Artigos

Como despertar o Sentimento de Pertencimento em seus colaboradores

sentimento de pertencimento

Por Erica Souza, Headhunter, Especialista em Recolocação e Linkedin, Coach de Carreira e Escritora do Livro “Mestres Empreendedores do Século XXI”

Toda empresa que deseja crescer de forma saudável e com resultados, precisa desenvolver o sentimento de pertencimento em seus colaboradores, tendo uma boa estrutura organizacional, lembrando sempre que pessoas fazem negócios com pessoas.

Nova call to action

Ou seja, se o seu colaborador está satisfeito e feliz em trabalhar na sua empresa, ele irá trazer ótimos resultados, não somente em relação ao retorno financeiro, mas no ambiente de trabalho em geral, e você sem dúvidas terá uma equipe engajada e de alta performance. 

O sentimento de pertencimento nada mais é do que o colaborador se sentir valorizado pela empresa, sentir parte daquele time e saber que as tarefas realizadas por ele, são de extrema importância para o sucesso ao todo da empresa, independente do cargo que ele ocupa ou das tarefas que ele realiza.

Existem várias maneiras de você desenvolver este sentimento nos seus colaboradores, pois a única coisa que eles querem, é se sentirem valorizados, para que assim, possam vestir a camisa e irem em busca dos resultados. 

O primeiro passo para esta estruturação é você ter um monitoramento de indicadores, para avaliar todos os processos e conseguir identificar pequenas falhas, como por exemplo: índice de turnover, absenteísmo e produtividade são ótimas formas de saber se os colaboradores estão satisfeitos ou não. 

Após ter feito este levantamento e analisar os dados, é a hora de ter a sua equipe mais próxima de você, visto que só conseguimos resolver o problema quando encontramos a causa raiz dele. Através de reuniões e diálogos semanais, é uma das formas de aproximação e conexão com o colaborador.

Encontram-se diversos programas de incentivo e técnicas para você aplicar nos colaboradores, e eu vou te ajudar citando 5 deles, onde você vai conseguir gerar o Sentimento de Pertencimento no seu colaborador, fazendo ele se sentir realmente importante para a sua empresa, elevando a produtividade e melhorando o clima organizacional.

5 dicas de como desenvolver o sentimento de Pertencimento em seu Colaborador

1. Premiações e bonificações

Você pode oferecer premiações quando o colaborador não falta e nem chega atrasado, com isso ele vai evitar faltas e irá procurar cumprir o seu horário, sabendo que terá uma recompensa no final do mês, além de reduzir o índice de turnover e absenteísmo.

2. Técnica Brainstorming

Uma técnica utilizada pelas empresas é a Brainstorming, traduzida como “Tempestade de Ideias”, pode ser realizada em reuniões de planejamento, em que o gestor apresenta o problema para a equipe e eles contribuem com diversas ideias, criando planos preventivos e corretivos, com foco na resolução.  Essa técnica além de ajudar a resolver o problema, faz também, os colaboradores se sentirem parte daquele time, mostrando que todas as ideias são bem-vindas e que o foco é trabalhar em equipe, tendo um resultado como um todo e não individual, desenvolvendo neles o Sentimento de Pertencimento. 

3. Fornecer feedback e saber ouvir 

O feedback é muito importante para o colaborador, independente se for o líder ou liderado, através dele conseguimos melhorar o que precisa ser melhorado e eliminar o que não está fluindo. E quando o gestor fornece este feedback ao colaborador e senta para ouvi-lo, ele se sente parte da empresa, pois sabe que as atividades que ele desempenha é importante para a evolução da organização e vai em busca de inovações, sem ficar esperando pelo gestor ou pela equipe.

4. Eventos em datas comemorativas 

Nós seres humanos valorizamos muito os pequenos detalhes, e não estou falando somente do pessoal, mas sim do profissional também, muda o ambiente, mas a forma de recompensas e valorizações continuam as mesmas. Uma das maneiras de mostrar que a empresa se importa com o colaborador é comemorar as datas de aniversários, fazendo um dia para os aniversariantes do mês, comprando um bolo por exemplo, sem dúvidas o aniversariante vai ficar feliz e o engajamento da equipe irá aumentar. 

5. Treinamento e desenvolvimento 

Quando a empresa investe no colaborador ela está mostrando que se preocupa com o desempenho dele dentro da empresa e está depositando toda a confiança para que ele possa estudar e depois aplicar o que aprendeu dentro da organização. Quem investe em treinamento, sem dúvidas alguma, só tem a ganhar, visto que está formando equipes motivadas, capacitadas para a execução das atividades e de alta performance na sua área de atuação.

O Sentimento de Pertencimento faz parte da vivência do ser humano, nós precisamos nos sentires incluídos dentro de um determinado grupo ou organização, além de melhorar o clima dentro de qualquer ambiente, é um dos pontos fundamentais para a melhoria de processos. E a última dica extra que é bem importante dentro de uma empresa é o plano de carreira claro e efetivo, fazendo com que os colaboradores, saibam que podem evoluir dentro da empresa.

Um dos motivos que o colaborador deixa a empresa, é por falta de valorização, e pode apostar que a maioria das vezes essa valorização que estamos falando, não é apenas do retorno financeiro, aplicando dicas como estas as empresas irão evitar de perder profissionais incríveis, por falta de uma organização bem estruturada e de uma comunicação assertiva. 

Gostou do artigo da nossa nova colunista? Aproveite a visita no nosso portal e veja como o People Analytics pode ajudar na melhoria dos processos de RH e processamento das informações sobre os colaboradores.

sólides

5 1 vote
Article Rating

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

News do RH Portal

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de todas as Novidades e Tendências do Universo do RH