Artigos

3 soft skills para desenvolver em 2022 e garantir o crescimento profissional

soft skills

As soft skills são habilidades comportamentais que estão diretamente relacionadas à forma como uma pessoa lida com a outra e também como ela lida com suas emoções. Quanto mais desenvolvidas essas habilidades, mais positiva será a forma como o profissional lida com diferentes situações ambientais e psicológicas. Por isso, cada vez mais, as empresas estão valorizando pessoas com essas características.

Mas engana-se quem acredita que as soft skills são um dom, elas podem ser desenvolvidas através de cursos, livros e sendo usadas no dia a dia. Para Thiago Coutinho, fundador da Voitto, uma escola de negócios para novos mercados, estudar é o principal caminho para desenvolver qualquer habilidade, inclusive essas skills.

Nova call to action

“Assim como uma pessoa muitas vezes precisa de um curso de informática, um curso de inglês, ela também precisa de um curso de inteligência emocional, de gestão de tempo, que são habilidades focadas nas soft skills. Sempre podemos aprender mais e evoluir e é isso que deve nos mover sempre, a constante vontade de aprender.” compartilha Coutinho.

3 soft skills para desenvolver em 2022 e dar upgrade na carreira

  1. Inteligência Emocional: consiste em saber lidar com as próprias emoções, mas também com as emoções do outro em situações intensas ou tensas, da forma mais racional e fisiológica possível, lidando e respeitando os sentimentos de todos os envolvidos.
  2. Comunicação Assertiva: é fundamental para que as informações, demandas e resoluções sejam passadas com clareza. Uma comunicação assertiva é necessária em vários aspectos de um negócio e na vida, para a construção de relacionamentos eficientes, claros e funcionais, por exemplo.
  3. Gestão do Tempo: Ter essa habilidade dentro de uma organização, para otimizar a entrega de demandas, organizar prioridades e cumprir prazos é motivo de destaque não só para conseguir uma vaga, mas para chamar atenção da liderança para possíveis promoções.

Além dessas, outras soft skills podem ser de grande valia tanto para o crescimento da vida profissional, quanto para a vida pessoal como  flexibilidade, motivação e resiliência.

Agora que você sabe a importância de aprender e desenvolver suas habilidades profissionais, que tal descobrir por que a educação corporativa é um tema importante para 2022!

Sobre Thiago Coutinho

É formado em Engenharia de Produção, pós graduado em métodos estatísticos computacionais e Mestre em Administração pela UFJF. Possui formação complementar em Black Belt em Lean Seis Sigma, certificação Microsoft Office Specialist em Excel (MOS), Auditor Lead Acessor ISO 9001 e EXIN Agile Scrum Foundation.

No ambiente acadêmico atuou como professor em disciplinas de Qualidade e Empreendedorismo para alunos de Graduação em Engenharia de Produção e atualmente é professor executivo da Pós ADM da Fundação Getúlio Vargas (FGV) em Juiz de Fora, ministrando o módulo de Empreendedorismo.

Como empreendedor, foi aprovado em um programa de aceleração de empresas da ENDEAVOR, o Promessas ENDEAVOR, onde recebeu mentorias para aceleração de negócios. Atualmente se dedica a projetos de consultoria em gestão e a direção executiva do Grupo Voitto, carregando com seu time a visão de ser referência nacional no desenvolvimento da sociedade pela educação corporativa.

 

ebook janeiro branco

0 0 votes
Article Rating

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

News do RH Portal

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de todas as Novidades e Tendências do Universo do RH