Artigos

Segurança e bem-estar dos colaboradores: Entenda o papel do RH

segurança e bem-estar

O profissional de Recursos Humanos é responsável ​​por garantir que os funcionários cumpram as políticas de segurança projetadas para sua empresa, bem como manter a segurança e bem-estar de todos os integrantes. 

Além de conscientizá-los sobre as políticas e procedimentos é importante trabalhar com a administração para investigar e resolver quaisquer casos que envolvam violações dessas regras.

Nova call to action

Quer saber melhor sobre o tema? Então, continue a leitura e fique por dentro do assunto!

A importância da segurança e bem-estar nas empresa

É quase impossível negar que toda empresa, seja um fabricante de luva de vaqueta ou distribuidora,  deve se preocupar com segurança e bem-estar de seus integrantes. Assim, o papel do RH (Recursos Humanos) entra em ação!

O cuidado com a saúde e integridade dos trabalhadores é de suma importância para garantir não só a produtividade da equipe, como também gera melhor qualidade de vida, uma rotina de trabalho agradável e assim sucessivamente. 

Nesse sentido, para que os colaboradores estejam cientes de medidas de prevenção de acidentes e dos agentes de risco à saúde, o RH tem um papel crucial. Quer saber mais sobre o assunto? Confira o tópico abaixo!

O papel do RH na segurança e bem-estar dos colaboradores

Sabemos que a prevenção nas organizações é fundamental para que haja bons resultados tanto interno, quanto externo. Para promover a segurança para a equipe o RH é um dos setores primordiais, visto que é o responsável por administrar pessoas. Aliás, é o responsável por manter o bem-estar dos colaboradores. 

Sendo assim, qualquer ação relacionada à segurança do trabalho, prevenção e mapeamento de riscos da função, envolve o setor de RH. Para tanto, é indicado realizar alguns processos, tais como a organização de eventos para haver a conscientização dos integrantes da companhia.

Abaixo, separamos algumas etapas que podem ser feitas para promover a segurança e bem-estar no seu negócio. Acompanhe!

Recrutamento

O papel de um profissional de RH na defesa das políticas de segurança da sua empresa começa durante o processo de recrutamento de pessoal. Legalmente, pode-se realizar verificações de antecedentes de possíveis contratações, desde que haja consentimento desses indivíduos. 

Isso, geralmente, inclui averiguação de antecedentes criminais, por exemplo. Além disso, há outros procedimentos que podem ser aplicados, e isso varia de empresa para empresa.

Código de Conduta

Se você tem uma empresa de oxigênio medicinal, por exemplo, pode perder dinheiro se seus funcionários compartilharem, casualmente, informações importantes com seus concorrentes. Para evitar esse e outros tipos de problemas, implemente um código de conduta da empresa. 

Este documento de RH deve incluir instruções claras para proteger informações confidenciais. Forneça, a cada funcionário, uma cópia desta política e exija que cada novo contratado assine um acordo para cumpri-lo. 

Com o tempo, pode ser necessário atualizar ou alterar alguns parágrafos ou cláusulas para acomodar a implementação de novos processos ou procedimentos. Os representantes de RH são responsáveis ​​por garantir que os funcionários estejam cientes de tais mudanças.

Tecnologia da Informação

A maioria das empresas dependem muito de software de computador e de vários tipos de dispositivos de comunicação remota. Consequentemente, os profissionais de RH devem trabalhar em estreita colaboração com eles para garantir que os arquivos dos funcionários sejam criptografados e que os mecanismos de segurança apropriados tenham sido implementados. 

Tudo isso pode e deve ditar a maneira pela qual seus funcionários acessam os sistemas de trabalho de casa ou de outros locais. 

Todos os colaboradores do setor de RH devem fazer a ligação entre o departamento de TI e esses trabalhadores para garantir que entendam os métodos de acesso aos dados e as regras para visualizar essas informações.

É como uma empresa de usinagem de peças, que necessita dar cursos aos novatos para que a mão de obra seja qualificada.

Violações

Mesmo com códigos de conduta e dispositivos de criptografia, algumas pessoas sem ética encontram maneiras de burlar sistemas e violar as regras da empresa. 

Se este for o caso, investigue quais foram e tome as medidas disciplinares apropriadas. Se as violações forem negligenciadas, outros funcionários poderão fazê-las também. Além disso, você deixa a empresa aberta a processos de discriminação se não cumprir, consistentemente, as políticas da empresa.

Capacitação e treinamento

É claro que a capacitação e treinamento não fica de fora. Afinal, para cumprir as normas, incluindo até mesmo a violação e  código de conduta,  é preciso que todos os integrantes estejam cientes de quais são elas e do porquê devem ser seguidas à risca. 

Algumas atividades interativas podem ser aplicadas para se ter um treinamento atrativo e criativo, a fim de promover a interação de todos. 

Saúde integrada

Outro ponto importante é investir na saúde integrada, assim, é possível proporcionar  a prevenção de doenças do trabalho, evitando a síndrome de burnout, por exemplo. 

Portanto, o RH tem um papel fundamental para criar campanhas de conscientização e garantir uma comunicação eficaz nas empresas, bem como permitir que os funcionários tenham uma rotina de trabalho saudável e segura!

Lembrando que inserimos aqui apenas algumas funções do RH. Todo este papel é amplo e complexo e tende a ficar ainda pior com todas as mudanças criadas com a pandemia da Covid-19.

Enfim, este é um momento de renovação e retomada, por isso, esteja atento e preparado para os próximos anos!

Se gostou do conteúdo, curta e compartilhe em suas redes sociais. Isso nos ajuda a propagar novas matérias gratuitas para você!

Este artigo foi produzido pela equipe do Soluções Industriais.

modelos de feedback

0 0 votes
Article Rating

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

News do RH Portal

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de todas as Novidades e Tendências do Universo do RH