Artigos

Na contramão do mercado, startup nascida na pandemia seguirá com a premissa do teletrabalho

teletrabalho

Os avanços da vacinação contra a Covid-19 no Brasil fazem com que empresários em todo o país avaliem a volta dos colaboradores aos escritórios. A 6ª edição da pesquisa “Covid-19: como será o seu retorno aos escritórios”, elaborada pela KPMG, ouviu a intenção de retorno e destacou que 40% dos entrevistados apontaram que têm intenção de voltar já no primeiro semestre de 2022. A intenção, no entanto, é manter um regime híbrido: 29% devem manter o teletrabalho duas vezes por semana e outros 29% optaram por três vezes.

Ao mesmo tempo, a consultoria Robert Half, especializada em Recursos Humanos, ouviu os colaboradores: 67% dos entrevistados sabem que é possível realizar seu escopo de trabalho em casa e 49% apontaram uma melhora no equilíbrio entre trabalho e vida pessoal por não haver necessidade de deslocamento.

Nova call to action

No iDinheiro, startup do grupo CASH3 (Méliuz, Picodi, Promobit e Melhor Plano) que tem a missão de auxiliar milhões de brasileiros na contratação de serviços financeiros, o regime adotado desde a criação da empresa, há pouco mais de um ano, é o de teletrabalho. E mesmo com os avanços da campanha de vacinação no Brasil, não existe a intenção de retorno.

De acordo com o Diretor Executivo do iDinheiro, Lucas Tavares, o regime de teletrabalho elimina a barreira geográfica que existe para os negócios que precisam do colaborador trabalhando no escritório da empresa. Atualmente, os 31 funcionários da empresa estão espalhados por 10 estados do Brasil. “Em um nicho tão competitivo por mão de obra qualificada como o nosso, eliminar as barreiras geográficas passa a ser um diferencial competitivo muito importante. Precisamos de grandes talentos e estamos dispostos a encontrá-los onde estiverem”, aponta.

É o caso do Desenvolvedor de Software Filipe Louzano que, no momento da entrevista, estava em Paraty, no Rio de Janeiro, mas tem outros quatro destinos em mente: Rio de Janeiro, São Paulo, São José do Rio Preto e Serra do Cipó. Ele descreve o seu estilo de vida como o de um nômade e acredita que os benefícios são maiores do que os pontos negativos. “Na minha visão, o único benefício de trabalhar presencialmente é conhecer as pessoas e ter uma vida social mais ativa”, diz.

A Analista de Marketing Amanda Gusmão, de Belo Horizonte, acrescenta os desafios em trabalhar em casa com a família: “Os momentos fofos, de carinho é claro, são deliciosos. Mas, se eu posso destacar o que mais impactou positivamente na nossa relação e me faz muito feliz nesse modelo, é o fato de estar presente nos momentos difíceis. Quando eles estão inseguros, chateados, irritados com alguma coisa. Estar junto nessas horas e, exercer a maternidade e o apoio, é o que acho de mais precioso”, aponta.

A head de RH do Méliuz, Lorena Puppo, aponta que a liberdade de escolha é um dos principais pontos a se valorizar, seja no modelo do teletrabalho, adotado pelo iDinheiro, ou pelo Híbrido, adotado pelo Méliuz. “Conseguimos oferecer maior liberdade para o colaborador não apenas sobre o local físico em que ele pretende estar trabalhando, mas oferecendo também a possibilidade de se organizar a respeito dos melhores horários e rotina que faz mais sentido para cada um”.

O fato do iDinheiro ser uma startup que nasceu remotamente, na pandemia, foi importante para que toda a agenda e processos operacionais sejam pensados na produtividade e não em um regime de horas.

“Não controlamos a jornada do colaborador. Investimos tempo no desenvolvimento das pessoas e da liderança, para que cuidem da saúde dos nossos colaboradores; estabelecemos metas trimestrais que também visam a saúde mental e física das pessoas e trazemos o tema para discussão no nosso dia a dia, seja com nosso time interno ou convidando profissionais externos”, aponta Tavares.

Continue a sua leitura e saiba como serão as relações de trabalho no pós-pandemia.

 

desenvolvimento de talentos

5 4 votes
Article Rating

Newsletter

Receba notícias do RHPortal por email

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments