Artigos

Semana da Educação traz a importância da educação corporativa para a sua empresa

semana da educação

A Semana da Educação foi celebrada pela Sólides com um evento online e gratuito, realizado entre 17 e 19 de janeiro. 

O seminário teve como objetivo refletir sobre o papel da educação corporativa no desenvolvimento de colaboradores e empresas

Nova call to action

Para isso, a Sólides convidou profissionais renomados e de diferentes áreas para contribuírem com o debate.

Perdeu as palestras da Semana da Educação Sólides? Leia este artigo e confira um resumo do que rolou durante os três dias. Prepare-se para tornar 2022 um ano extraordinário!

Dia 1: Educação – Marca Empregadora + Atração de Talentos

Ministrado por Ana Meneguini, o workshop destacou que marketing e RH devem andar juntos, pois ambos são feitos de e para pessoas

Marca empregadora é a tradução para employer branding e significa uma estratégia de comunicação focada nos funcionários e potenciais funcionários de uma empresa

O employer branding reúne todos os elementos de branding e comunicação destinados a potencializar o valor de pertencer a uma empresa, com o objetivo final de reter e atrair talentos. 

“Como nós usamos as estratégias de comunicação focadas para trazer novos colaboradores que sejam talentosos e possam nos ajudar a realizar nossos objetivos e entregar nossos resultados?”, questionou Ana Meneguini. 

A palestrante reforçou a necessidade de reunir times que tenham fit cultural com a empresa. Para tanto, é necessário contar com pessoas dedicadas a trabalhar pelo sucesso do negócio. 

“A marca empregadora começa a ser construída quando temos um número x de CPFs trabalhando, sonhando e executando em prol de um CNPJ”, definiu. 

Logo, a marca empregadora torna-se forte quando os colaboradores internos começam a falar para outras pessoas quanto é vantajoso e positivo trabalhar naquela empresa. 

Nesse contexto, entram as ferramentas de comunicação e as ações de endomarketing. Tudo para dar visibilidade à marca empregadora e fortalecer a imagem institucional no mercado. 

Por fim, ela reforçou que a marca empregadora deve ser forte para todos os públicos: interno, externo, parceiros, investidores, entre outros. 

“A marca empregadora vai ter peso na decisão do candidato. Ela será o elemento de decisão para atrair o talento para compor seu time ou não”. Assista à palestra na íntegra.

Dia 2: Educação – O poder do autoconhecimento 

O poder do autoconhecimento foi o tema abordado por Solange Santos. A palestrante começou sua fala defendendo que o autoconhecimento é fundamental para a autorrealização humana

Ainda, a consultora apontou que o tema ainda não é tão relevante quanto deveria ser. O principal motivo é a associação equivocada que algumas pessoas fazem, ligando autoconhecimento com autoajuda, ideias do passado e filosofia. 

Para ela, o grande desafio é falar sobre autoconhecimento para o sucesso profissional e para a realização do indivíduo. 

“Ainda não nos damos conta do quanto as ações cotidianas, decisões, frustrações pessoais ou profissionais e nosso desempenho estão atrelados ao autoconhecimento. Ou à falta dele”, explicou. 

Solange afirmou que ter autoconhecimento traz empoderamento e realização, pessoal e profissional

“Saber mais de si traz para o indivíduo a noção de forças e fraquezas, de ações, sentimentos e resultados. Além de fazer uma relação direta sobre as decisões tomadas. Autoconhecimento gera evolução”, concluiu. Assista à palestra na íntegra

Dia 3: Mesa redonda – A importância da educação corporativa no desenvolvimento do colaborador 

No último dia da Semana da Educação Sólides, ocorreu uma mesa redonda com a participação de Ana Meneguini, Rafael Baroli e Jordan Nassif. E, claro, a educação corporativa no desenvolvimento do colaborador foi a pauta principal. 

Para Jordan Nassif, empresas investindo em treinamento e capacitação cumprem uma função social. Uma vez que, promovem o desenvolvimento do indivíduo, do cidadão e do profissional

Opinião semelhante foi compartilhada por Rafael Baroli. “Educar é um compromisso das empresas. Especialmente, porque reproduzimos um modelo pensado por alguém, mas não investimos em educação para os negócios”.

Para os palestrantes, falar de educação corporativa é uma pauta urgente que integra a ESG (Environmental, social and governance). Trata-se de um conjunto de boas práticas que demonstra o quanto uma empresa é, social e ambientalmente, consciente em sua gestão. 

A educação corporativa está ligada à parte social das práticas ESG. Sendo os programas de treinamento, aprendizagem e desenvolvimento de talentos alguns dos critérios valorizados por investidores, por exemplo. 

O consenso dos palestrantes é que times capacitados por suas empresas aumentam a receita das organizações. Por consequência, as organizações se tornam desenvolvedoras de pessoas. 

Para convencer as lideranças a investirem em educação corporativa, os profissionais sugerem traçar metas alinhadas à cultura organizacional. 

Ainda, mapear o cenário futuro para saber onde a empresa deseja chegar é um bom argumento para demonstrar a importância da educação empresarial. 

Apresentar um planejamento sobre quanto — quanto custa e quanto vai trazer de retorno — e como — o caminho que vai nos levar ao objetivo. Falar sobre o legado para a empresa e explicar como ela vai fazer diferença frente à concorrência também é fundamental.

Com essas justificativas, falar sobre educação corporativa com os gestores torna-se mais fácil. Sem esquecer que essa função é do RH. Assista à palestra na íntegra

Semana da Educação culminou com lançamento de plataforma educacional

No último dia do evento da Semana da Educação, a Sólides lançou oficialmente uma solução voltada ao desenvolvimento de colaboradores e à educação corporativa

Trata-se da Sólides Academy, plataforma de educação corporativa especialmente desenvolvida para pequenas e médias empresas. Com ela, a gestão de pessoas consegue qualificar talentos com as habilidades mais procuradas no mercado

Desenvolva soft e hard skills, estimule conexões entre os colaboradores, promova o engajamento e aumente a produtividade da sua equipe. 

Ficou interessado? Fale com um especialista e conheça a plataforma Sólides Academy

Sobre os palestrantes da Semana da Educação

Ana Meneguini atua com branding, comunicação institucional, digital, eventos, endomarketing e product marketing. Na Sólides, a CRO faz a gestão dos times de marketing, vendas e customer success. 

Solange Santos é CEO e consultora da SS. Educa. Tem experiência atuando em empresas de grande porte, nas áreas de comunicação, treinamento e desenvolvimento humano. Ainda, atua como consultora, desenvolve palestras, coaching e mentorias. 

Rafael Baroli é fundador da Baroli Desenvolvimento de Pessoas. Formado em Gestão Tecnológica de Recursos Humanos (Unatec), com especialização em Gestão Empresarial pelo Senac (MG). Atua como analista de negócios, professor e palestrante. 

Jordan Nassif é professor do MBA em Gestão e Global do IBMEC. Tem mais de 25 anos de experiência e atua como administrador, professor, consultor, pesquisador, orientador e palestrante. 

 

sólides academy

0 0 votes
Article Rating

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

News do RH Portal

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de todas as Novidades e Tendências do Universo do RH