Artigos

5 dicas para atrair novos talentos no setor de tecnologia e motivar os colaboradores

setor de tecnologia

Especialista orienta aspectos importantes que empresas devem levar em conta na atração e retenção de profissionais, desde a infraestrutura de trabalho até ações de qualificação

O setor de tecnologia se destaca quando o assunto é oportunidades de trabalho. De acordo com a Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação – Brasscom, 800 mil novas vagas para profissionais de tecnologia devem ser abertas no país até 2025.

Nova call to action

Contudo, a mesma projeção indica que 67% destas vagas – mais de meio milhão – podem não ser preenchidas por falta de profissionais qualificados, o que eleva a preocupação das empresas com a atração e retenção desses talentos.

“Hoje, o maior desafio do mercado, sem dúvidas, é encontrar e fidelizar talentos de TI nas empresas, principalmente após a aceleração da transformação digital que sofremos nos últimos dois anos”, afirma Joel Backschat, um dos idealizadores da comunidade Orange Juice e CIO do Grupo FCamara, ecossistema de tecnologia e inovação que potencializa a transformação dos negócios ao prover desenvolvimento e soluções tecnológicas.

Pensando nisso, Joel elenca algumas dicas para ajudar as empresas a atraírem talentos no setor da tecnologia e manter engajados aqueles já contratados. Confira!

1. Invista em conhecimento

O setor de tecnologia, além de ter um crescimento constante, também se atualiza e muda com grande facilidade. Para que o profissional se mantenha capacitado e atualizado, é importante que a empresa invista em cursos, oficinas, palestras, disponibilização de conteúdos gratuitos, entre outras iniciativas que ajudem a agregar valor para esse funcionário dentro da organização e também a transformá-lo em um profissional renomado em longo prazo.

 

sólides academy

 

2. Otimize ferramentas de trabalho

As ferramentas e plataformas de uso dos funcionários para implementação de projetos devem ser atualizadas e eficazes, facilitando as rotinas de trabalho e tornando-as mais agradáveis, além de aumentar a produtividade e evitar o desperdício de tempo e de esforços.

3. Estimule a participação em comunidades

Incentivar a participação dos colaboradores em comunidades que aproximam os amantes de tecnologia e pessoas interessadas em ingressar na área é uma boa iniciativa. A troca de conhecimento e de informações também capacita e motiva as pessoas a se manterem nesse mercado.

4. Planeje programas de formação 

Muitas empresas têm criado programas de formação, com o intuito de capacitar profissionais desde o começo, acompanhando sua trajetória e munindo-os de estudo, informações e qualificação, até que possam ser efetivados.

Um colaborador que entra em uma empresa por meio de um programa de formação costuma criar vínculos mais fortes com a organização, além de ter maior motivação nessa empresa, desejando fazer carreira dentro dela.

5. Ofereça remuneração compatível

Por fim, é importante acompanhar a média salarial de cargos do setor de tecnologia. Ser bem remunerado também é um grande incentivo para se manter em uma empresa e desejar ingressar em seu quadro de profissionais, visando mais à frente ganhar reconhecimento, promoções e de fato fazer carreira.

Gostou do artigo sobre atrair novos talentos no setor de tecnologia? Amplie seus conhecimentos e saiba onde Tech Recruiter pode encontrar devs. Leia o nosso conteúdo!

Veja também:

Sobre o Grupo FCamara 

O Grupo FCamara é um ecossistema de tecnologia e inovação que potencializa a transformação dos negócios ao prover desenvolvimento e soluções tecnológicas orientadas aos resultados dos clientes, com alta especialização e atuação nos principais players do mercado de varejo, saúde, seguros, banking, indústria de transformação entre outros. Após imersão no Vale do Silício, fundou sua própria Corporate Venture, que já lançou diversas startups com foco B2B.

0 0 votes
Article Rating

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

News do RH Portal

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de todas as Novidades e Tendências do Universo do RH