Artigos

Técnicas de entrevista

A entrevista é uma conversa intencional, geralmente entre duas pessoas, embora por vezes passa envolver mais pessoas, dirigida por uma das pessoas , com o intuito de obter informações sobre a outra.
A entrevista é a técnica mais utilizada em um processo de seleção, o que se deve a :
– Baixo custo.
– Facilidade de aplicação e adaptação.
– Riqueza de informações, impressões e sensações sobre o candidato.
– Contato direto com o candidato.
A entrevista de acordo com o momento que ela é utilizada pode atender objetivos distintos, é comum o uso de entrevistas estruturadas com perguntas pré formuladas, ao final o candidato passa por uma entrevista com o gestor da área na qual trabalhará caso seja admitido, o que possibilita identificar se o candidato se adaptará a cultura da empresa. A entrevista final normalmente não segue um roteiro, assumindo a forma quase de um bate papo entre gestor e candidato.
Entre tantas técnicas, serão citados alguns tipos de entrevista de seleção:
– Entrevista não estruturada: não dirigida, informal.
Desvantagem: esquecimento por parte do entrevistador da abordagem de algum ponto importante.
– Entrevista planejada: utilizada com freqüência nos processo seletivos, leva melhor conhecimento do candidato, formulação de questões abertas.
Vantagens: evita o esquecimento por parte do entrevistador, permite estabelecer uma maior empatia com o candidato.
– Entrevista comportamental: entrevista por competências, avaliação das habilidades do candidato, requer planejamento detalhado, e descrição detalhada sobre a vaga.
– Entrevista situacional ou de simulação: exercícios ou simulações de situações permite avaliar como o candidato reage a determinadas situações.
– Entrevista de triagem, ou pré-seleção: permite que o entrevistador elabore uma primeira impressão do candidato, feita com um questionário, onde poderá ser verificado se o candidato possui os requisitos mínimos para a vaga.
– Entrevista de avaliação: verifica a necessidade de treinamento, classificação e habilitação do funcionário para promoção.
– Entrevista de ação disciplinar: utilizada quando o funcionário realiza alguma ação ou adota um comportamento que fere o código de conduta da empresa.
– Entrevista de desligamento: utilizada em caso de afastamento voluntário ou demissão, com o objetivo de obter informações sobre o motivo do desligamento do funcionário.
– Dinâmicas e jogos em seleção: as dinâmicas de grupo tem se popularizado como técnica de seleção e elas podem ser realmente muito úteis se forem capazes de criar uma condição para que os candidatos mostrem as competências que se deseja avaliar.
A principal vantagem em relação à entrevista é que na dinâmica pode-se observar o candidato se comportando.
Por exemplo: propondo para um grupo de candidatos que executem uma tarefa, é possível observar como trabalham em equipe, numa situação similar a do trabalho que executará caso venha a ser contratado.

Tainara Leite Martins.

5 2 votes
Article Rating

Nova call to action

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
trackback

[…] teste situacional também pode ser executado sob o formato de entrevista. Nessa avaliação, o recrutador vai estimular o candidato a relatar situações críticas já […]