Artigos

TÉcnica De Venda: A.i.d.a.

Essa técnica de venda foi desenvolvida por St. Elmo Lewis em 1898. Como percebemos a técnica é antiga, porém, seus conceitos são atuais e você deve usar a partir de hoje para que as vendas sejam um sucesso! Que tal conhecer o passo a passo da Técnica A.I.D.A.?
A – ATENÇÃO: precisamos chamar a atenção do potencial consumidor. Devemos ser educados e cumprimentar mesmo que com um gesto de cabeça ou sinalizando com a mão para que o cliente entre ou aguarde. Jamais devemos ignorar um cliente. Não seja um vendedor desatento. Fica a dica: idosos gostam ainda mais de atenção e paciência. Dê a eles o que precisam e eles se tornarão clientes fieis, irão comprar só de você.
I – INTERESSE: o cliente deve se manter interessado pelo que você demonstra ou fala. Acompanhe o olhar e a expressão corporal dele, esses sinais dirão se você está retendo a atenção. Fale das características do produto e dos benefícios relacionados a ele. È um bom momento para destacar a relação custo x benefício.
D – DESEJO: Despertar o desejo de comprar é passo fundamental para o fechamento da venda. Mostre ao cliente o catálogo e o produto. Deixe que ele toque, sente, sinta, cheire, manuseie, tire o produto da caixa, permita que o cliente faça um “test drive” se possível.
A – AÇÃO: para fechar o pedido o vendedor não pode ter receio de perguntar pelo fechamento da venda. Questione seu cliente. Seguem dicas de perguntas para induzir o fechamento da venda: “e então Sr. Ou Sra. vamos levar o produto?” “ para comprar como prefere o pagamento?” “não tenho muitas unidades em estoque quem sabe o Sr. ou Sra. leva agora o produto para não ficar sem?”
Encaminhe suas dúvidas e sugestões de tema para: aline.lentz@ibest.com.br.
Adm. Aline Lentz, Bacharel em Administração CRA 11.774 SC, Pós-Graduada MBA-Gerência Financeira, Educadora de Educação Profissional e Cursos Técnicos.

Por:

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of