Artigos

Saiba ressignificar mesmo em meio à crise

*Por Leila Navarro

Que estamos em um momento de crise e guerra mundial, além de um período de mudanças climáticas é fato. Mas o que devemos fazer para enfrentar a adversidade e saber ressignificar?

Nova call to action

A ressignificação é uma palavra forte e bastante poderosa, que se bem aplicada, é capaz de ajudar uma pessoa a enxergar e levar a vida de uma maneira totalmente diferente. Ressignificar é dar outro significado, ou seja, é dar outro sentido a algum acontecimento, principalmente se tratar-se de algo negativo.

Se tudo já era incerto, é mais incerto ainda! O que acho mais importante de tudo isso é saber enfrentar esse período e saber ressignificar os caminhos a percorrer. Respeitar o luto é importante, mas agilizar esse processo também é. Afinal, você fica preso demais em um determinado paradigma, o tempo só vai correndo e não espera por você. Gerenciamento de crises precisam de ações ordenadas, coordenadas e executadas.
A crise tem aparecido na vida da maioria das pessoas, seja financeira, profissional ou na vida pessoal. Mas, fique sabendo que todo crescimento envolve crise. Ninguém cresce sem crise. O próprio nascimento é uma enorme crise, uma grande ruptura, não é mesmo? Em nossa vida, ao longo de nosso processo de desenvolvimento passamos por várias crises, mas diante desses momentos sempre há algo para aprender.

Todo dia quando chego em casa dou graças. Todo dia quando desperto viva dou graças. Todo dia quando bebo água dou graças. Todo dia quando encontro um amigo dou graça. Quando sou demandada no meu trabalho dou graças. Quando não sou demandada também dou graças, pois isso me faz viver em estado de graça.

Eu sou Workaholic assumida e quando a demanda desacelera, eu digo a mim mesma: “Bom, ou é para eu aproveitar esse tempo e dar atenção para coisas que não estou dando atenção ou é para eu mudar alguma coisa de como estou levando meu trabalho.”

Eu acho que existe um universo só seu e neste universo você tem que fazer perguntas a você mesmo. E a parte mais importante de todo esse processo é escutar as respostas, pois elas vêm de inúmeras formas. Está dentro de você! Como seres racionais, na verdade, o que deveríamos fazer diante da diversidade e das crises é nos perguntar: Por que estou passando por isso? O que essa situação pode me ensinar?

Não gostamos de adversidades, caos, problemas e crises porque eles desestabilizam nossa vida, interrompem nosso curso e trazem desconforto e dor. E se há alguma coisa que tentamos a todo custo evitar é a dor! É para não torná-la mais intensa que muitas vezes evitamos de ir fundo nas causas dos nossos problemas ou atravessar nossas crises. Tentamos nos convencer de que “isso não tem jeito mesmo” e entregamos os pontos. A dor continua lá, incomodando, mas vamos tentando conviver com ela, nos distraindo com outras coisas para ver se quem sabe ela passa…

Mas será que passa? Em nosso íntimo, sabemos que não. O problema que resistimos a resolver se agrava, a crise que tentamos ignorar se aprofunda. Chega um momento em que a situação fica insuportável e somos obrigados a tomar uma atitude. Por isso, em vez de dizer que cansei, prefiro partir logo para o “decidi agir”. Quanto mais cedo tomarmos uma atitude com relação ao que nos prejudica ou incomoda, melhor.
Se você está cansado de uma situação incômoda de sua vida, olhe para ela. Que sentimentos ela provoca em você? Que prejuízo está lhe trazendo? Que aprendizado essa crise pode lhe proporcionar? Que atitude você deve tomar? Você é mais do que suas próprias crises. Você não precisa entender o Caos e sim saber usá-lo a seu favor!

Quer saber como a Sólides pode ajudar a sua empresa na motivação dos colaboradores? Então, entre em contato e agende uma demonstração gratuita!

sólides

Sobre Leila Navarro
Leila Navarro é palestrante motivacional com reconhecimento no Brasil e no Exterior. Autora de 16 livros, entre eles, “Autocoaching de carreira e de vida”.

5 1 vote
Article Rating

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

News do RH Portal

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de todas as Novidades e Tendências do Universo do RH