Artigos

Tecnologia nas empresas: Entenda como será o futuro do RH

tecnologia nas empresas

O uso e implementação de tecnologia nas empresas não é uma novidade, e muito se debate quais os impactos que as inovações causam na produção e comercialização de bens e serviços.

Entretanto, a tecnologia aplicada nas organizações vai muito além dos processos produtivos e de vendas de um compressor parafuso, por exemplo, ela pode impactar grandemente a gestão de pessoas e os processos de recursos humanos. Neste artigo vamos entender melhor como será o futuro do RH e as tecnologias que virão.

Nova call to action

Acompanhe a tecnologia nas empresas!

RH MAIS ESTRATÉGICO

Aliando soluções de tecnologia com uma mudança na mentalidade dos gestores e cultura da empresa é possível tornar o setor de RH mais estratégico. Isso significa aplicar diferentes técnicas que permitem criar um ambiente corporativo no qual as pessoas desejam trabalhar.

Um bom sistema pode ajudar a analisar dados importantes sobre o comportamento e perfil dos colaboradores e até mesmo de candidatos. Conhecendo melhor as habilidades pessoais e capacidades técnicas de cada pessoa é possível direcioná-las para cargos e atividades compatíveis, melhorando a produtividade e bem-estar.

MUDANÇA DE FOCO

Com a introdução de sistemas voltados para a gestão de pessoas será possível automatizar tarefas burocráticas e repetitivas como controle de ponto, faltas, prazos de férias entre outras.

Isso colabora com o item anterior e possibilita que os colaboradores do setor de RH foquem em atividades mais estratégicas e menos operacionais. Com facilidade de acesso aos dados dos colaboradores, qualquer tomada de decisão que o gestor precise fazer fica mais ágil.

GESTÃO BASEADA EM DADOS

Conhecendo o perfil de suas equipes e tendo acesso fácil aos dados referentes a cada colaborador, como desempenho de vendas de batedeira industrial, por exemplo, a gestão de pessoas torna-se baseada em fatos e dados concretos e pode-se minimizar os impactos emocionais e afetivos em uma tomada de decisão importante.

Independente se for no momento de recrutamento e seleção, na gestão das equipes ou até mesmo na hora de um eventual desligamento. Os dados que orientarão a decisão a ser tomada e não mais a intuição e outros métodos não mensuráveis.

FOCO NOS COLABORADORES

Sabe-se que grande parte do sucesso de uma empresa passa pelos funcionários, afinal eles são a força que movimenta qualquer organização. Seja na produção, atividades administrativas ou de atendimento ao público, cada membro da equipe desempenha uma importante função para manter a qualidade dos serviços prestados pela empresa.

Tendo sistemas de gestão adequados é possível garantir que sejam oferecidos treinamentos em áreas estratégicas e criação de campanhas assertivas com foco na motivação dos funcionários.

Garantir a qualificação e a motivação da equipe pode refletir de maneira significativa no cumprimento de metas e na percepção que os clientes têm da qualidade do produto ou serviço prestado, como o fornecimento de chave de nível, por exemplo.

Com a implementação de tecnologias no RH é possível criar uma gestão de pessoas mais humanizada. Torna-se viável conhecer melhor a equipe e entender quais as necessidades pessoais de cada um, colaborando para que os funcionários consigam atingir seus objetivos particulares e de carreira.

As transformações digitais do setor de RH de uma empresa não acontecem de uma hora para outra e não dependem exclusivamente de tecnologias, mas também de uma mudança de mentalidade, por isso é importante não deixar para depois esse processo pois sua empresa pode ficar para trás e perder boas oportunidades.

Já que estamos falando sobre tecnologia nas empresas, quer saber mais sobre a transformação digital e os times híbridos? Então acesse agora o nosso artigo completo!

Esse artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais. Entre em contato para conhecer melhor os serviços da empresa.

gestão de talentos

 

0 0 votes
Article Rating

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments