no conforto de suas casas.

Este modelo de trabalho pode funcionar, pois quando uma pessoa não precisa pegar trânsito, transporte público lotado e enfrentar horas para se locomover até uma empresa de automação residencial, por exemplo, ela tem mais tempo para trabalhar Ou seja, se um colaborador atua no segmento de vendas dos serviços de uma empresa, ele pode ter mais atividade devido a possibilidade de ter mais tempo para planejar o seu dia, ou aproveitar o tempo que teria de locomoção para se exercitar, estudar, e afins.  

Além disso, também é importante investir em tecnologia, oferecendo as melhores ferramentas tecnológicas, com sistemas que facilitem o desenvolvimento de seu trabalho, o que otimiza os processos, diminui o tempo que gastaria para terminar uma atividade, conseguindo executar outras mais.

Uma empresa que preza pela saúde, bem-estar de seus colaboradores, precisa sempre oferecer a eles a melhor experiência, além de bons benefícios, o que resulta em ótimos resultados para o seu negócio. Uma dica é focar em ações de endomarketing para motivar e engajar a equipe, bem como pensar na segurança e bem-estar de todos os integrantes.

Esperamos ter ajudado com essa postagem, caso tenha gostado, comente e compartilhe em suas redes sociais! Gostaria de complementar ainda mais os seus conhecimentos para diminuir a rotatividade dos colaboradores na sua empresa? Então, acesse agora mesmo o nosso guia completo

Este artigo foi produzido pela equipe do Soluções Industriais.

0 0 votes
Article Rating

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

News do RH Portal

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de todas as Novidades e Tendências do Universo do RH