Artigos

Saiba o que é e como desenvolver uma equipe de alta performance

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe da EADSkill

De tempos em tempos, as exigências das empresas tendem a mudar  para se adequarem às demandas de novos grupos de clientes. É  nesses períodos que mais profissionais de diferentes áreas e perfis são  incorporados na empresa. E, em todos esses momentos, o principal  objetivo dessas novas exigências era criar uma equipe de alta  performance para entregar mais qualidade ao cliente final. 

Claro que essa não é uma tarefa fácil. Há muitos fatores que podem  influenciar no desenvolvimento de uma boa equipe e afetar sua  performance. Porém, já é possível notar algumas características  comuns entre diferentes grupos que apresentam desempenho elevado,  sendo possível aplicar esses princípios de forma sistemática e obter  resultados semelhantes. 

Nova call to action

Para te ajudar a entender melhor esse assunto, vamos explicar melhor  o que é uma equipe de alta performance, quais características ela  apresenta, como você pode desenvolver uma e alguns pontos aos quais  deve se atentar. Acompanhe. 

O que é uma equipe de alta performance? 

O nome em si parece bem autoexplicativo, mas isso não esclarece  totalmente o que essas equipes representam. Afinal, cumprir metas  preestabelecidas não é o que realmente dá destaque e notoriedade a  um grupo. 

Mais do que manter rotinas e entregar os serviços que são exigidos, um  time de alta performance possui um posicionamento muito mais ativo no  que diz respeito ao crescimento da empresa. Em geral, são os grupos  que conseguem pensar em soluções mais inovadoras, apresentam  competências mais especializadas, atuam de forma mais eficiente no  dia a dia e encontram maneiras de melhorar os processos em todo negócio.

Quais características ela mais exige? 

Como já mencionamos, há certas características que costumam estar  presentes em todas as equipes de alta performance, independentemente de sua área de atuação específica. E, ao conhecê las, você pode buscar cultivá-las ativamente dentro do seu negócio. 

A mais evidente é a proatividade. Os membros dessa equipe não  precisam de muito direcionamento, basta ter um objetivo em mente e  um pouco de coordenação para que todos cumpram seus respectivos  papéis. Além disso, a criatividade também é um tema recorrente. Com a  combinação de diferentes perspectivas, esse time pode encontrar  soluções novas e melhores para problemas antigos sem muita  dificuldade. 

Como desenvolver uma equipe de alta performance? 

Agora que você entende um pouco mais sobre essas equipes e o que  elas representam, o próximo passo é entender como criar uma em sua  empresa. Veja aqui algumas dicas que separamos para te ajudar: 

Invista em liderança 

Mesmo que a ideia seja produzir um time com mais autonomia, a  presença de uma figura de liderança ainda é de grande valor para a  produtividade da equipe como um todo. Em geral, estes são membros  que possuem alguma experiência na área ou combinam uma série de  soft skills que ajudam na coordenação de grupos grandes. 

Ao contrário do que muitos pensam, “liderança” não é apenas um  talento. É uma habilidade que pode ser desenvolvida com tempo e treinamento. Sendo assim, pode promover treinamentos e outras ações  que levem ao seu crescimento. 

Promova a comunicação dos colaboradores 

Habilidades de comunicação são um pré-requisito em praticamente  todos os ramos de trabalho possíveis, mesmo aqueles onde a  comunicação efetiva entre os membros da equipe é pouco frequente. E  assim como a liderança, essas habilidades de comunicação também  podem ser cultivadas e promovidas como parte do seu dia a dia. 

Para viabilizar essa comunicação desobstruída, é importante investir  também em ferramentas e procedimentos mais eficientes para troca de  informação. Afinal, não adianta muito ter essa habilidade e não  conseguir usá-la de forma efetiva por causa das ferramentas e dos  canais disponíveis. 

Descubra o que motiva sua equipe 

Um dos principais componentes da performance de qualquer equipe é a  motivação. Uma recompensa, o desafio, entre outros pontos, podem  fazer toda a diferença na hora de construir um time capaz de alcançar  metas muito além do esperado e cultivar bons resultados. 

Existem dois tipos gerais de motivadores: 

  • extrínsecos: aqueles que não são necessariamente associados à  tarefa, como um pagamento extra, prêmio ou outra forma de  recompensa; 
  • intrínsecos: motivadores que vêm diretamente da tarefa, como a  sensação de desafio e a busca por alguma forma de conhecimento.

Para motivar uma equipe de alta performance, é necessário encontrar a  combinação certa de ambos os fatores.

Ofereça treinamentos e capacitação 

Por fim, mas não menos importante, nenhum time aumenta a própria  produtividade sem alguma instrução e capacitação. E, como gestor, é  sua obrigação montar um plano de treinamento para seus  colaboradores sempre que eles precisarem de algum conhecimento  novo ou for necessário realinhar certos procedimentos. 

Lembre-se de que seus treinamentos podem ser focados tanto em hard  skills, como uso de ferramentas e sistemas, quanto em soft skills, como  comunicação interpessoal e liderança. Com o tempo, o investimento em  capacitação sempre gera maior retorno e fidelização dos melhores colaboradores. 

Quais erros evitar ao longo desse processo? 

Mesmo os melhores gestores podem acabar esbarrando em alguns  erros na hora de elaborar uma equipe de alta performance. Alguns  pontos que você tentar evitar são: 

Agir sem um objetivo 

Antes de tomar uma atitude, é importante ter ao menos algum  direcionamento. Afinal, se não há uma meta clara a ser alcançada,  então as chances de que seu time fique disperso e perca engajamento  são bem altas. A figura do líder ajuda a manter todos alinhados, mas é  importante que o gestor também elabore bons objetivos. 

Time muito monótono 

Há vários práticos motivos para investir em diversidade dentro das  empresas. O maior deles é que, para pensar de forma criativa, é  necessário contar com novas perspectivas dentro da equipe. E você não consegue fazer isso contratando apenas pessoas dos mesmos  grupos. Por isso é importante buscar perfis profissionais diferentes, que  tragam diferentes vivências e conhecimentos. 

Planos inflexíveis 

O mercado moderno é consideravelmente dinâmico. Sendo assim, você  precisa estar pronto para se adaptar a novas demandas rapidamente.  Ter um planejamento muito rígido não é a melhor ideia nesse contexto. Agora que você entende melhor o que é a equipe de alta performance e  como ela contribui para seu negócio, é hora de começar a elaborar a  sua. Lembre-se: treinamento e capacitação são as chaves para elevar a  capacidade de qualquer empresa. 

Quer continuar recebendo nossas dicas? Então, assine nossa  newsletter e acompanhe tudo em primeira mão: EADSkill

0 0 vote
Article Rating

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments