logo svg rh portal
Pesquisar
Close this search box.
Início > Clima Organizacional > Saúde financeira dos colaboradores vira pauta empresarial

Sumário

Saúde financeira dos colaboradores vira pauta empresarial

saúde financeira

Você já ouviu falar sobre saúde financeira dos colaboradores? Para ajudar você a entender o assunto, preparamos este artigo.

Segundo pesquisa da consultoria Great Place To Work, consultoria global que apoia organizações a obterem melhores resultados por meio de uma cultura de confiança, 32,8% das empresas já oferecem apoio na educação e saúde financeira, com palestras, webinars e conteúdos sobre o tema.

evento voltado para profissionais de RH e DP

Outros benefícios voltados para a saúde financeira dos colaboradores, como consultoria financeira (8,5%) e salário sob demanda (3,9%), ainda estão sendo pouco usados. Segundo pesquisa citada pela Quansa – empresa parceira do GPTW – 96% de profissionais de RH acreditam que colaboradores com mais dificuldades nessa área são menos produtivos.

Entre os benefícios mais amplamente oferecidos pelas empresas estão: plano de saúde (85%); plano odontológico (72,9%); licença maternidade (51,3%); participação nos lucros (50,5%) e convênios/parcerias com academias e estúdios de atividade física (44,9%).

Já entre as ferramentas voltadas para o desenvolvimento dos talentos, estão os recursos de educação em plataformas de aprendizagem virtual (56,1%). Também foram citadas bolsas de estudo para pós-graduação (36,6%); para a graduação (35,3%); para cursos de idiomas (34,1%) e universidade corporativa (23%).

Flexibilidade na cultura corporativa  

A maioria dos colaboradores (51,5%) afirmaram que não podem expressar sua identidade de maneira totalmente livre. Dos entrevistados, 21,9% disseram que há algum tipo de restrição que os inibe de alguma forma, sendo que 16,1% disseram ser necessário seguir políticas de dress code, o que poderia resultar em uma redução do engajamento e até mesmo afetar a saúde emocional das pessoas que não se sentem acolhidas pelas políticas empresariais.

Outro aspecto considerado pela pesquisa foi a comunicação de novidades entre os colaboradores, como mudanças na estratégia e outras informações relevantes da empresa. As ferramentas institucionais, como WhatsApp e rede social corporativa (68,4%), foram as mais citadas, seguidas das reuniões periódicas (55,2%) e da intranet (44,5%). Por outro lado, 28,3% atribuíram essa responsabilidade à liderança.

Banner artigo_Material-RH Humanizado

Para Daniela Diniz, Diretora de conteúdo e relações institucionais da Great Place To Work, “Os dados demonstram que existe um aumento da conscientização das empresas sobre a necessidade de criar uma experiência positiva para os colaboradores em todas as etapas da jornada, mas ainda existem lacunas que devem ser preenchidas. Além da flexibilidade conquistada pós-pandemia, as empresas têm se mostrado mais abertas a ampliar benefícios para engajar e manter talentos”, aponta a executiva.

Metodologia de pesquisa sobre saúde financeira dos colaboradores

  • A pesquisa contou com 1.248 respondentes na primeira parte da pesquisa e 1.056 na segunda, totalizando 2.304 pessoas participantes;
  • Os 5 segmentos com maior participação na pesquisa, representando mais de 60% são: 26% da área de tecnologia, 13,2% da indústria, 10,1% serviços, 6,1% de saúde e 6,1% outros. Dentre as pessoas respondentes, 52,8% trabalham em empresas certificadas GPTW e 47,2% ainda não. Além disso, 60,6% das pessoas atuam no setor de Recursos Humanos;
  • A metodologia GPTW vem buscando cada vez mais olhar para as práticas de diversidade de inclusão, reconhecendo as melhores empresas nesse sentido.

Sobre Great Place To Work 

O Great Place to Work é uma consultoria global que apoia organizações a obter melhores resultados por meio de uma cultura de confiança, alto desempenho e inovação. Com a missão de “construir uma sociedade melhor, transformando cada organização em um Great Place to Work for All”, está presente em 97 países, analisa mais de 10.000 empresas anualmente, o que corresponde a mais de 10 milhões de funcionários impactados no mundo.

desenvolvimento e treinamento de pessoas
Camila Rocha, é uma profissional experiente em publicidade. Com formação pela Fumec, ela coordena atualmente a BU de Educação na Sólides Tecnologia, onde trabalha há 6 anos. Sua expertise em liderança e estratégias de educação corporativa tem sido fundamental para impulsionar o crescimento e o desenvolvimento dos colaboradores.
Assine a nossa Newsletter