Artigos

Teoria 5E’s para construção de um negócio próprio

Teoria 5E’s para construção de um negócio próprio

Não é raro encontrarmos pessoas insatisfeitas com suas vidas profissionais, principalmente quando já desenvolvem suas carreiras há algum tempo, contudo sem obter consistentemente os resultados desejados.
Como costumo observar e estudar muito o comportamento humano cheguei à conclusão que atingir os objetivos por mais distantes que pareçam, não é algo tão difícil nem tampouco impossível.
A teoria 5E’s pode ser facilmente aplicada em seu cotidiano em qualquer negócio ou setor no qual se deseja chegar a resultados satisfatórios em termos de realização.
São atitudes simples, facilmente incorporadas no cotidiano e que farão grande diferença na vida pessoal e profissional de quem decidir aplicar!

1 – ESCUTAR
Algumas pessoas apenas ouvem ao invés de escutar. Escutar requer de nós boa vontade e disciplina.
Quando estiver conversando com alguém, olhe a pessoa nos olhos, preste atenção somente ao que ela tem a dizer e procure conectar-se ao sentido e conteúdo da conversa o máximo possível.
Escutar compreende ouvir, entender e absorver inclusive críticas a respeito de algo que pode ser melhorado em seu trabalho ou em seu comportamento. Quando escutamos atentamente o que o outro tem a nos dizer, somos capazes de acompanhar o raciocínio e entender a visão do outro sobre nós ou sobe nosso negócio.
Você se lembra de quando frequentava a escola ou algum curso que tenha feito, quando o professor começava a explicar o assunto da aula daquele dia? A compreensão se tornava muito mais fácil quando prestávamos total atenção à explanação, sim ou não?
Tudo o que se compreende se torna mais fácil praticar e compartilhar.

2 – Estudar
Esteja disposto a conhecer detalhadamente sobre aquilo a que se dedica. Leia muito sobre seu negócio, veja os vídeos dos especialistas, frequente reuniões e cursos.
Se o seu negócio é sobre produtos, experimente, conheça os componentes da fórmula, conheça os benefícios oferecidos.
É impossível falar do que não se conhece. Conheça e se torne especialista no que você vende.
Conhecimento não ocupa espaço e é o único bem que ninguém lhe rouba.

3 – EXECUTAR
Essa é a etapa em que as coisas começam a dar resultados de verdade. Depois que você desenvolveu alguma habilidade sobre seu negócio, comece. Não espere as condições mais favoráveis do mundo, pois elas nunca estarão completamente ao nosso alcance. Está com medo, inseguro, insatisfeito, cheio de incertezas? Comece assim mesmo.
Só a prática leva à perfeição, afinal, as pessoas às quais você vai apresentar seu negócio sabem menos que você.
Demonstre firmeza nas palavras e convicções e tudo fluirá.
Seja crítico consigo após cada explanação e o aprimoramento virá como consequência.
Aquele velho clichê cabe aqui: uma caminhada por mais longa que seja, começa sempre com o primeiro passo. Comece agora!

4 – Exemplo
Não espere que alguém faça o que você quer apenas porque suas palavras são convincentes. As pessoas farão aquilo que você faz e isso por um motivo bem simples: pessoas querem o que você tem.
Convença pelo exemplo.
Se você diz que determinada marca de shampoo que você vende é excelente para os cabelos, mas em sua casa você usa outro… Desculpe, você não vai vender.
E isso vale para qualquer prática pessoal: se deseja que alguém faça algo que você acredita, faça primeiro.
Exemplos convencem pelos resultados, palavras não.

5 – Ensinar
Tudo o que aprendemos pode ser ensinado.
Procure ensinar as pessoas à sua volta compartilhando suas experiências, suas teorias, seu conhecimento acadêmico.
Conhecimento não compartilhado é vão. Não seja como um livro esquecido em biblioteca: Conteúdo sem aplicação é ignorância e involução.
Mais um clichê cheio de sabedoria: quanto mais se ensina, mais se aprende: o saber ensinar é uma via de mão dupla, enriquecem os dois lados na troca de experiências.

Se deseja resultados rápidos, comece imediatamente.
Sucesso!!

Fernanda Vaitkevicius – Coach e Executiva MASTER MMN

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of