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Rotatividade de pessoal (turn-over) e absenteísmo

A Administração de Pessoal deve ter em mãos
duas ferramentas úteis para conduzir um programa de satisfação de funcionários
e de produtividade da empresa.

O primeiro é o índice de rotatividade de
pessoal (turnover), que mede o giro de entradas e saídas de pessoal. O segundo
é o índice de absenteísmo (ausências no trabalho), que mede a diminuição
da carga total de horas de trabalho.

Rotatividade
de Pessoal
(turn-over)

Nova call to action

É oneroso para a empresa a rotatividade de
pessoal, pois a cada saída de funcionário, normalmente, segue de uma admissão
de outro funcionário, e este giro cria um custo alto de mão-de-obra.

Dessa maneira, necessitamos de um índice que
possa medir percentualmente, num determinado período, as variações que
ocorrem e que estatisticamente poderá nos fornecer informações de interesse
da empresa.

Dos mais variados métodos, dos simples até os
mais sofisticados, apenas para uma rápida ilustração, apresentaremos o mais
simples, para simplificar o entendimento.

A rotatividade mensal, poderá ser obtido pela
seguinte fórmula:
(nº
de afastamento x 100) : média de empregados = % de rotatividade mensal

Exemplo: uma determinada empresa que tem 100
funcionários e ocorreu 50 desligamentos, a rotatividade será:
(50 x 100) : 100 = 50%

Portanto, o percentual de 50% significa que a
metade da fábrica afastaram-se num determinado período.

Podemos deduzir também que, a cada 2 meses,
troca-se totalmente os funcionários da referida empresa.

Qual seria o custo de rotatividade de pessoal ?

Somam-se:

  • despesas de rescisão de
    contrato de trabalho;
  • despesas de recrutamento;
  • despesas de seleção;
  • despesas de treinamento;
  • despesas de adaptação; e
  • outras despesas variáveis
    (advogados, justiça do trabalho, etc.).

Em algumas empresas do ramo metalúrgico, o
custo de rotatividade de pessoal, pode chegar até o equivalente a 8 salários
nominais, por empregado, dependendo do cargo. O que vale dizer que, pelo mesmo
valor, mantém-se o mesmo funcionário trabalhando durante 8 meses.


Para reduzir o índice de rotatividade de pessoal, devemos em primeiro lugar,
pesquisar as principais causas que podem estar acontecendo internamente na
empresa e através dela, diagnosticar cada uma e finalmente atribuir uma solução.

O presente trabalho, exige do profissional
muita criatividade, pois encontrará diversos problemas relacionados com área
humana, tais como:

  • problemas com chefias x
    subordinados e vice-versa;
  • padrões de salários
    abaixo do mercado;
  • benefícios insuficientes
    ou mal empregados;
  • sociabilidade precária;
  • baixa interação entre
    grupos de trabalho;
  • ambiente e clima de
    trabalho desconfortável;
  • política interna de
    pessoal, mal empregada;
  • etc.

Para detectar os respectivos problemas, além
das entrevistas com chefias e funcionários, pode-se adotar a “Ficha de
Entrevista de Desligamento” (modelo a seguir, que poderá ser complementado,
de acordo com as necessidades de cada empresa). As informações serão sempre
preciosas, capazes de identificar os problemas que norteiam na empresa.

FICHA DE ENTREVISTA DE DESLIGAMENTO

Funcionário:

Depto:

Cargo:

Data:

” O objetivo da administração desta
empresa, é o de detectar possíveis erros cometidos para com seus
funcionários.

Para que possamos cada vez mais
melhorar as condições gerais de trabalho, pedimos a sua colaboração
neste momento de preencher este pequeno questionário, lendo todas as
questões com muita atenção e as responda com toda a sinceridade.

O presente questionário, será apenas
de uso exclusivo do Depto. de Administração de Pessoal, em caráter
confidencial, pelo que não será divulgado entre os funcionários desta
empresa.

Gratos,

Administração de Pessoal / RH ”

01. Você está se desligando da
empresa, porque:
( ) pediu demissão
( ) foi demitido
( ) pediu para ser demitido (fez acordo)
Por quê ?

02. O seu setor de trabalho era:
( ) limpo
( ) sujo
( ) bem iluminado
( ) temperatura normal
( ) silencioso
( ) barulhento
( ) ar puro
( ) mal iluminado
( ) muito quente
( ) muito frio
( ) ar poluído
( ) outros

03. No desempenho de suas funções,
você tinha os equipamentos e materiais necessários para trabalhar em
boas condições ?
( ) não usava
( ) não
( ) sim
( ) mais ou menos

04. O seu salário estava:
( ) ótimo
( ) baixo
( ) bom
( ) muito baixo
Por quê ?

05. Você sentia-se bem no trabalho
oferecido ?
( ) sim
( ) não
( ) mais ou menos
Por quê ?

06. O pessoal do seu setor, se davam
bem, isto é, havia coleguismo entre eles ?
( ) todos se davam bem
( ) alguns se davam bem, outros não
( ) a maioria não se entendia muito bem
Por quê ?

07. Você se relacionava bem com o seu
superior ?
( ) sim
( ) não

Com superiores de outros setores ?
( ) sim
( ) não
( ) não o conhecia

Com o Gerente ?
( ) sim
( ) não
( ) não o conhecia

08. O seu superior reconhecia seu esforço
no trabalho ?
( ) sim
( ) não
( ) mais ou menos
( ) não sei

09. Recebeu alguma promoção, desde
que foi admitido na empresa ?
( ) sim
( ) não

Cite abaixo os cargos você ocupou
anteriormente ?

10. No seu ponto de vista, você acha
que as promoções eram dadas à pessoas erradas ?
( ) sim
( ) não
( ) não sei
Por quê ?

11. Já foi transferido de um setor
para outro ?
( ) sim
( ) não
Você saberia dizer por quê foi transferido ?

12. Poderia ter progredido melhor em
outro setor ?
( ) sim
( ) não sei
( ) não

Caso positivo, qual o setor ?
Por quê ?

13. No seu ponto de vista, o quê
poderia ser melhorado no seu setor para que os colegas trabalhassem com
mais vontade e mais satisfação ?

Absenteísmo:

Refere-se a atrasos, faltas e saídas
antecipadas no trabalho, de maneira justificada ou injustificada, ou ainda,
aquelas justificáveis.

O índice de absenteísmo, é tão importante
quanto ao índice de rotatividade, porque o referido índice é o termômetro de
ausências no trabalho, que também quer dizer, redução na carga-horária de
trabalho.

A título de ilustração, podemos raciocinar o
seguinte: se há na empresa um índice de absenteísmo de 20%, e 100% gera uma
determinada produção, a grosso modo, a idéia é de que nesse caso a empresa
reduziu em 20% da força de trabalho, em relação ao seu faturamento.

Portanto, é necessário analisar
cuidadosamente os pequenos atrasos, faltas ou saídas durante o expediente de
trabalho, pois somadas num todo, certamente você verificará que é um
“rombo” no final de cada mês, ou no final de cada ano.

Para entendimento, quanto as fórmulas de cálculos
de índice de absenteísmo, temos à informar que são várias e as mais
diversificadas possíveis, estando centrado de acordo com os objetivos e
necessidades internas de cada empresa, no entanto, apresentaremos algumas de caráter
ilustrativo:

a) Cálculo
de atrasos justificados e injustificados:

(atrasos
no mês/total de horas : total horas-homens-trabalho) x 100 = índice de absenteísmo
de atrasos

  • aplica-se
    departamentalmente ou geral;
  • homens-horas-trabalho é
    equivalente a horas normais (sem o DSR) x número de funcionários x dias úteis
    trabalhadas.

b) Cálculo
de faltas justificadas e injustificadas:
(faltas no mês/total de horas : total de horas-homens-trabalho) x 100 = índice
de absenteísmo de faltas
Obs.: segue-se o entendimento
anterior.

c) Cálculo
de ausência no trabalho (geral):

Pode-se somar os dois percentuais, resultado
dos dois cálculos anteriores, ou alternativamente, calcular utilizando o mesmo
raciocínio das fórmulas anteriores.

Lembre-se que para cada atraso, faltas ou saídas
antecipadas de funcionários existem suas causas. E como regra geral, para todos
os problemas existem soluções para melhor administrá-las.

Fonte: http://umtoquedemotivacao.wordpress.com

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