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7 soluções digitais para continuar trabalhando de casa durante e depois da pandemia

Estudo da FDC aponta que trabalhadores desejam continuar em home office

Um estudo da FDC com a Grant Thornton, realizado com 705 profissionais, constatou que a maioria dos trabalhadores desejam continuar no home office após pandemia. 54% deles pretendem pedir aos seus gestores a continuação do trabalho remoto.

“Desde que o trabalho remoto foi introduzido no aplicativo de idiomas Babbel, que é considerada a empresa de educação mais inovadora da Alemanha, houve um aumento de concentração e produtividade”, afirma Dorothea Herm, Diretora de People & Organisation da Babbel. Diante desse novo cenário, inovação e criatividade se tornaram elementos essenciais para as empresas, que passaram a buscar novas estratégias para estimular a colaboração remota, seja por meio de ferramentas e recursos digitais ou iniciativas que ajudam a manter a coesão das equipes.

Nova call to action

Metade dos entrevistados da pesquisa avalia que o espaço que possuem em casa e as ferramentas disponíveis são suficientes para trabalhar em casa. Apenas 15% relataram ter tido seu desempenho prejudicado diretamente por limites de infraestrutura e tecnologia.

Confira agora 7 soluções digitais fundamentais para continuar trabalhando de casa, segundo os especialistas em gestão de pessoas da Babbel.

Comunicação: Slack

Para manter contato com a equipe, colaboradores podem recorrer a plataformas profissionais de mensagens instantâneas, como é o caso do Slack. Alternativa eficiente e rápida à convencional troca de e-mails, o Slack permite que seus usuários não só discutam sobre um determinado projeto, mas também conversem informalmente.

Gerenciamento de projetos: Jira e Trello

Para organizar atividades e otimizar o tempo de trabalho de suas equipes, muitas empresas contam com aplicativos de gerenciamento de projetos, tais como o Jira e o Trello, que permitem planejar e acompanhar a evolução das tarefas a ser executadas. Essas ferramentas se baseiam em quadros de avisos eletrônicos, também conhecidos como quadros Kanban, que listam visualmente de forma simples e intuitiva cada estágio de um determinado projeto.

Gerenciamento de informações: Confluence

Para evitar que dados importantes se percam entre tantos e-mails e arquivos, empresas podem contar com a possibilidade de armazenar e organizar informações em um único lugar. Isso  pode ser feito, por exemplo, com a ajuda da plataforma Confluence, que funciona como uma espécie de Wikipédia da empresa.

Criação e armazenamento de arquivos: G-Suite

O acesso aos arquivos da empresa a partir de casa se tornou obrigatório. O G-Suite reúne vários aplicativos Google, como o Drive, por exemplo. Trata-se de uma espécie de nuvem em que as empresas podem armazenar seus arquivos. Ao oferecer recursos para a criação de documentos, planilhas e apresentações, o G-Suite é uma solução completa para quem está trabalhando remotamente. Esse serviço permite ainda que seus usuários trabalhem ao mesmo tempo em um mesmo arquivo.

Reuniões e apresentações: Google Hangouts

Para reuniões e apresentações online, as empresas podem usar o serviço de videoconferência Meet, do Google Hangouts. Essa ferramenta também é perfeita para noites de quiz, almoços, happy hours e jantares virtuais com colegas.

Gerenciamento de compromissos: Calendário do Google

Não é difícil perder a noção do tempo quando estamos trabalhando de casa. Para evitar esse inconveniente, é importante ter um registro de reuniões, tarefas e prazos. Uma ferramenta muito útil nesse sentido é o Calendário do Google, que também permite compartilhar compromissos com a equipe e colaboradores externos.

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