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Satisfação profissional no mercado de trabalho

satisfação profissional

A natureza de nossos empregos e ambiente de trabalho tornou-se uma extensão de nossas vidas. Para os gerentes saberem como sua equipe está se sentindo e qual a  satisfação profissional dos funcionários, vale a pena conhecer as diferenças entre um trabalho e uma carreira. 

Afinal, na atualidade, os profissionais buscam meios de alcançar a qualidade de vida e a felicidade no trabalho. Isso significa que a satisfação profissional é fundamental para o mercado de trabalho, visto que influencia diretamente nos resultados da empresa.

Nova call to action

De acordo com uma pesquisa realizada com cerca de 30 mil profissionais divulgada pela startup Fiter por meio da análise em inteligência artificial, revela que 15% das pessoas se sentem infelizes em suas ocupações e 21% entendem que a empresa não oferece condições para melhorar o clima organizacional.

A felicidade pode ser vista de diversos aspectos: a satisfação própria, o momento e até o estado de espírito. Vinculada ao trabalho, está aliado ao sentimento de motivação, realização e positividade.

Quer saber mais sobre o tema e como deixar o colaborador satisfeito profissionalmente? Então, vem com a gente e confira! Vamos lá?

A importância da satisfação profissional no mercado de trabalho

Você sabe o que é satisfação profissional no mercado de trabalho? Aliás, já se perguntou o quão importante é esse conceito para o seu negócio crescer?

Pois bem! Locke (1969) define satisfação no trabalho como o resultado da avaliação que o trabalhador tem sobre o seu trabalho ou a realização de seus valores por meio dessa atividade, sendo uma emoção positiva de bem-estar.

Nesse sentido, a satisfação profissional pode ser considerada como a experiência de colaborar em uma determinada atividade. Ou seja, é quando o funcionário tem autonomia para realizar o trabalho de forma que fique satisfeito. 

É importante destacar que, para garantir a contenção dos colaboras, o papel do RH é determinante. Para isso, é ideal realizar a medição do clima organizacional e as observações sobre as novas culturas do ambiente de trabalho com o uso da tecnologia. 

Tenha em mente que uma equipe satisfeita, motivada e engajada, operam com maior produtividade e contribuem com excelência em suas atividades. Consequentemente, impacta na redução de custos e, dessa forma, traz muitos benefícios para a companhia. 

Dicas para garantir a satisfação profissional na sua empresa

1. Defina expectativas claras

Uma pesquisa revelou que apenas 26% dos funcionários sentem que poderiam manter um equilíbrio saudável entre vida profissional e pessoal. 

Ou seja, certifique-se de que seus funcionários não estejam sobrecarregados ou estressados, pois isso é importante tanto para um escritório quanto para o chão de fábrica de uma indústria de transformador de solda. Esteja atento às tarefas que você atribui, mesmo que lidere uma equipe ambiciosa.

Quando há a realização regular de pesquisas de engajamento dos funcionários, poderão lidar com o controle ou falta dele. Várias organizações permitem que equipes de RH configurem pesquisas para o ciclo de vida do funcionário, incluindo integração, bem-estar, aprendizado e saída.

2. Reconheça o bom trabalho

Os gerentes devem dedicar tempo para que os colaboradores da equipe se sintam vistos e apreciados. Lembre-se de celebrar pequenas vitórias e grandes realizações e oferecer feedback positivo.

De nada adianta se tiverem sucesso na construção de junta rotativa, se seus chefes aparecem apenas para criticar, quando algo dá errado.

Mesmo durante o trabalho remoto, você deve pensar em maneiras de reconhecer os pontos positivos de forma autêntica. 

A razão é que, a maioria dos funcionários, não sente que recebe elogios suficientes. E os líderes têm um enorme escopo para deixá-los orgulhosos de seu trabalho.

3. Concentre-se em metas de longo prazo

Quando as equipes têm visibilidade das metas, visão e estratégia de longo prazo, os funcionários podem se conectar com elas. Além disso, entendem como podem contribuir para alcançar o ponto máximo, levando satisfação e sentido a tudo aquilo.

Faça com que se sintam que fazem parte de um cenário maior. Mostre a eles que valoriza suas contribuições e os convide para fazer comentários. 

4. Tenha um canal de comunicação aberto

A comunicação constante é fundamental para a construção de relacionamentos, seja no trabalho de usinagem de peças ou no dia a dia. Ela garante que informações importantes não sejam perdidas. Lidere pelo exemplo, ao criar uma cultura de comunicação aberta e honesta.

Faça reuniões com sua equipe para ter conexão com todos os passos e etapas que estão sendo feitas. 

Preocupe-se com o bem-estar do seu funcionário

Como gestor, independente de ser um emprego fixo ou temporário para um funcionário, aumente a motivação mostrando que você realmente se preocupa com o bem-estar dele. 

Isso inclui algum bônus quando atingir seus marcos e até mesmo outros tipos de benefícios que houver na empresa. Seja happy hour com todos os membros ou cupom para compra de livros etc.

Esperamos ter ajudado com essa postagem, caso tenha gostado, comente e compartilhe em suas redes sociais.

Este artigo foi produzido pela equipe do Soluções Industriais.

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