Artigos

Teoria estruturalista da administração e a organização como unidade.

O conceito de unidade se refere há apenas um ou seja as organizações , a empresa do século XXI se subdividem em departamentos e esses departamentos se subdividem em pessoas que ali se encontram realizando suas atividades . contudo para uma empresa crescer e se tornar destaque no mercado vigente e crescente do momento ela deve se tornar única um sistema único de relação . Os colaboradores devem ser inteirados ao meio sem existir egoísmo devemos saber bem quem contratamos para realizar determinados serviços em nossas empresas , isso que a teoria administra TVA estruturalista diz que a empresa deve Se tornar um sistema único.
A teoria estruturalista visa a construção do todo e não apenas a soma , estruturando um pirâmide firme .Surgiu por volta dos anos 50, quando os empresários viram que suas empresas já não davam lucro como antes , e isso era devido a estrutura trabalhista e o clima organizacional da empresa , os ambientes se tornavam cada vez menores horas trabalhistas cada vez maiores . E a teoria estruturalista veio absolutamente para interpor todos os departamentos e o ambiente de trabalho , cada dia que passa os departamentos sim um dependem do outro como uma pirâmide que necessita da base para se sustentar .
Nada como flexibilidade para garantir o sucesso de empresas no mercado , para isso o ontem organizacional deve estar ligado diretamente a alguns pontos ,como por exemplo ter visão ampla das relações vigentes , ser atento ao que acontece em sua empresa para que não haja desmoronamento por parte dos departamentos .
A teoria estruturalista vem caminhando juntamente com a teoria das relações humanas que visa o trabalhador não apenas como um simples empregado e sim como ser humano , visado que o ser humano possuem também necessidades , emoções auto realização e é nesse momento que a teoria das relações humanas consegue transformar o simples trabalhador em parceiros . os funcionários em colaboradores , a partir daí então que os trabalhadores começam a formar sindicatos e entram para as salas dos gestores para tomar decisões juntamente com a junta admi9nistrativa , e isso porque o trabalhador se sentia motivado se sentia importante dentro da organização .
Por isso que afirmo que a teoria das relações humanas e estruturalistas são irmãs , uma visando o bem estar da organização e seus colaboradores interno , o ambiente trabalhista é o clima organizacional esta diretamente ligado ao lucro da empresa , se o colaborador não estiver motivado , e se o ambiente de trabalho não for agradável e não atender as necessidades básicas fisioogicas do ser humano como por exemplo , banheiro nulamente , equipamentos de segurança como os trabalhadores conseguiram trabalhar e dar lucro para a empresa , e é assim que concluo os gestores do século XXI só tem a ganhar se implementarem a teoria estruturalista e a das relações humanas em suas empresas pois cuidando bem dos seus colaboradores e do clima organizacional , a empresa se tornara um sistema único onde todos saem ganhando .

Autor : Gustavo Thayllon é Articulista,colunista,escritor,tecnico em informatica,coach e estudante de ciências contabeis com artigos escritos regularmente e publicado por inumeros veiculos de comunicação digital, e possui uma grande visibilidade na internet e nos principais sites de pesquisa

Site : www.gustavoalbino.net

Por:

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of