Artigos

Sólides Academy: desenvolvimento e qualificação acessíveis de colaboradores para PMEs 

Sólides Academy

Em um mercado em constante mudança, organizações que contam com profissionais atualizados e qualificados são as que melhor se destacam, já que conseguem se reinventar para atender às novas demandas. Contudo, nem sempre as pequenas e médias empresas conseguem investir em um programa de qualificação profissional. 

Para auxiliar as PMEs na implementação de uma cultura de aprendizagem, a Sólides criou a Sólides Academy, uma plataforma de cursos online voltada para a educação corporativa. Quer saber tudo sobre essa novidade? Então, continue a leitura. 

Nova call to action

Você sabe como se preparar para as necessidades do mercado que surgirão no futuro? 

Todos os dias novas necessidades surgem no mercado, graças aos avanços da tecnologia, da inteligência artificial e de outros fatores. Para atender a essa demanda, a empresa precisa contar com um time atualizado constantemente, que consegue se reinventar, reciclar conhecimentos e adquirir novas habilidades. 

O segredo para essa transformação é investir em educação corporativa. A empresa do presente e do futuro respira educação, afinal, é ela que diferencia organizações de alto impacto das demais. 

Além disso, o aprendizado e a adaptação são fundamentais para que organizações possam se reestruturar e continuar se desenvolvendo, mesmo em cenários incertos. 

O que é a Sólides Academy?

Pensando em democratizar a qualificação profissional para colaboradores de pequenas e médias empresas, a Sólides desenvolveu a Sólides Academy, uma iniciativa de educação que busca impulsionar as organizações para a evolução do mercado.

A plataforma de educação online contará com conteúdos e cursos de capacitação produzidos pelos maiores especialistas do mercado e abordará as soft e hard skills mais valorizadas nos dias atuais. 

Ainda, a metodologia utilizada é construída com base em quatro pilares dinâmicos — analisar, planejar, executar e comunicar — e visa a autoqualificação dos profissionais em um processo rápido de aprendizagem com foco em teoria e aplicação prática.  

Ademais, a ferramenta contempla diversos subprodutos relacionados à educação e o primeiro a ser lançado abordará a Educação Corporativa ao alcance das PMEs

Os principais objetivos da Sólides Academy

A ideia por trás da Sólides Academy é justamente tornar mais acessível e democrática a educação corporativa para pequenas e médias empresas, além de dar maior protagonismo ao RH. 

Assim, os principais objetivos da plataforma podem ser definidos como:

  • desenvolvimento e capacitação de talentos em relação às soft e hard skills mais buscadas no mercado;
  • desenvolvimento e reconhecimento do RH por meio da disseminação de conteúdos sobre gestão de pessoas, liderança, autodesenvolvimento e muito mais. 

Por que Educação Corporativa?

Podemos chamar de educação corporativa os métodos de desenvolvimento e qualificação profissional que são oferecidos pelo empregador aos seus colaboradores. 

Esse tipo de investimento é importante para o crescimento contínuo da organização, uma vez que traz resultados significativos para a empresa, além de contribuir para a motivação, engajamento e retenção dos colaboradores. 

Embora já se saiba da importância da estratégia, nem todas as pequenas e médias empresas contam com um orçamento anual voltado para treinamento e desenvolvimento de pessoas. Segundo dados da ABTD, apenas 75% das PMEs se programam para esse tipo de investimento

O investimento, contudo, é bem-visto e vem crescendo em todo o mundo. Empresas americanas, por exemplo, investem 90% a mais do que as brasileiras em quantidade de horas dedicadas a T&D. 

Nesse cenário, organizações que prezam por uma cultura de aprendizagem se destacam e saem na frente, já que contam com um time muito mais preparado para novos negócios e desafios. 

educação corporativa

Qual a importância da Educação Corporativa?

Programas de aprendizagem eficientes podem ser decisivos para a empresa, desde o processo de atração até o dia a dia dos colaboradores. 

Isso porque, eles são capazes de estimular conexões mais fortes de engajamento e motivação, além de garantir profissionais mais alinhados e atualizados, que rendem melhores resultados. 

A educação corporativa, portanto, impacta em todos os pilares da organização, conforme veremos a seguir.

Atração

De acordo com informações levantadas pelo LinkedIn, pessoas que estão em busca de novos empregos valorizam empresas que oferecem programas de educação corporativa e classificam o benefício como um dos principais motivos para aceitar a oferta

Assim, podemos concluir que investir em treinamento e desenvolvimento é também uma forma de fortalecer a imagem de marca empregadora do negócio, destacando a empresa em meio a um mercado cada vez mais competitivo e atraindo os melhores profissionais. 

Com esse tipo de atrativo, somado a processos de recrutamento e seleção bem planejados, é possível reduzir custos e tornar as contratações muito mais efetivas, encontrando profissionais e perfis que realmente farão a diferença na empresa.

Engajamento

A educação corporativa também é importante para gerar mais engajamento e motivação nos times. Esse tipo de investimento faz com que os profissionais se sintam mais valorizados e reconhecidos dentro da empresa. 

Além disso, a possibilidade de aumentar seus conhecimentos e valorizar o currículo desperta nos colaboradores a vontade de mostrar resultados, o que contribui para a produtividade e o espírito de equipe. 

Clima organizacional

Programas de aperfeiçoamento profissional podem trazer benefícios também para o clima da organização, deixando os colaboradores mais confiantes e melhorando o trabalho em equipe. 

Quando aplicada nas lideranças, a educação corporativa também contribui para um melhor ambiente de trabalho, incentivando os gestores a lidarem melhor na resolução de conflitos e auxiliando na gestão como um todo. 

Performance

Um dos benefícios mais importantes do investimento em treinamento e desenvolvimento é justamente a melhora na performance e produtividade do time. 

Hoje, programas de educação corporativa garantem entregas mais qualificadas e resultados muito mais potentes, já que refinam as habilidades dos colaboradores. Dessa forma, os erros diminuem e as tarefas são executadas de forma mais ágil e consistente.

Ainda, para os colaboradores que já fazem parte do quadro da empresa há mais tempo, os treinamentos podem auxiliar em metodologias de melhorias de processos e até mesmo prepará-los para assumir cargos de liderança no futuro. 

Retenção

Empresas que oferecem oportunidades de aprendizagem também sofrem menos com turnover. De acordo com dados da Forbes, colaboradores que têm acesso a programas de desenvolvimento eficientes têm 21% menos probabilidade de deixar a empresa para uma nova função. 

Com a redução da rotatividade é possível diminuir custos e tempo que seria gasto com novos processos seletivos e treinamento de novos colaboradores. 

Diferencial competitivo

Por fim, é importante ressaltar que a educação corporativa é uma forte tendência no mercado de trabalho e que ela é capaz de destacar sua empresa das demais. Isso tanto no momento da atração de talentos quanto na percepção dos clientes. 

Colaboradores bem treinados são mais preparados para lidar com imprevistos e conseguem se comunicar de forma mais eficiente, trazendo uma melhor experiência para o público-alvo da marca. 

Como a Sólides Academy pode ajudar? 

A Sólides Academy funciona por meio de uma assinatura anual com login individual para cada colaborador. Com esse login, o profissional tem acesso ilimitado a todos os cursos online atualizados constantemente. 

Além do material já disponível, novos conteúdos são adicionados mensalmente na plataforma e o colaborador não paga nada a mais para acessá-los. 

A seguir, abordaremos mais a fundo as vantagens de optar pelo programa para desenvolver sua equipe. 

Cursos produzidos por quem vive o mercado: a maior HRTech do Brasil

A Sólides é a maior HRTech do Brasil e é autoridade no mercado, sendo especialista em criar soluções que automatizam e otimizam processos. Ademais, todos os nossos cursos são desenvolvidos por um time de especialistas, considerando as habilidades soft e hard skills mais exigidas. 

Metodologia dinâmica e eficaz

A metodologia da Sólides foi desenvolvida para que o colaborador consiga se autoqualificar de forma dinâmica e eficiente, com base em temas da atualidade e ferramentas práticas. Isso para que o conhecimento não fique só no papel e possa ser executado no dia a dia da empresa. 

Conteúdos diversos para qualificar pessoas diversas

O catálogo de cursos online oferecido na Sólides Academy é completo e diversificado, abrangendo conteúdos das áreas de RH, Negócios, Liderança e Gestão, com temas variados, como empreendedorismo e inovação, gestão de RH, marketing e gestão de pessoas.  

Materiais complementares e certificados de conclusão em todos os cursos

Os cursos oferecidos trazem conteúdos multiformatos: textos, vídeos, e-books, workbooks e questões preparatórias. Ao finalizar cada um deles, o colaborador pode emitir um certificado de conclusão, para destacar seu currículo e incentivar outros profissionais. 

Conclusão

A educação corporativa é uma estratégia fundamental para qualificar seus colaboradores e destacar a empresa no mercado, potencializando diversos aspectos, como atração, engajamento, retenção e produtividade

Para tornar o desenvolvimento e a qualificação mais acessíveis às PMEs, a Sólides utilizou a tecnologia para criar a Sólides Academy, uma plataforma de educação completa com cursos online produzidos pelos maiores especialistas do mercado. 

Quer dar o pontapé para impulsionar sua empresa e gerar mais resultados? Conheça a Sólides Academy e encontre esse impulso na educação

 

retenção de talentos

 

5 1 vote
Article Rating

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

News do RH Portal

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de todas as Novidades e Tendências do Universo do RH