Artigos

Sobre O Dano Moral Você Curti Ou Compartilha.

O Assédio Moral é para Curtir ou Compartilhar ?

Realmente temos que tirar o chapéu para o grandioso e avassalador avanço tecnológico que assistimos todos os dias, são inúmeras as invenções que hoje temos a nossa disposição, smartphones, tv´s inteligentes e personalizadas, computadores e programas com recursos infinitos, de alcance e tanta definição que hipnotizam, filmes em dimensões que colocam o personagem ao nosso lado, na nossa frente, quanta coisa legal já inventaram.

Mas um fato tem e muito me chamado a atenção; Quando comportamentos inadequados, insultos, xingamentos e palavrões são utilizados por chefias e lideranças despreparadas no ambiente de trabalho, e é assim que a tecnologia tem sido uma grande aliada, para combater essa violência e agressão a auto estima do trabalhador;

São pais e mães de família, que saem de suas casas, deixam seus filhos com parentes, em creches, enfrentam chuva, vento frio, além das condições precárias do transporte urbano, para estarem em seus postos de trabalho e receberem esse tipo de boas-vindas;

Cada dia, surgem através das reportagens captadas em segredo ou não, vídeos, gravações de em vídeo e áudio, e consequentemente vão parar nas redes sociais, e veículos de comunicação, trabalhadores sendo humilhados em seus locais de trabalho, expostos a situações vexatórias, por não obedecerem muitas vezes, ao capricho de lideranças perversas, agressivas e demonstrando possuir completa ausência de valores éticos, semiprofissionais, um pseudo-líder, de essência oca.
É incrível que, com toda a tecnologia que sabe-se muito bem, está ai para N coisas, se tenha ainda coragem para insultar um pai de família, mas ai me pergunto….Onde estão os chefes dos chefes? Muitos estão nesse momento, desmotivando um grande talento, um jovem cheio de garra e motivação, acreditem! Quem é responsável por esta liderança que mais parece um senhor feudal? Me pergunto se existisse um tronco de árvore dentro da empresa, seria ele capaz de açoitar um colaborador perante os demais, era só o que faltava concordam?

Pasmem, pois já fizeram isso e nem precisou do tal tronco.

São exemplos desse comportamento inaceitável, casos de discriminação racial, abusos de poder, assédio moral e sexual, e as mulheres continuam sendo as maiores vítimas, além de ideias mirabolantes para alavancar vendas e atingir metas, como vestir funcionários de com fantasia de palhaço e fazer com este execute malabares durante sua jornada de trabalho.
Sei que todos aqui devem saber e até mesmo terem presenciado fatos e eventos que aqui citei, muitos nunca podem ter visto, mas ouviram, muitos se identificaram ou vivenciaram essa situação, ouvi um dia de um antigo diretor a seguinte frase, “Quanto maior a colmeia, maior o barulho” …Por isso, refletindo sobre isso, tais feitos, cometidos por assediadores e perversos, cedo ou tarde irão chegar aonde nunca chegarão, irá se tornar uma grande e triste notícia, todos irão ver, e saber que aquela grande empresa, é um inferno, o quanto aquele lugar e ambiente de trabalho são prejudiciais e nocivos a sua carreira profissional.

Assim posto, diante de tudo que já escrevi, eu pergunto, para os casos aqui citados, você curti ou compartilha?

Prof. Roberto Martins
contato@rhmartins.com.br

Especialista em relações do trabalho, com mais de 25 anos atuando em Gestão de Recursos Humanos & Desenvolvimento de Pessoas e organizações; – Auditor Trabalhista – – Certificado na Identificação e Implantação da “ Prevenção do Dano e do Assédio Moral no Ambiente de Trabalho. “ Professor Universitário;
Dedica-se também a ministrar palestras e treinamentos de teor corporativo, motivacional e comportamental.

Por: Roberto R

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of