Artigos

Seleção de Candidatos – Sites de Currículos

Caros leitores,

O mercado nos apresenta a cada semana uma nova ferramenta para busca e cadastramento de currículos, este fato me intriga do ponto de vista da carência ou por ser um nicho altamente competitivo.

Olhando como negócio, os sites ou sistemas de currículos oferecem diversos tipos de serviços tanto para as empresas quanto para os candidatos. Nos idos dos anos 90, surgiram alguns padrões para elaborar um currículo que fosse “bem visto” pelas empresas e seus departamentos de Recursos Humanos.

Nova call to action

O surgimento de ferramentas on-line melhoraram, teoricamente, a qualidade dos currículos, principalmente pelo fato de permitirem filtros e mecanismos de aviso automáticos. O que me chama muito a atenção é que empresas que estão neste mercado por vários anos, continuam oferendo novos serviços dia-a-dia, mas sempre me pergunto se há tantos candidatos assim para que exista tanta concorrência.

Durante muito tempo, cerca de dois anos, avaliei algumas empresas que fornecem esses serviços e no final, fiquei muito desapontado com os resultados. De um lado os provedores do serviço possuem falhas de usabilidade e tecnologia e, em alguns casos, até grosseiros. Do outro lado, os candidatos não sabem informar os dados. Posso afirmar que em 50% dos casos a falta de usabilidade e informações de preenchimento colaboram, os demais, falta do que colocar mesmo.

Outro fato é que algumas dessas empresas, que possuem uma enorme base de dados de candidatos nas mãos, buscarem seus próprios funcionários em outras empresas. Isso me chocou!

Certa empresa, renomada no segmento, utiliza-se de um sistema que, mesmo “logado”, o candidato que quiser enviar um currículo para ela, enfrenta as seguintes perguntas:

– Para enviar seu currículo para esta vaga é necessário cadastrar-se ou estar logado;
– Como você conheceu a nossa empresa?

Neste caso deveriam ter mais cuidado e qualidade no seu desenvolvimento. Além desses furos de sistema, ainda apresentam procedimentos um tanto quanto duvidosos tais como cargos similares. Em duas empresas notei que os tais cargos similares são distorcidos, vejamos um deles:

Cargo: Programador em ASP
Similares: Programador ASP Avançado, Programador ASP.Net, Programador ASP Pleno, etc.

Afinal, o que o candidato coloca? Em alguns casos o próprio sistema diz: informe outros cargos para ampliar a busca.

Como sendo um profissional de tecnologia e utilizador dessas ferramentas, gostaria que as empresas fornecessem soluções mais elaboradas, principalmente quando necessitamos buscar candidatos. Olhe o caso acima.

Cada empresa possui seus métodos e suas razões para desenvolverem sistemas diferentes, mas poderiam melhorar a qualidade desses. Desta forma, poderíamos fazer melhores seleções de currículos com um menor consumo de tempo e justificar os altos valores que temos que pagar pelos serviços.

Não sei como os utilizadores dessas ferramentas sentem esse tipo de problema, talvez eu esteja errado e até exagerando, mas seria importante haver uma análise por parte dos consumidores neste sentido.

Fica ai meu alerta. Espero que seja válido, pois se um caminho diferente for apresentado, quero rever meus conceitos com a ajuda dos colegas.

Um forte abraço.

Edson Melo de Souza
MBA em Gestão Estratégica Empresarial, Bacharel Ciências da Computação, Extensão Universitária em Práticas de Docência para o Ensino Superior. Professor do Departamento de Pós-Graduação nos cursos de Extensão Universitária da Universidade Nove de Julho. Ex-professor do SENAC na área de Tecnologia da Informação. Sólida experiência na área da Ciência da Computação, com ênfase em Inteligência Artificial, Algorítmos, Programação, Acessibilidade, Usabilidade e utilização de tecnologias para Internet. Palestrante e Consultor Empresarial pela DW2 Consultoria Empresarial

Contato: edson.chimello|at|gmail.com

Por: Edson Melo

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of