Artigos

Segurança psicológica: ingrediente essencial para o sucesso organizacional

Segurança psicológica é definida como “a capacidade de se mostrar e posicionar-se sem medo das consequências negativas da auto-imagem, status ou carreira” (Kahn, 1990). Em um ambiente psicológicamente seguro, os indivíduos se manifestam, compartilham suas opiniões e idéias abertamente, assumem riscos, admitem falhas, aprendem com as falhas e têm discussões honestas e abertas. .

O que as pesquisa dizem sobre a segurança psicológica?

Os dados da Gallup revelam que, com segurança psicológica, “as organizações podem obter uma redução de 27% na rotatividade, uma redução de 40% nos incidentes de segurança e um aumento de 12% na produtividade. ”
O estudo entitulado “Project Aristotle” do Google mostra que equipes com altas taxas de segurança psicológica têm melhores desempenhos e implementam diversas idéias em relação com cultura de insegurança.

Nova call to action

A pesquisa de Amy Edmondson revela que “a segurança psicológica prevê melhorias na qualidade, comportamento de aprendizagem e produtividade. ”

Vários estudos empíricos destacam que a segurança psicológica promove a inovação da equipe e o envolvimento dos funcionários.

A segurança psicológica é universalmente aplicável em diferentes culturas?

Sim. As empresas estão operando no nível transnacional. A inovação disruptiva é global. As organizações estão se esforçando para criar novos produtos / soluções e oferecer novos serviços aos clientes em todo o mundo. É natural que os membros da organização precisem trocar idéias, colaborar como uma orquestra sinfônica, experimentar e ter conversas francas sobre riscos, falhas e sucesso. Isso só é possível quando as empresas fazem da segurança psicológica parte de sua cultura, independentemente da distância de alta e baixa potência e da estrutura hierárquica ou plana.

“A segurança psicológica é igualmente importante para a excelência em qualquer organização ao redor do mundo. É apenas mais difícil chegar lá. ”

Segurança Psicológica: O Alicerce Do RH Ágil

O RH ágil busca responder às necessidades de adaptabilidade do capital humano (em nível organizacional, de equipe e individual) de maneira rápida, positiva e envolvente. Para que isso aconteça, a segurança psicológica deve ser um componente essencial do RH ágil, pois a sua importância na promoção da inovação, do engajamento e da cultura construtiva de equipes se tornou uma obrigação no cenário de negócios disruptivo de hoje.

Os líderes e profissionais de RH devem se tornar colaboradores e facilitadores na construção de uma cultura de segurança psicológica. No entanto, antes dessa colaboração cruzada, é importante que os líderes de RH e sua equipe interna acompanhem a conversa e pratiquem o que pregam. Por quê?

Na maioria dos locais de trabalho, é muito comum ouvir ‘RH não tem voz’. Isso pode ser atribuído a questões estruturais ou comportamentais no nível de liderança, ou dentro da atual função de RH. Em muitos casos, o RH tem seu próprio caminho para acelerar o processo de tomada de decisão ou implementar novas práticas e criar um ambiente de segurança psicológica.

Vamos dar um exemplo de recrutamento. Freqüentemente, há uma falta de acordo de trabalho e colaboração entre as principais partes interessadas envolvidas no processo de contratação. Quantas pessoas manifestam suas preocupações e opiniões durante o processo de contratação? Eles têm discussões francas sobre as principais variáveis que estão causando o atraso no processo de contratação? Os membros se sentem seguros e reconhecem que seus horários ou estilo de trabalho estão criando um gargalo para a realização de talentos? Em uma era de guerra por talentos, em que os candidatos escolhem empresas e a marca do empregador é fundamental, é imperativo que as partes interessadas estejam na mesma página sobre cada fase e seu envolvimento no processo de contratação.

Avaliação de desempenho. Qual é o objetivo da avaliação de desempenho em uma empresa? Esse objetivo é valorizado e compartilhado por pessoas em todos os níveis da organização? A natureza do trabalho dentro da organização apoia estes objetivos? Os líderes de RH precisam usar perguntas poderosas para incentivar a cooperação e a ideação em suas equipes, para que os indivíduos se sintam seguros para se envolver, confiar e compartilhar abertamente preocupações e idéias.

Construir uma cultura organizacional de segurança psicológica é altamente importante na economia atual e deve começar com os executivos e toda equipe de liderança. Além disso, é PAPEL DO RH envolver suas equipes e funcionários em ideias, trabalho em equipe e aprendizado. Definir exemplos dentro da própria equipe podem disseminar comportamentos modelo semelhantes em toda a organização. “ É importante observar que a segurança psicológica é uma condição necessária e não suficiente para o aprendizado organizacional, inovação ou excelência. ”

Quando estamos psicologicamente seguros no trabalho, estamos dispostos a aceitar que podemos não ter habilidades sobre algumas coisas e muito habilidosos sobre outras. Funcionários psicologicamente seguros estão mais interessados em aprender, excelência e se conectar genuinamente com os outros do que em ter uma boa aparência.

Marcela Azevedo – Consultora de RH na MF Consultoria de RH, atua hoje com processos de gestão de mudanças, treinamentos e implantação de RH Ágil.

Por: Marcela Azevedo @HR.BRASIL

Consultora de RH, especialista em Gestão Estratégica de Pessoas e há 9 anos buscando transformar e impactar positivamente organizações. Ajudo empresas a encontrar formas de obter resultados através de processos mais eficientes de RH.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of