Artigos

SeleÇÃo De Pessoas

Para Ivancevich (2011) a seleção pode ser definida como:

…”o processo por meio do qual a organização escolhe com base em uma relação de candidatos, aqueles que atendem melhor o critério de seleção para preencher as posições disponíveis. Levando em conta as condições ambientais do momento.”

Fonte: IVANCEVICHI (2011)

Entre os métodos mais comuns de seleção, podemos citar, os formulários de emprego, os testes, as simulações de desempenho e entrevistas.

• Formulários de emprego: Consiste num formulário com campos que quando preenchidos, reúnem as informações básicas do candidato, o que permite verificar se o candidato detém os requisitos exigidos, por exemplo, formação acadêmica, experiência profissional. É um método fundamental para processos em que existam muitos candidatos.

• Testes: Os testes são um conjunto de exercícios com intuito de avaliar as aptidões do candidato, consideradas indispensáveis para desempenho da função proposta pela vaga.
• De pressão: visa avaliar as reações do candidato quando sobre tensão, ou na resolução de um problema.

• Social: avalia o candidato por meio de observação de suas interações com seus grupos de convivência – vizinhos, amigos etc. Na maioria dos casos, o candidato não sabe quando esta sendo avaliado.

CONCLUSÃO

Podemos concluir que seleção é o método pelo qual a organização escolhe seu capital humano, para que através dele consiga alcançar seus objetivos e obter sucesso em suas estratégias.

As pessoas nas organizações são parte fundamental e indispensável, pois são as pessoas que dão forma aos produtos e serviços produzidos, são as pessoas que fazem da empresa, uma organização.

A seleção, utiliza o prisma da missão e visão da empresa para selecionar os candidatos que mais se adequem aos preceitos por ela definidos e desta forma, obter uma unidade de comportamento – empresa e colaborador – indispensável para a consolidação da cultura organizacional e consequente diferencial de qualidade nos produtos/serviços.

BIBLIOGRAFIAS

SOBRAL, Filipe e PECI, Alketa – ADMINISTRAÇÃO;Teoria e prática no contexto brasileiro, – Ed. Pearson (2008),

Ivancevich, John M – Gestão de Recursos Humanos [recurso eletrônico] Tradução: Sueli Sonoe Cuchio, 10ª edição, dados eletrônicos, AMGH, Porto Alegre (2011).

Por:

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of