Artigos

Seu Projeto De E-business Vai Funcionar ?

Uma recente pesquisa divulgada pelo
Gartner Group mostra um número alarmante:

Apenas 10% das iniciativas de e-business já implantadas terão
pleno êxito.

Neste artigo, vamos discutir os motivos mais comuns de insucesso
destes projetos, bem como avaliar alternativas para que seus
projetos sejam um sucesso.

A solução /”ideal/” de e-business é aquela que tenha
integração total de pelo menos quatro departamentos da empresa:

–  recursos humanos;

–  comercial;

–  marketing;

–  logística;

–  tecnologia.

Outro pré-requisito fundamental é que a equipe responsável pelo
projeto tenha conhecimento em estratégias de negócios, muito
mais que conhecimento técnico. Uma das maiores dificuldades na
implantação de projetos de e-business é justamente o pouco ou
nenhum envolvimento das áreas responsáveis pelo negócio da
empresa.

No início da Internet, a direção das empresas delegava totais
poderes a área de TI para administrar, implantar e gerenciar
projetos de e-business.

Vários projetos consistentes em TI não obtiveram o esperado
sucesso, pois não tinham nenhum diferencial no mercado que
pretendiam atuar, ou seja, o principal fator de atração de
clientes, fornecedores e parceiros não era oferecido nos WEBsites
das empresas. A preocupação era total com aplicativos, sistemas
operacionais e infraestrutura.

Outro importante detalhe também esquecido na montagem dos
projetos de e-business, foi a falta de serviços, benefícios e/ou
vantagens no WEBsite. O principal fator de atração,
principalmente de novos clientes, é a oferta de serviços
personalizados e interação através do WEBsite. Aos clientes
antigos, estratégias de fidelização deveriam ser prioridades na
elaboração destes projetos.

Para culminar, a falta de uma Estratégia Digital para divulgar o
projeto de e-business no seu mercado, é considerado o ponto mais
crítico e o que menos atenção tem despertado junto aos responsáveis
pelas empresas que desenvolveram seus projetos de e-business.

Por estes motivos, a mortalidade de projetos de e-business tem
sido extremamente elevada.

Acreditamos que a partir da 3a geração do e-business estes
projetos serão bem mais elaborados e a preocupação com serviços,
interação e estratégias digitais serão considerados essencias
no sucesso destes projetos.

Paulo Roberto Kendzerski

Por:

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of