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Seu Cartao De Visita Pode Ser Uma Fraude – Parte Ii

SEU CARTAO DE VISITA PODE SER UMA FRAUDE – PARTE II

A maneira que nos apresentamos diante dos clientes, dizem se queremos ou não atendê-lo, se minhas roupas são adequadas, se os cabelos estão arrumados, perfume moderado, se a expressão facial esta condizente como de um negociador agradável disposto a atender e esclarecer todas as dúvidas que surgir.

Mas como identificar se meu pessoal esta preparado? Como medir se meu cliente esta satisfeito? – A melhor solução e realizar pesquisas de satisfação não por amostragem e sim com um percentual superior a 60% dos clientes atendidos, traçar uma metodologia de atendimento que mostra quem é a empresa e os padrões de qualidade e linguagem, um ótimo exemplo é a rede de fastfood Mac Donald ´s.

Como treinar um funcionário para atender bem?

Toda empresa tem uma matriz, um principal que entende bem do negócio, esse profissional deve ser o pivô do principio das apresentações da empresa, como há quanto tempo à empresa existe como foi à trajetória, como surgiram novas ideias, como são os perfis societários, como devem ser os relatórios, essa função geralmente é o setor de recursos humanos, mas na inexistência do setor, esse pivô é a melhor ferramenta da empresa, quando ao atendimento ao cliente, é interessante à empresa contratar um profissional ou empresa especializada para treinar sua equipe, com preferência no foco de atuação e segmentação, isso atribuirá valor e peso interior a sua categoria que ajudará na formação de sua equipe.

Quais os reflexos de um mau atendimento?

Com certeza, diminuição dos resultados previstos e clientes insatisfeitos, um cliente mal tratado não volta! – Os estabelecimentos devem ficar atentos e monitorar esse os comportamentos de seus profissionais, se o caso, fazer ligações surpresas como se fosse um cliente, para testar a eficiência de sua equipe, e até mesmo acompanhar processos aleatórios e ligar para os clientes, realizando um pós venda. Os clientes gostam de ter um atendimento direto da gerencia comercial e até mesmo dos sócios, isso é uma surpresa e demonstra que a empresa esta preocupada em dar um bom atendimento, e acaba estreitando os relacionamentos comerciais, e podem surgir indicações positivas ao seu negócio.

O que pode ajudar a incentivar um funcionário a atender bem? E o que desincentiva?

A palavra incentivo no meu ver chamasse “remuneração”, mas isso é muito particular a cada negocio, vamos falar sobre a “motivação”, acredito que isso seria a palavra ideal, todos devem ser motivados a praticar seu trabalho com prazer, os líderes de departamento devem sempre motivar sua equipe, se ele não sabe motivar, não tem o porquê de ter um título de gestor, um líder eficaz sabe envolver sua equipe de modo eficiente com qualidade e ótimos resultados, a equipe tem que aceitá-lo Elegê-lo como seu líder modelo, isso digo internamente. Claro que contratar um palestrante que atue com inteligência acelerada, PNL, motivação, vendas, ajudará muito, pois levará alto astral para a empresa num todo. Quanto à desmotivação, envolve o critério interno e externo, deve ser monitorado pelo ambiente geral e seus gestores.

Como identificar falha de um atendente dentro da empresa?

Para identificar podemos usar a seguinte palavra: “participação e presença”, usar outros funcionários como meio de espionagem não é um meio saudável, pois atrapalha no ambiente de trabalho e cria situações desnecessárias para isso, O melhor modo para identificar é estando presente e participando dos atendimentos e processos, desse jeito sua visualização será muito melhor e precisa, para as decisões que deverão ser tomadas.

Quando a empresa é própria ou de família o atendimento é melhor?

Os proprietários e parentes dão certamente um melhor atendimento. Porque ele tem como praxe dar o melhor deles, pois a empresa é familiar e a visão é outra, é diferente de uma visão de um contratado, existe um “conflito” no quadro de profissionais que a empresa é familiar, no qual geram ciúmes, corrupção, fofocas e em certa categoria dão muito certo, pois existe a motivação ardendo no ambiente de ação. Existem empresas que adotam a regra de não contratar parentes, por “n” motivos, porém investem em contratação correta, e gestores com capacidade e habilidade de liderança que fazem esse papel muito bem, é difícil achar esse perfil, mas não são impossíveis, muitas empresas preferem moldar, contrata-se um profissional com perfil adequado e modela a sua necessidade, pagasse muito bem por isso, os resultados são satisfatórios, vale a pena o investimento para ter um ambiente e rentabilidade saudável.

Dica:

Quem conduz as perguntas, conduz a negociação esse é um grande segredo, faça seu cliente pensar no quanto ele pode ter de resultados se te contratar esclareça seus pontos fortes e benefícios e sua atenção despojada será mais que 70% de sua negociação. Dê o melhor para seu cliente, mesmo ele não merecendo, ele merece e sempre o melhor!

Flavia Caetano

flavia@flaviacaetano.com.br

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