logo svg rh portal
Pesquisar
Close this search box.
Início > Carreira e Negócios > Sou Tecnólogo! E Agora?

Sumário

Sou Tecnólogo! E Agora?

Sou Tecnólogo! E agora?

Fala-se muito do despreparo dos “jovens” para ingressar no mercado de trabalho, da escassez de Talentos, das muitas ofertas de vagas e pouca mão de obra especializada. Tudo isso em um contexto onde estamos convivendo com a menor taxa de desemprego dos últimos anos que é de 5,5%. Interpretar o cenário e tirar vantagem disso não esta nada fácil e talvez seja por isso que a cada dia fica mais explicito a busca constante pela tão desejada Empregabilidade, fazendo com que a mesma chegue a ser objeto de desejo por muitos profissionais recém-formados em cursos de Graduação nos dias atuais. Tal fenômeno faz aumentar as necessidades de capacitação dos trabalhadores onde acaba por refletir na grande procura pelos cursos Superiores em Tecnologia: os populares Tecnólogos.

Muitos estudantes apostam na Graduação Tecnológica para tentar uma ligação mais rápida com as Organizações, uma vez que a proposta do curso é de especializar o Aluno num período médio de dois anos e meio, com o objetivo que este aplique os conhecimentos e habilidades adquiridos. É comum a atuação dos Tecnólogos em segmentos de negócios como o comércio, indústria e também o setor de serviços, muitas vezes desempenhando funções de Analistas, Supervisores e Gerentes, que por sinal é a principal missão do Curso: formar Gestores.

Distinguir Tecnólogos de Técnicos é muito fácil, embora muitas pessoas ainda confundam os termos. O que importa é saber que existem direitos reservados a este tipo de Curso Superior. Quando formado e com o diploma nas mãos o profissional consegue participar de concursos públicos de nível superior, ingressar em um MBA, Pós-graduação ou Mestrado assim como qualquer egresso de cursos como bacharelado ou licenciatura.

Quando me formei no curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos e recebi o grau de Tecnólogo, meu primeiro passo foi procurar um MBA dentro da minha área de atuação. Logo depois, entrei no site do CONSELHO REGIONAL DE ADMINISTRAÇÃO – MG para verificar como funcionava o processo de registro ao conselho, assim como anuidades, direitos, deveres e tudo mais que implica ao Registro de um Administrador.

É fato que os Tecnólogos podem chegar ao ponto máximo como Profissionais em qualquer área de atuação, mesmo concorrendo com Contadores, Administradores, Engenheiros e tantos outros profissionais qualificados. Em meu primeiro recrutamento interno, por exemplo, tive de concorrer com uma Psicóloga e mesmo perdendo a primeira vez, não desisti e hoje atuo na área como Analista. Porém quando acontece do profissional terminar a Graduação e não conseguir promoção na sua Empresa ou quando vejo que começa a procurar trabalho na área apenas depois do término do curso, costumo dizer que “Estes” não ousaram o bastante durante a graduação, de fato a não entender a dinâmica do Curso.

Abaixo listei 10 dicas de como se comportar no mercado atual como Aluno ou Profissional prestes receber o grau de TECNÓLOGO:

1 – Valorize o Networking e o contato com seus Professores e colegas de sala.

2 – Crie um blog ou use sua página do Facebook / Linkedin para postar artigos e expor suas opiniões sobre sua área de atuação.

3 – Assine uma revista que aborde temas referentes à sua Graduação e fique sempre bem informado através de sites e artigos da internet.

4 – Participe de congressos e palestras referentes à sua Graduação e peça o certificado.

5 – Mesmo não sendo obrigatório para o Curso de Tecnólogo, procure um estágio.

6 – Caso tenha formado e ainda não conseguiu Emprego na área, continue atualizando-se através de cursos e sempre tenha um cartão pessoal em mãos para entregar nesses cursos (para pessoa certa na hora certa).

7 – Não tenha medo de apresentar ao seu Superior um projeto de melhorias em sua Empresa com o foco em redução de custos ou maximização dos lucros.

8 – Aproveite o bom momento do mercado que está com uma baixa taxa de desemprego e arrisque ganhar menos para começar atuar na sua área de formação.

9 – Seja um empreendedor dentro e fora da Empresa.

10- Falar um segundo idioma é indispensável. Não é mais fator de diferenciação. Portanto invista o mais rápido possível.

Tenho certeza que ao aplicar alguns tópicos listados acima de forma que um complemente o outro, Seu sucesso como Tecnólogo estará garantido no cenário atual. O mercado precisa de profissionais com conhecimentos apurados e ao mesmo tempo com uma percepção de tudo que está a sua volta.

Não seja apenas mais um Tecnólogo que se sujeita a vagas de auxiliares ou assistentes! Sei que muitas vezes é necessário passar por estas etapas, porém, devemos colher o aprendizado e logo depois arriscar a novos desafios.

O que não pode acontecer é ficar preso à ilusão dos que não tem perspectivas e acomodar-se com tarefas simples enquanto sua formação te preparou para ser um Gestor.

Não encarem essas “dicas” como autoajuda por que isso não é minha intenção!

“O que é necessário para mudar uma pessoa é mudar sua consciência de si mesma.” (Abraham Maslow)

Vanderson Denis Pelegrino
vandersondenis@yahoo.com.br

http://vandersondenis.blogspot.com.br/

Assine a nossa Newsletter