Artigos

Teoria estruturalista da administração e a organização como unidade

teoria estruturalista

O conceito de unidade se refere há apenas um ou seja as organizações, a empresa do século XXI se subdividem em departamentos. Esses departamentos se subdividem em pessoas que ali se encontram realizando suas atividades.

Contudo para uma empresa crescer e se tornar destaque no mercado vigente e crescente do momento ela deve se tornar única um sistema único de relação.

Nova call to action

Os colaboradores devem ser inteirados ao meio sem existir egoísmo devemos saber bem quem contratamos para realizar determinados serviços em nossas empresas , isso que a teoria administra TVA estruturalista diz que a empresa deve Se tornar um sistema único.

A teoria estruturalista visa a construção do todo e não apenas a soma, estruturando um pirâmide firme .Surgiu por volta dos anos 50, quando os empresários viram que suas empresas já não davam lucro como antes.

E isso era devido a estrutura trabalhista e o clima organizacional da empresa, os ambientes se tornavam cada vez menores horas trabalhistas cada vez maiores.

A teoria estruturalista veio absolutamente para interpor todos os departamentos e o ambiente de trabalho, cada dia que passa os departamentos sim um dependem do outro como uma pirâmide que necessita da base para se sustentar.

Flexibilidade no ambiente de trabalho

Nada como flexibilidade para garantir o sucesso de empresas no mercado, para isso o ontem organizacional deve estar ligado diretamente a alguns pontos.

Como por exemplo ter visão ampla das relações vigentes, ser atento ao que acontece em sua empresa para que não haja desmoronamento por parte dos departamentos.

O ponto principal disso? A teoria estruturalista vem caminhando juntamente com a teoria das relações humanas que visa o trabalhador não apenas como um simples empregado e sim como ser humano.

Visado que o ser humano possui também necessidades, emoções auto realização e é nesse momento que a teoria das relações humanas consegue transformar o simples trabalhador em parceiros e os funcionários em colaboradores.

A partir daí, então, os trabalhadores começam a formar sindicatos e entram para as salas dos gestores para tomar decisões juntamente com a junta administrativa, e isso porque o trabalhador se sentia motivado se sentia importante dentro da organização.

Teoria estruturalista x teoria das relações humanas

Por isso que afirmo que a teoria das relações humanas e estruturalistas são irmãs, uma visando o bem-estar da organização e seus colaboradores interno, o ambiente trabalhista é o clima organizacional esta diretamente ligado ao lucro da empresa.

Se o colaborador não estiver motivado, e se o ambiente de trabalho não for agradável e não atender as necessidades básicas fisiológicas do ser humano como por exemplo, banheiro nulamente, equipamentos de segurança como os trabalhadores conseguiram trabalhar e dar lucro para a empresa.

Sendo assim que concluo os gestores do século XXI só tem a ganhar se implementarem a teoria estruturalista e a das relações humanas em suas empresas pois cuidando bem dos seus colaboradores e do clima organizacional, a empresa se tornará um sistema único onde todos saem ganhando.

Leia mais sobre o ciclo de vida de uma empresa e conheça suas fases.

Autor: Gustavo Thayllon é articulista,colunista,escritor, técnico em informática, coach e estudante de ciências contábeis com artigos escritos regularmente e publicado por inúmeros veículos de comunicação digital, e possui uma grande visibilidade na internet e nos principais sites de pesquisa

gestão de equipes

 

5 1 vote
Article Rating

Por:

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments