logo svg rh portal
Pesquisar
Close this search box.
Início > Saúde e Segurança > O que é seguro de vida para colaboradores? Descubra como funciona!

Sumário

O que é seguro de vida para colaboradores? Descubra como funciona!

seguro de vida

As empresas destacam-se no mercado não pelos salários que são oferecidos aos colaboradores, mas sim por seus benefícios corporativos, que são o que tornam as organizações únicas. Dentre os benefícios mais comuns, um dos que geram mais dúvidas é o seguro de vida para colaboradores.

Oferecer seguro de vida é uma forma de tranquilizar o colaborador e seus dependentes. De forma resumida, este benefício serve como uma indenização aos familiares — ou ao titular do benefício — em casos de fatalidades ou acidentes envolvendo os funcionários da empresa.

Se você ainda não sabe o que é seguro de vida e quais os principais tipos de seguro, siga com a leitura e descubra tudo sobre este benefício.

O que é seguro de vida?

Entender o que é seguro de vida é algo mais simples do que se imagina. Ele é pago como uma indenização aos familiares e/ou dependentes de um funcionário que sofreu alguma fatalidade.

Alguns tipos de seguro cobrem até mesmo as despesas funerárias dos colaboradores que vão à óbito. Além disso, há opções de seguros que cobrem invalidez em caso de acidentes que causem a perda total ou parcial das capacidades motoras ou cognitivas.

Neste ponto, vale ressaltar que alguns tipos de coberturas prevêem a indenização dos familiares e dependentes do funcionário, enquanto outras garantem a compensação do próprio funcionário.

Nos contratos de seguro de vida, os beneficiários são as pessoas escolhidas pelo titular para receberem a indenização. Na ausência de indicações de beneficiários pelo titular, serão considerados os herdeiros legais do mesmo.

Como funciona o seguro de vida para colaboradores?

O seguro de vida funciona como qualquer outro seguro. No momento da contratação, é feito uma avaliação do ramo de atividades da empresa e os riscos que os funcionários correm.

Além disso, nem todas as empresas oferecem seguro de vida para todos os colaboradores. Muitas organizações investem neste tipo de benefício apenas para os funcionários que correm mais riscos no cumprimento de suas atribuições.

Dessa forma, as seguradoras incluem os colaboradores na apólice coletiva, e estes, por sua vez, precisam informar quem serão seus beneficiários. Um dos maiores diferenciais do seguro de vida empresarial é o custo, que tende a ser bem mais acessível do que quando contratado individualmente.

Para tanto, o seguro pode ser pago tanto pela empresa quanto pelo colaborador. Há a opção, também, de dividir os custos do benefício entre a empresa e os colaboradores, quando a empresa paga uma parcela do benefício e a outra é descontada dos funcionários na folha de pagamento.

Quando acionar o seguro de vida?

Diferentemente do que o senso comum diz, o seguro de vida dos colaboradores não é acionado somente pelos familiares em caso de morte. Além disso, são incluídos na cobertura: 

  • Fatalidades
  • Gastos médicos, farmacêuticos e hospitalares;
  • Auxílio ou assistência para o funeral;
  • Invalidez permanente ou funciona;
  • Adiantamento do prêmio, em casos de doenças graves;
  • Assistência emergencial para viagens e etc.

Motivos para oferecer seguro de vida aos colaboradores

Há inúmeras vantagens em oferecer benefícios que agregam valor para o funcionário, como é o caso dos benefícios flexíveis. Já com o seguro de vida, uma das maiores vantagens é garantir uma compensação adequada aos colaboradores em caso de acidentes e, assim, dar mais tranquilidade para os funcionários.

Vale lembrar também de um levantamento da Onze, que assegurou que os colaboradores mais contentes estão em empresas que oferecem 11 ou mais benefícios corporativos. Com isso em mente, não há razão para não investir em seguro de vida para os seus colaboradores.

Além disso, o investimento em benefícios corporativos como o seguro de vida para funcionários também garante menores taxas de absenteísmo e turnover, além de aumentar a satisfação dos colaboradores.

bem-estar

Como escolher o seguro de vida ideal para os funcionários?

Na hora de escolher o seguro ideal, é necessário avaliar diversos pontos da realidade da organização e dos serviços oferecidos pelas seguradoras. Dentre o que precisa ser avaliado:

1. Custo-benefício da seguradora

Assim como nós pesquisamos tudo sobre um produto antes de comprá-lo, você precisa levantar todas as informações sobre a seguradora que você pretende contratar. Avaliar o custo em relação aos benefícios que a solução traz também é fundamental.

Avalie, também, qual a melhor opção de seguro para a realidade de sua empresa, levando em consideração o que está incluso na cobertura, além do perfil do seu negócio e idade de seus colaboradores.

2. Indenizações personalizadas

Seus colaboradores são pessoas diferentes e, por isso, terão necessidades diferentes. Nesse sentido, invista em planos de seguro que privilegiam a diversidade da sua empresa.

O seguro de vida e seu custo é variável de acordo com o titular, podendo ser mais caro ou mais barato, além de haver divergências no que é incluído em cada plano. Por isso, invista em empresas que reconheçam as necessidades de cada colaborador.

3. Bônus: vá além do tradicional

Além da cobertura para fatalidades, há diversas outras assistências que podem ser incluídas no plano de seguro de vida de seus colaboradores. Procure pelas soluções mais completas e garanto que você sentirá a diferença na satisfação dos funcionários.

E para deixar os colaboradores felizes, nada melhor do que investir em benefícios corporativos, certo? Gostou do que falamos aqui? Então, não perca tempo e confira também o kit Outubro Rosa para apoiar você na conscientização dos colaboradores sobre a prevenção do Câncer de mama.

*Este conteúdo foi desenvolvido pela empresa parceira Eva Card.

Camila Rocha, é uma profissional experiente em publicidade. Com formação pela Fumec, ela coordena atualmente a BU de Educação na Sólides Tecnologia, onde trabalha há 6 anos. Sua expertise em liderança e estratégias de educação corporativa tem sido fundamental para impulsionar o crescimento e o desenvolvimento dos colaboradores.
Assine a nossa Newsletter