logo svg rh portal
Pesquisar
Close this search box.
Início > Treinamento e Desenvolvimento > 10 tendências de treinamento e desenvolvimento para 2023

Sumário

10 tendências de treinamento e desenvolvimento para 2023

A cada ano novas tecnologias e metodologias vão surgindo e colaboram para aprimorar o aprendizado na educação corporativa. E, pensando em 2023, já existem novas tendências de treinamento e desenvolvimento para o ano que vem.

Se você trabalha na área de recursos humanos ou é responsável pela capacitação dos colaboradores da sua empresa, sabe o quanto é indispensável contar com a ajuda de profissionais nesta trajetória. Para isso, entenda neste artigo, quais são as tendências para o próximo ano, a sua importância e não deixe de aplicá-las em seus programas de T&D. Acompanhe!

Um mundo de possibilidades nas tendências de Treinamento e Desenvolvimento

tendências de treinamento e desenvolvimento

No fim de agosto, em parceria com o RH Portal, foi realizado o webinar “Tendências de Treinamento e Desenvolvimento para 2023.” Nele, a consultora de soluções educacionais Mara Montes da EADSKILL e a especialista em educação corporativa da Sólides Sílvia Mara apresentaram um leque com 10 tendências para a área de T&D.  Continue a leitura e confira como cada tendência pode ser importante na sua estratégia para 2023!

1. Lifelong learning

O termo em inglês lifelong learning significa “aprendizado ao longo da vida”. E este conceito está cada vez mais em alta, prometendo ser, também, uma das tendências de treinamento e desenvolvimento para 2023. Lifelong learning nada mais é do que o desenvolvimento contínuo de conhecimentos e habilidades que as pessoas experimentam além da educação formal.

2. Lifewide learning

O lifewide learning é tudo o que se aprende em diferentes espaços simultaneamente. É, literalmente, o aprendizado através da vida de um indivíduo a qualquer momento. Vamos explicar melhor: tudo o que acontece ao nosso redor, seja em casa, no trabalho, em algum momento de lazer, proporciona algum aprendizado, alguma descoberta. Isso é lifewide learning.

3. Treinamentos híbridos

O ensino híbrido mistura os métodos pedagógicos de ensino a distância com os do presencial. Assim, ele alia as possibildiades e vantagens das duas metodologias, visando aprimorar os processos de desenvolvimento e treinamento dos colaboradores. Com os novos modelos de trabalho em prática: remoto e híbrido, esta é também uma das tendências de treinamento e desenvolvimento para o próximo ano.

4. Lifow (Learning in the Flow of Work)

O Lifow é um conceito criado por Josh Bersin, um dos analistas e influenciadores mais renomados da indústria global de Recursos Humanos. Ele defende que para que haja uma cultura de aprendizagem contínua é necessário que os recursos de aprendizagem estejam disponíveis dentro de seu fluxo de trabalho. Só assim, de forma organizada e contextualizada, o colaborador conseguirá incluir o seu desenvolvimento como parte de suas tarefas.

5. Treinamentos imersivos

As tecnologias vêm com força total para engajar e reter o colaborador nos programas de treinamento. Por isso, os treinamentos imersivos, onde a pessoa se sente parte da história, são uma tendência em alta para 2023. Os exemplos que podemos citar são: metaverso, realidade virtual (RV), realidade aumentada (RA) e holografias.

6. Personalização e flexibilização da aprendizagem

Como nem todos aprendem da mesma maneira, a personalização e flexibilização da aprendizagem colabora para que todos tenham as mesmas chances de aprendizado.

Neste contexto, o colaborador é colocado como centro das atenções. Ou seja, são criadas trilhas de estudos personalizadas com tudo o que ele precisa para seguir o próprio caminho.

7. Plataformas de aprendizagem

O uso das plataformas de aprendizagem só tende a crescer.. Essas ferramentas possibilitam que o colaborador acesse os treinamentos a qualquer hora e lugar. Aqui na EADSKILL, com o LMS Next, é possível criar conteúdos didáticos, estruturar trilhas de aprendizagem, aplicar estratégias de gamificação e muito mais.

8. Influência das redes sociais nos treinamentos

É inegável o quanto as redes sociais influenciam em nosso dia a dia. E na educação corporativa isso não é diferente. Ao observar o poder de persuasão que um digital influencer tem, por exemplo, na vida das pessoas, por que não utilizar o trabalho dele como estratégia nos programas de treinamento e desenvolvimento?

9. Inteligência artificial e Big Data

A inteligência artificial na educação corporativa é uma tendência que acompanha a ampliação da IA, dos chatbots e dos assistentes virtuais no dia a dia das pessoas. Esses contextos na educação promoverão momentos de interação e aprendizado compartilhado. Já o Big Data na educação promete revolucionar as experiências de aprendizagem e impactar as decisões instrucionais através do uso dos dados gerados nos ambientes de aprendizagem.

10. Edutretenimento ou Edutainment

Nada mais é do que a fusão do entretenimento com a educação. É usar vários formatos diferentes, como séries, documentários, storytelling, quizzes etc, com um único objetivo: ensinar de forma divertida.

Conclusão

Agora que você já está por dentro das tendências de treinamento e desenvolvimento para 2023, está na hora de planejar os programas de T&D da sua empresa para o ano que vem.

Antes de tudo, não se esqueça de realizar um levantamento das necessidades de treinamento. A partir de então, inclua as tendências citadas acima em seu programa.

E lembre-se de contar com ajuda profissional para impulsionar seus treinamentos. Temos diversas soluções. Venha conversar conosco para entender mais sobre elas.

desenvolvimento e treinamento de pessoas
Camila Rocha, é uma profissional experiente em publicidade. Com formação pela Fumec, ela coordena atualmente a BU de Educação na Sólides Tecnologia, onde trabalha há 6 anos. Sua expertise em liderança e estratégias de educação corporativa tem sido fundamental para impulsionar o crescimento e o desenvolvimento dos colaboradores.
Assine a nossa Newsletter