Artigos

Será Que O Meu Lider Não Faz Nada

Uma coisa incrível de se perceber nos dias de hoje é a falta de informação, varias são as empresas que esquecem de ensinar para o seu capital humano qual a função de cada colaborador dentro da sua rotina diária. E em que quadrado cada um têm que está, administrando suas funções para poder ajudar o próximo elo da cadeia produtiva a andar para frente em direção a meta da organização.

Quando o colaborador não entende a cultura, base e a importância do papel de cada atividade na hierarquia da empresa, fica muito difícil de administrar o efeito auto proclamador da clássica frase – eu estou trabalhando muito e meu líder não ,eu sou mais responsável e trabalho mais que meu líder. Esse colaborador geralmente costuma ser uma atraso de vida para todo o grupo, simplesmente por pregar o efeito tartaruga em sua volta. Sem pensar que se a empresa fica para trás quem estará na frente é a concorrência e por consequência o risco de ficar desempregado aumenta. (Tem cego imediatista que não vê).

O que não entendo é por que as bases ainda estão sem essa informação. Informar o que cada um faz dentro do seu quadrado em uma organização através de uma cartilha básica com detalhes sobres cargos, função e responsabilidade, poderia até ser um motivador no crescimento individual , pois daria uma mapa para entender que se tem o desejo de crescer profissionalmente terá que voltar a estudar.

Muito se fala em delegar tarefas , aprender a dizer não e descentralizar a sua liderança, no entanto a questão que levanto é a seguinte: Você conhece qual é a sua função e qual a obrigação e responsabilidade da função dos outros em sua volta . Saiba quando um líder delega uma tarefa ele esta lhe dando a oportunidade de crescer com profissional. De o devido valor e faça o seu melhor.

E incrível como também existe lideres que não conhecem a sua própria função, por que não fizeram um upgrade e modificaram seu status de colaborador linear para um gestor de pessoas. Sim, para os desinformados a função de um líder e gerir pessoas e por consequência estar focado em um plano de crescimento e aprendizado para o seus colaboradores, estudando e orientando a equipe em caminhos claros para atingir as metas programadas.

Se o seu líder está correndo atrás de alinhar a equipe e mostra o melhor caminho, melhorando o ambiente de trabalho e lhe ensinando a andar para frente. Com certeza ele está fazendo a função dele.

Pois a função do líder não é mais de ficar 100% preso a um determinada atividade, mais sim colocar a casa para funcionar mixando todas as atividades em direção ao objetivo desejado.

Um líder é um gestor de pessoas. E saiba que se você pesquisar um pouco, entenderá que ele também tem muito trabalho. Pense nisso .

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of