Artigos

Sobre os mitos da liderança

Sobre os mitos da liderança: quebrando paradigmas.

Considerando as competências profissionais exigidas no atual mundo do trabalho a liderança vem sendo muito valorizada uma vez que a figura do líder se destaca pelas habilidades nem sempre encontradas em todos os colaboradores. Pautado no comportamento pró-ativo associado à capacidade de agregar pessoas e de comunicação; transmitindo segurança e credibilidade, esse profissional se destaca ao contribui significativamente para o alcance dos objetivos das empresas.
Porém, o líder hábil e talentoso pode se tornar uma pessoa arrogante quando percebe seu poder sobre as pessoas. Nesse cenário, a vaidade pessoal passa a ocupar espaço além do necessário e a partir daí terreno propício a conflitos começa ser criado.
O mito do líder exemplar ou “salvador” precisa ser revisto. Eis algumas razões para a quebra de alguns paradigmas:
1. Por mais conhecedor e preparado que seja no desempenho de sua função e exercício da liderança, o líder não é o dono da verdade e deve ter consciência disso.
2. O líder não deve jamais reconhecer-se como diferente, extraordinário, insubstituível. Ele diferencia dos demais por possuir habilidades que muitos ainda não atingiram no plano pessoal ou profissional.
3. O líder também precisa da ajuda de outras pessoas. Buscar orientação e apoio é sinal de maturidade profissional.
4. O líder, a exemplo dos demais profissionais, deve estar aberto e disposto a aprender, desaprender e aprender novamente, sempre.
5. Se o líder se destaca pelo exemplo, cabe a ele mostrar ao grupo que erros acontecem e que os temores fazem parte da natureza humana.
6. O líder deve estar pronto para as objeções e as propostas criativas e inovadoras que possam surgir por parte de seus liderados.
7. Delegar tarefas a terceiros, monitorando e avaliando as ações, é demonstração de confiança no grupo. O líder não pode e jamais deve abraçar para si a responsabilidade total sobre o resultado de um trabalho.

Elizabeth Hernandes de Oliveira. Historiadora e Pedagoga. Pós-Graduada em Pedagogia Empresarial. MBA em Gestão Administrativa. Consultora e Palestrante.

Por:

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of