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Sumário

Você sabe administrar sua raiva? Faça o teste

Saber administrar sua ira é fundamental, não apenas em seu ambiente de trabalho, como também no relacionamento pessoal e familiar. Faça o teste e veja as oito dicas que irão ajudá-lo a gerenciar a raiva.

Este teste revela em que pé está sua capacidade de administrar seus sentimentos de ira. Para que o resultado seja fidedigno use de máxima sinceridade e responda às perguntas levando em conta como você realmente é, e não como você pensa que deveria ser.

“Raiva é um ácido que faz mais mal ao recipiente que o contém, do que no vaso em que é despejado.” Mark Twain, escritor americano.

Como saber se você tem problemas de raiva?

Só é possível saber se você tem problemas de raiva através de um teste. De modo que, você consiga identificar através do teste de raiva se o seu comportamento está dentro dos parâmetros normais ou se é hora de procurar ajuda.

Ter crise de raiva é prejudicial não só para você mesmo, que fica com o humor alterado como também para todos que te cercam. No ambiente pessoal e profissional saber controlar a raiva e agressividade é fundamental para evitar transtornos.

Uma vez que, ninguém deseja ficar perto de alguém que tem crise de raiva e fica incontrolável. Portanto, é útil identificar o problema, procurar ajuda e tratar caso realmente tenha problemas de raiva.

Como fazer o teste de raiva?

Profissionais fazendo teste de raiva na prática.

É possível fazer o teste de raiva com um profissional capacitado em psicologia. Todavia, você também pode fazer o seguinte teste para ter uma noção se realmente precisa de ajuda:

Leia as perguntas e responda sinceramente:

  • S = SIM
  • N = NÃO
  • AV = ÀS VEZES
  1. Controlo facilmente minha raiva.
  2. Me irrito frequentemente com as pessoas de minha intimidade, ou que me são próximas.
  3. Quando enfrento uma situação irritante ou de conflito, imediatamente procuro me acalmar, e me concentro em adotar ações práticas e úteis.
  4. Quando estou com raiva tendo a gritar, praguejar e dizer coisas das quais me arrependo mais tarde.
  5. Depois de passada a raiva, procuro entender e perguntar o que aprendi de novo com toda essa situação.
  6. Se eu sei que determinada situação irá deixar-me enraivecido, de antemão eu a evito.
  7. Quando estou irado, eu dou um tempo para esfriar a cabeça (dou uma caminhada, tento ouvir música, me desligo do ambiente etc.)
  8. Quando algo me deixa irado eu tento não demonstrar, e faço de conta que não me afetou.
  9. Às vezes tenho problemas no meu trabalho por causa do meu temperamento.
  10. Eu consigo gerenciar situações conflitantes, sem me irritar, nem perder o controle emocional.
  11. Algumas vezes fico irritado ou mal-humorado sem saber o real motivo.
  12. Quando alguém é mal-educado comigo respondo na mesma moeda.
  13. Quando extravaso a raiva, mais tarde penso no que eu deveria ter feito para controlá-la.
  14. Tenho facilidade em perdoar pessoas que me machucaram ou prejudicaram.
  15. Sou do tipo “pavio curto”. Irrito-me com facilidade.
  16. Quase sempre consigo conter-me e ocultar minha raiva, mas, quando chego no meu limite, eu explodo (aí, então, não tem quem me segure).
  17. Quando uma pessoa me deixa enraivecido procuro entender os motivos pelos quais ela fez ou se comportou daquele jeito.
  18. Quando estou irritado sempre evito dar respostas precipitadas.
  19. Pratico atividades, rotinas ou hobbies que ajudam a eliminar o sentimento de raiva.
  20. Quando estou muito irritado eu reservo um tempo para encontrar alternativas e resolver o problema.

Faça sua contagem de pontos

  • Marque um ponto para cada resposta SIM dada às seguintes perguntas: 1, 3, 5, 6, 7, 8, 10, 13, 14, 17, 18, 19, 20.
  • Marque um ponto para cada resposta NÃO dada às seguintes afirmações: 2, 4, 9, 11, 12, 15, 16
  • Marque meio ponto para cada resposta ÀS VEZES.
  • Em seguida, some seus pontos.

Resultado da Avaliação

De 17 a 20 pontos

Parabéns. Você sabe o que te faz enraivecer e sabe como agir quando percebe sinais de confusão ou encrenca. Portanto, você tem ótimas estratégias para gerenciar a raiva e sabe como utilizá-las no momento certo.

De 13 a 16,5 pontos

Você consegue gerenciar a raiva em certos momentos e situações, mas perde o controle em outras ocasiões. Sabe utilizar algumas estratégias que funcionam adequadamente para você, entretanto, terá maiores benefícios se procurar entender o que causa sua raiva e que ações adotar para melhor administrá-la.

Abaixo de 13 pontos

Ao que tudo indica você tem temperamento briguento e é do tipo “não levo desaforo para casa”, o que, provavelmente, já lhe causou vários problemas, como perda de amizades, relacionamentos prejudicados e conflitos que trouxeram consequências desagradáveis. Não desanime, pois você pode aprender a redirecionar suas respostas comportamentais e gerenciar a raiva adotando as estratégias adequadas.

O que é transtorno de raiva?

O transtorno explosivo intermitente (TEI) é caracterizado pela explosão e raiva e comportamentos agressivos. Portanto, a convivência com essas pessoas é difícil.

Conhecido popularmente como transtorno de raiva, é uma condição psicológica na qual o indivíduo não consegue controlar seu impulso agressivo.

Geralmente, a pessoa desconta sua frustração em objetos ou pessoas ao redor, gerando cenas que posteriormente ocasionam arrependimento, tristeza e vergonha.

Como saber se eu tenho transtorno explosivo?

O correto diagnóstico só poderá ser dado por um profissional de saúde mental, seja um psicólogo ou psiquiatra.

Mas se você identificou o problema através do teste, tem tido dificuldade em se controlar e causado danos em suas relações, procure ajuda!

Em resumo, o transtorno de raiva é algo que prejudica a vida pessoal e profissional. Portanto, é útil procurar ajuda e tratar a condição, para que tenha autocontrole e possa beneficiar a sua rotina.

Estou tendo ataques de raiva: como gerenciar?

Por ser uma emoção natural do ser humano é impossível eliminar a raiva totalmente. O objetivo do gerenciamento da raiva é controlar e direcionar o sentimento de ira para que ela não domine o indivíduo.

Dessa forma, sua conduta não acarreta danos nos relacionamentos interpessoais e nas circunstâncias envolvidas. Confira dicas eficientes para gerenciar a raiva:

1.     Pergunte-se

Uma das formas mais eficazes de administrar a raiva é identificar as causas do enraivecimento. Pergunte-se: “O que me tira do sério e me faz enraivecer? Como eu demonstro minha raiva? Eu conto até dez, grito, jogo coisas no chão, bato portas, soco as paredes, ofendo alguém, amaldiçoo?”

Além disso, outras perguntas que podem ajudar a entender-se: “Mantenho tudo dentro de mim deixando que os problemas me devorem por dentro? Me controlo até onde posso, e depois explodo? Descarrego em alguém inocente? Uma vez que você entenda o que o faz enraivecer, você pode desenvolver estratégias para lidar melhor com a situação.

2.     Reduza as possibilidades de raiva

Embora seja impossível eliminar a raiva por inteiro, você pode reduzir a frequência de crises de raiva. Quanto menos você se irritar, maior será o controle sobre suas emoções que são causadas, principalmente, pelo estresse e pelas frustrações.

Assim, evite ambientes e situações que – você sabe de antemão – irão irritá-lo. Se determinados lugares, conversas, atividades ou circunstâncias irritam você, evite contato ou proximidade com isso sempre que puder.

Por força do seu trabalho ou da convivência familiar, nem sempre será possível afastar-se das coisas que poderão irritá-lo. Todavia, você pode identificar as situações que geram a crise e procurar meios de lidar melhor com elas.

3.     Aceite o fato de que você não pode controlar o mundo

Pessoas iradas permitem que coisas insignificantes as irritem. Qualquer coisa que lhes contradiga, fazem-nas estourar.

Portanto, estão sempre intensamente irritadas por não conseguirem controlar o mundo e as coisas saírem diferentes daquilo que imaginaram. Em resumo, é importante aceitar o fato de que não se pode controlar tudo.

4.     Aceite o fato de que nem sempre você tem razão

Pessoas iradas frequentemente sentem-se injustiçadas como se o mundo as perseguisse, dizendo: “Eles não podem fazer isso comigo”. O fato é que muitas vezes eles fazem – tenham ou não razão -, e é preciso maturidade e autoconhecimento para saber lidar com isso.

5.     Aceite o fato de que experiências negativas são inevitáveis

Experiências negativas, estresse e desacordos fazem parte da vida. Portanto, quando a pessoa aceita essa realidade, poderá também preparar-se para ela. Você é responsável pelo ambiente que cria ao seu redor.

6.     Evite o uso de linguagem negativa e atitudes radicais num confronto

Palavras ou frases como, “Nunca”, “Impossível”, “É proibido”, “Jamais”, “Você está errado”, “Discordo”, “Você está me perseguindo”, “Assim não tem jeito”, são termos de reprovação, censura, raiva.

Substitua expressões negativas pelas positivas, enfocando o que pode ser feito, quais as opções, e procure abrandar seu comportamento utilizando palavras conciliatórias.

7.     Pergunte-se: “Numa escala de zero a 10 qual a importância disso?”

Grande parte dos conflitos, más notícias ou discórdias não compensa o desgaste e a tensão que o confronto provoca.

Só para exemplificar, as pessoas se envolvem em discussões intermináveis por terem temperamento implicante e não querer “levar desaforo pra casa”. Quem procura encontra as saídas, desde que a cabeça esteja no devido lugar.

8.     Canalize a raiva

Você pode reduzir significativamente os ataques de raiva direcionando seus esforços e atenções para algo construtivo que elimine ou, pelo menos reduza, de maneira expressiva as emoções negativas. Uma vez que, você pode fazer muitas coisas para canalizar e liberar a raiva, como:

  • Fazer uma caminhada, correr, andar de bicicleta, fazer exercícios físicos, nadar.
  • Fazer, lentamente, 15 ou 20 respirações profundas.
  • Meditar ou praticar técnicas de relaxamento.
  • É muito difícil enraivecer-se quando você tem um sorriso nos lábios.
  • Perdoar e esquecer. Sem dúvidas, essas duas atitudes são as mais difíceis de executar. Mas, acredite quando você de fato perdoar alguém e colocar um ponto final na discórdia, é como se o peso de uma tonelada saísse de suas costas, e você fica com uma sensação de leveza e bem-estar.
  • Se você for uma pessoa religiosa tem outro respaldo muito potente que é a fé em Deus. Visto que,  pessoas dotadas de uma filosofia de vida e de fortes crenças espirituais são, em média, bem menos vulneráveis à raiva e ao estresse do que indivíduos que não as têm.

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