Artigos

SOBRE O DIA DO SERVIDOR PÚBLICO


SOBRE O DIA DO SERVIDOR PÚBLICO

O SERvidor, as instituições e organizações públicas e a cidadania.

Quem é o servidor público? Um trabalhador investido constitucionalmente para exercer cargo público. Um cidadão que labora na atividade pública, coloca sua força de trabalho nessa estrutura, dela tem sua sustentação, dela também necessita de respostas e para ela também contribui. Também um cidadão!. Sabe dos seus deveres, da ética e da probidade de conduta e que a sua participação é fundamental na cadeia de ações de caráter público para trazer os benefícios necessários e atender aos reclamos da coletividade e que, para tanto, tem que ter compromisso com a causa pública. Isso é cidadania e deve levar a reflexões e compreensões menos apressadas sobre o ser e o papel do servidor público.

Um servidor público, antes de qualquer premissa, porém, é um SER, na perspectiva organizacional contemporânea que ultrapassa o conceito reducionista de recursos para designar pessoas e as considera como sujeitos e os ativos mais importantes de que as organizações dispõem e sem os quais nenhum produto ou serviço pode ser executado. Essa visão compreende o indivíduo um cidadão crítico, um ser dotado de pensamentos e desejos sobre a engrenagem à sua volta, inclusive os de interferir e transformar essa engrenagem.

Por ocasião de mais um 28 de outubro, data comemorativa do servidor público no Brasil, os servidores públicos – agentes funcionais das instituições e organizações públicas – congratulam-se, colocam o orgulho de ser servidores públicos e desejam o atendimento ao bem comum com ética, responsabilidade nos recursos públicos e transparência, em fidelidade aos princípios constitucionais que regem a Administração Pública, na atuação harmônica e independente dos Poderes, voltada para a sociedade que paga impostos e tributos e reclama respostas em Saúde, Educação, Segurança, Habitação, Transportes e outros setores não menos importantes e necessários.

Conhecemos a atividade pública e a ela devemos dedicação. Merecemos o reconhecimento da Administração Pública e da sociedade. Solicitamos concurso público – forma constitucional de investidura no serviço público –, para aliviar a sobrecarga de trabalho a que estamos submetidos, com mais servidores melhor atender aos reclamos da sociedade. Desejamos também melhores condições salariais e de trabalho e a manutenção de conquistas e direitos adquiridos. Importante ressaltar que o conjunto dessas medidas repercute em melhores condições para a atividade pública, para as respostas às solicitações que são demandadas pelos cidadãos, na qualidade do serviço, na autoestima e motivação dos servidores, nas relações entre as partes, no clima nas organizações e, em última análise, na imagem da Administração Pública.

Renovamos o compromisso com o serviço público desejando participar mais dos rumos da Administração Pública, que ela se torne cada mais livre de práticas nocivas à coletividade e à probidade, mais integrada à realidade global e mais preparada para um futuro que se avizinha diante das mudanças do mundo atual e estimamos a continuidade da luta em favor de uma serviço público de qualidade e eficácia para satisfação do cidadão e da sociedade de todos nós.

Feliz 28 de outubro, SERvidor público do Brasil!

MIRIAM DE OLIVEIRA ROCHA BARREIROS
Pós-graduanda (MBA em Gestão de Pessoas –Salvador-BA)

Por:

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of