Artigos

Sr. Coisa

“Manda quem pode obedece quem tem Juízo”. Você já deve ter ouvido essa frase ou pelomenos falar nela. Grande parte das empresas ainda são geridas por esse tipo de situação, onde os patrões sempre serão patrões e os empregado sempre serão escravos, ou melhor dizendo empregados.
Outra frase que também não sai da boca dos gestores: “Ninguém é insubistituivél”. Essa é uma versão mais moderna de “manda quem pode obedece quem tem juízo”, talvez tenha sido criada para que não seja tão impactante quanto à primeira. Quero dizer a primeira diz o seguinte: Eu pago você obedece. Já a segunda vai mais suave e diz: Olha se você não fizer o que eu mandei eu vou ter que colocar outra pessoa em seu lugar!
Grande parte ainda trata os funcionario como coisa e não como gente. Nós não substituimos gente, nós substituimos coisas. Coisas são retiradas de um lugar e outras coisas são colocadas no mesmo lugar. Quando uma grande empresa propõe abertura em domingos e feriados e os funcionarios votam contra, sempre vem à bronca de gerentes e supervisores de que os funcionarios não vestem a camisa da empresa. Mas a empresa deveria presentear a camisa e não forçar que o funcionário compre a camisa.
O que os gestores não sabem, ou sabem e não percebem, ou percebem e não se importam, (e são motivados para isso, pelas necessidades que os trabalhadores têm de se manterem no trabalho para sustento da família) é que, quem faz com que a empresa dele sobreviva, não é sua grande influência e estratégias de mercado e sim a qualidade de atendimento e prestação de serviço que ele oferece, e que depende da motivação de funcionarios. Claro que suas tomadas de decisões são imprecindiveis para o sucesso, mas não ter uma equipe motivada se torna em maiores gastos do que em lucro.
Os funcionários querem ser parte da empresa e não se sentir como parte da empresa. Eles têm maior valor do que os patrões, e não é dinheiro que motiva, dinheiro ajuda, o que os motiva é reconhecimento. Afinal a melhores empresas possuem os melhores funcionários.

Qualquer dúvida pode me contatar pelo e-mail
Geisonsilverio@gmail.com
Até breve
Geison Silvério
CRA/PE 9984
http://www.administradores.com.br/home/geison_silverio/
http://br.linkedin.com/in/geisonsilverio
http://www.rhportal.com.br/artigos/wmview.php?idc_cad=3vk3voaar

Por:

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of