Artigos

Ser Líder

Ser Líder

Jacqueline Cerqueira
Consultora Sênior
www.holos.pro.br

O enfoque contemporâneo da liderança inclui habilidades de orientação, integração e inspiração.

O líder eficaz provê orientação para sua equipe sem impor caminhos rígidos e estreitos e também possui habilidades interpessoais e de efetividade de equipe que facilitam a integração dos membros. A inspiração indica o retorno da liderança carismática.

Um líder deve ser fonte de inspiração para as pessoas, deve apresentar-se como um servidor da organização e das pessoas que trabalham com ele. A liderança carismática está sendo cada vez mais resgatada como uma qualidade essencial a um ambiente organizacional humanizado.

Entendemos que empresa humanizada é aquela que voltada para seus colaboradores e/ou para o ambiente, agrega outros valores que não são somente voltados à maximização do lucro. Uma empresa humanizada promove a melhoria na qualidade de vida e de trabalho e busca a construção de relações mais justas e democráticas.

Nessa ambiência de evolução dos aspectos de liderança, nos situamos hoje diante da proposta do gerenciamento quântico. A base do gerenciamento quântico, é a capacidade de transcender os limites da lógica e suscitar respostas inovadoras para os desafios cotidianos.

O gerenciamento quântico é fortalecido cada vez que escolhemos intuir em vez de analisar ou confiar em vez de controlar. As habilidades propostas pelo gerenciamento quântico apresentam os fundamentos de um novo paradigma de liderança.

Diante desse contexto, é premente o surgimento de uma nova consciência sobre o ser humano, pois os novos paradigmas exigem novos princípios que o coloquem no centro do processo.

Essa compreensão continuará a se expandir, à medida que ocorra uma evolução da consciência de cada pessoa que se encontra na posição de liderança em qualquer ambiente.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of