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Saiba Conviver Com A Ansiedade Pré-vestibular…

Saiba conviver com a ansiedade pré-vestibular…

Todo este clima de preparação para o VESTIBULAR gera uma grande expectativa, ansiedade, estresse e, tudo isso tende a se intensificar quanto mais se aproxima a data das provas, gerando também o sentimento de medo de ver frustrados seus planos para o futuro caso não chegue ao seu objetivo. Todo este quadro de ansiedade, nervosismo, preocupação são naturalmente prejudiciais ao seu desempenho na hora da prova.
A ansiedade naturalmente irá existir. Você tem uma expectativa perante si mesmo, perante seus amigos, seus familiares de mostrar que consegue, que é capaz, então, a ansiedade se manifesta das mais variadas formas, de acordo com cada pessoa – inquietação, depressão, falta de concentração e memória, insegurança, incapacidade de relaxar, medo, falta de confiança, gastrite, dores de cabeça, enjôos, fadiga, insônia, dificuldade de respirar, palpitações entre outros. Estes sintomas aparecem em maior ou menor grau de acordo com a personalidade de cada um e de sua predisposição – mas como lidar com tudo isso?
Não existe uma fórmula mágica que mande para o espaço a ansiedade e o nervosismo que antecede os momentos de prestar o vestibular, dificilmente o vestibulando vai conseguir ficar calmo nesse período, mas é importante fazer com que essa ansiedade não vire uma bola de neve. Mas algumas dicas podem ajudar na redução destes estados de ansiedade:

Ansiedade nas provas…
• A partir do momento em que você tem um objetivo em mente, passar no vestibular, acredite, ele pode ser alcançado. Transforme sua realidade, aja.
• Ao agir, faça sempre o seu melhor: prepare-se adequadamente, estude.
• Ajude seus colegas. Você estará, mesmo, é se ajudando, porque quanto mais você treina, mais aprende.
• Como você estuda? Aumente sua qualidade de estudo: Dedique-se. Organize seu tempo. Descanse/relaxe. Durma bem. Tenha horário para lazer.

No dia anterior à prova
• Você já estudou o suficiente. Tranqüilize-se, agora é hora de descansar.
• Garanta um estado emocional produtivo. A perda da tranqüilidade prejudica seu rendimento.
• Confie em você. Prova não é um bicho-de-sete-cabeças.
• Concentre-se no que você tem de melhor.
No dia da prova
• Para fazer qualquer prova, a calma e a tranqüilidade devem lhe fazer companhia.
• Se você começar a ficar nervoso, sente-se e simplesmente respire. Sinta o ar, sentindo sua respiração. Respire, profundamente, três vezes ou mais. Perceberá que é um ritmo calmante.
• Leve apenas o necessário: identidade, comprovante, lápis, borracha, canetas e, se for o caso, remédios.(Nota: veja o Edital da instituição onde vai fazer prova, para saber o que não pode levar, para não ser desclassificado).
• Não estude antes do início da prova. Isso apenas contribui para aumentar a ansiedade e a tensão. Brancos na mente são estados de ansiedade e tensão em níveis altos.

Possibilidades e Oportunidades
Cada um de nós é uma possibilidade. Temos a possibilidade de fazer o que queremos, de mudar, seguir, transformar, ser quem nós pretendemos ser. Em cada um de nós existe uma chance de felicidade. Cada oportunidade de tempo, trabalho, estudo, lazer, parceria, crescimento traz consigo a ocasião, o ensejo de transformação para melhor, de progresso, de desenvolvimento pessoal.
A construção de uma nova e melhor realidade permite-nos aproveitar as oportunidades, para o que pesará, positivamente, nossa vontade e dedicação.Todos nós somos a possibilidade daquilo que queremos ser no futuro. E nossa vontade, se for suficientemente constante, transformará oportunidades e acontecimentos em realidade.
Se você fizer a preparação adequada, terá sucesso, mais cedo ou mais tarde. Sempre que você for analisar um problema, procure ver as coisas sob dois ângulos diferentes.
→ É importante que todo o vestibulando procure identificar a causa da sua ansiedade. Será que estou ansioso pelo vestibular? Ou será que estou em dúvida em relação a minha escolha profissional?
LEMBRE-SE: Nem sempre conseguimos identificar o que nos causa ansiedade, medo, estresse etc., não tenha receio de buscar ajuda.

Nadine T. Pilotto Fabiani – CRP 07/13657 – Psicóloga, Especialista em Pedagogia Empresarial, MBA em Gestão Empresarial pela FGV ManagementRJ, Formação em Coaching pelo IBAPE – Instituto Brasileiro de Alta Performance e Formação em Consultoria Organizacional pela FGV ManagementRJ. Mestranda em Envelhecimento Humano. E-mail: nadine@serpsicologia.com.br

Por: Nadine T.

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