Artigos

Tecnologia X Rh

Ao levar meu filho a um evento de jogos, o XMA, fiquei surpreso com a reação dele ao ir buscá-lo no término do evento. Ele parecia estar nas nuvens, encontrava-se em estado de “flow”, o que me chamou a atenção para o poder que a tecnologia exerce sobre a nova geração.
Trazendo essa experiência para o nosso cotidiano, me peguei pensando na quantidade de tecnologias que hoje estão, literalmente, na palma da mão, os smartphones, por exemplo, que de forma natural, ou nem tanto, passaram a fazer parte das nossas vidas.
Para os profissionais que atuam na área de recursos humanos, e aqui vou focar somente a área de folha de pagamento, o conhecimento de tais tecnologias e suas “combinatividades”, como diz Murilo Gun, pode fazer toda a diferença na execução de suas tarefas.
Equipamentos como os relógios utilizados pelos praticantes de corrida são denominados “wearable tech”, termo utilizado para roupas e acessórios que permitem que os usuários entendam e meçam seus movimentos, localização, frequência cardíaca e até mesmo padrões de sono.
Mensalmente nos deparamos com a necessidade da elaboração da folha de pagamento nas nossas empresas e, com ela, todas as particularidades e agrupamento de informações necessárias: Faltas, atrasos, pagamento de horas extras, dentre outras, compõem o pacote de processamento.
Utilizar nesses processos tecnologias para que os envolvidos façam o input dessas informações de forma menos repetitiva pode trazer, além de um ganho financeiro, uma maior eficiência para a empresa, proporcionando também o acesso às informações de forma descentralizada e autônoma, não dependendo mais os envolvidos de apenas uma fonte de informação: O Departamento de Pessoal.
Como andam seus conhecimentos em relação às facilidades tecnológicas disponíveis? Pense nisso e quem sabe no próximo fechamento você tenha mais tempo livre para chegar em casa há tempo de disputar uma partida de vídeo game com o seu filho também.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of