Artigos

Home Office X Presencial X Semana de 4 Dias. Qual Opção é Melhor?

semana de 4 dias

Semana de 4 dias

De acordo com a CEO e especialista em desenvolvimento humano Madalena Feliciano essa evolução vem quando o colaborador é o centro das mudanças e das melhorias na empresa. Ao valorizar seu capital humano, o setor corporativo tem resultados imediatos e significativos, como o aumento da produtividade e do lucro.

E não somente isso: a sociedade, como um todo, ganha com a semana de 4 dias. Famílias podem ter mais tempo de qualidade e relacionamentos são solidificados.

Nova call to action

Quando o colaborador sente que a sua rotina não é desgastante e entrega seu potencial máximo no trabalho, todos ganham. Portanto, a implementação da semana de 4 dias é uma tendência que ganhará cada vez mais adeptos ao redor do mundo.

Home Office

Apesar do modelo híbrido ter se mostrado a maior tendência, algumas empresas já estão atuando integral e permanentemente em ambiente remoto.

É claro que para posições técnicas ou que demandem maior conexão pessoal, incluindo não somente a base operacional, mas também áreas e processos de engenharia, de pesquisa e desenvolvimento, comerciais/relacionamento, entre outros, a presença física pode efetivamente ser um diferencial.

Então que assim seja! Mas por que renunciar à possibilidade de flexibilização nas relações de trabalho para os demais profissionais quando esta evolução já foi atingida?

madalena feliciano

Madalena Feliciano conta que alguns também demonstram relutância com o modelo remoto considerando o caráter social relacionado à impossibilidade de se oferecer esta mesma flexibilidade para os cargos operacionais.

Mas dado que existem outras áreas melhor remuneradas e que também demandam presença física, este argumento não se mostra suficiente para frear o trem desta evolução. A menos para empresas que não estejam preocupadas em manter seus talentos.

Em ambientes pautados pela confiança, por processos estruturados e por objetivos bem definidos, é possível trabalhar por entregas e não somente pelo controle de horas.

Superadas as dificuldades iniciais, a avaliação dos resultados obtidos é positiva. 50% das empresas disseram que a experiência com o home office superou as expectativas e 44% afirmam que o resultado ficou dentro do esperado.

Tanto é verdade que 34% das empresas têm a intenção de continuar com o home office para até 25% do quadro, enquanto 29% pretende manter o home office para pelo menos 50% do time ou até todos os funcionários.

Nos Estados Unidos, um movimento semelhante pode ser observado e 41,8% da força de trabalho americana continua trabalhando remotamente.

As projeções apontam que 36,2 milhões de americanos, que representam 22% da força de trabalho, estarão trabalhando remotamente em 2025. O número representa um aumento exponencial de 87% em relação ao total de trabalhadores remotos antes da pandemia.

trabalho presencial

Presencial

A CEO Madalena Feliciano comenta que, no mercado corporativo, algumas das grandes empresas adotaram políticas voluntárias de trabalho remoto permanentemente, outras, incluindo o Google, estão pedindo aos funcionários que retornem aos escritórios gradualmente.

Somente no Brasil, o trabalho em casa foi a estratégia adotada por 46% das empresas durante a pandemia. O estudo também apontou que 67% das companhias relataram dificuldades em implantar o sistema de home office.

Por fim, as 3 alternativas de trabalho, visam o bem-estar e a qualidade de vida dos seus colaboradores, para que haja um aumento de produtividade e qualidades dos serviços.

Agora que você aprendeu sobre as tendências dos modelos de trabalho presencial, home office e semana de 4 dias, que tal conferir sobre o auxílio home office e por que as empresas devem oferecer? Ficaremos felizes em lhe ajudar a alcançar mais resultados!

Texto produzido por Madalena Feliciano*

*É Empresária, CEO de três empresas, Outliers Careers, IPCoaching e MF Terapias, consultora executiva de carreira e terapeuta, atua como coach de líderes e de equipes e com orientação profissional há mais de 20 anos, sendo especialista em gestão de carreira e desenvolvimento humano.

Estudou Terapias Alternativas e MBA em Hipnoterapia. Já concedeu entrevistas para diversos programas de televisão abordando os temas de carreira, empregabilidade, coaching, perfil comportamental, postura profissional, hipnoterapia e outros temas relacionados com o mundo corporativo.

Mater Coach, Master em PNL e Hipnoterapeuta, Madalena realiza atendimentos personalizados para: Fobias, depressão, ansiedade, medos, gagueira, pânico, anorexia, entre muitos outros.

0 0 votes
Article Rating

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

News do RH Portal

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de todas as Novidades e Tendências do Universo do RH