Artigos

Tecnologia em RH e Gestão

A área de Recursos Humanos concentra os principais valores de uma empresa e necessita de investimento para o gerenciamento estratégico do capital humano. A gestão efetiva do talento humano é uma competência crítica – e diversas organizações estão utilizando as soluções de Tecnologia da Informação para atingir seus objetivos. O que as empresas buscam são softwares modernos, completos e fáceis de usar e que, além disso, atendam as áreas Estratégicas, Táticas e Operacionais.

E como as mudanças, inovações e transformações tecnológicas não param, muito pelo contrário – estão em ritmo crescente e acelerado, é preciso atualizar-se continuadamente. O objetivo das empresas de TI passa a ser então buscar sempre os melhores e mais avançados recursos tecnológicos para desenvolvimento de seus produtos.

É preciso alinhar os objetivos e resultados de cada setor com a missão e visão da organização. E muitos softwares hoje em dia já conseguem emitir indicadores e gráficos estatísticos que possibilitam essa integração.

Referencial de empresa em Soluções de Tecnologia da Informação para Gestão Empresarial, a Solides busca sempre a inovação e liderança em todos os produtos e processos a que se propõe desenvolver. Possui em sua cartela de clientes importantes empresas do mercado, como: CBF, Pão de Açúcar, Banco do Brasil, Belgo, TAM, Sadia, Correios, Petrobrás, entre outros.

A empresa atua no segmento de Gestão de Pessoas e Agronegócios, tendo já atendido mais de 30.000 clientes em todo o Brasil e em vários países do mundo. Como reconhecimento de seu trabalho, a Solides foi finalista no Prêmio Sebrae MPE Brasil 2011 – Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas, entre quase 5.000 inscritas. Recebeu a premiação na categoria Serviços de Tecnologia da Informação e o prêmio de Inovação em Qualidade de Gestão.

Assim como a Solides, diversas empresas estão se especializando no desenvolvimento de tecnologia, inclusive de softwares. Isso mostra que a tendência é unir cada vez mais a tecnologia à gestão de pessoas e gestão de competências. E a principal vantagem de se adotar a Gestão por Competências é que a metodologia permite focar o negócio e a estratégia adotada pela organização, desdobrados em competências humanas.

A área de Recursos Humanos está passando por uma fase de transição – de uma atuação predominantemente operacional para modelos mais estratégicos de Gestão de Pessoas. Neste contexto, a implementação de tecnologias vem sendo considerada uma maneira de viabilizar novos arranjos organizacionais de gestão. A tecnologia pode ser ferramenta útil na consolidação de novas estratégias na medida em que interaja com outros aspectos organizacionais para a emergência de novo sistema social.

Por Patrícia Jales

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of