Artigos

Testes Mais Comuns Na Hora De Avaliar Um Candidato

Testes em RH

Em Recursos Humanos, os testes são muito usados para verificarem perfil pessoal e técnico das pessoas que se candidatam a uma vaga de trabalho nas empresas. Em um primeiro momento acontece a triagem de currículos, onde a empresa escolhe os mais qualificados para o cargo no sentido acadêmico e de experiência profissional, porém um conjunto de procedimentos ditam se a pessoa é a mais indicada para a vaga ou não. Também faz parte do processo de seleção a aplicação de Testes Psicológicos, Testes de Habilidades e os Testes Técnicos, que irão ajudar a escolher o candidato que possui as características exigidas pela vaga.
Entrevista

A entrevista é considerada uma etapa extremamente importante para uma seleção, pois existem mais de 50 tipos de perguntas que o recrutador pode fazer para entender como o candidato se posiciona frente a situações já vividas e perceber como pode agir em determinados momentos do dia a dia. Também verifica-se postura, apresentação pessoal, interação social, entre outros comportamentos.
Testes de Habilidades

Os testes de habilidades podem ser usados para cargos específicos, podendo avaliar idiomas, raciocínio, liderança, negociação, entre outros.
Estes testes ajudam o recrutador a analisar se o candidato possui as habilidades necessárias para a vaga ou se o candidato tem potencial para desenvolver as habilidades exigidas pelo cargo.
Os testes de habilidades podem ser aplicados como provas situacionais, onde o candidato irá demonstrar na prática seu conhecimento e seu desempenho.
Testes Psicológicos

Os testes psicológicos são instrumentos de avaliação ou mensuração de características psicológicas e são complementares aos testes de habilidades, exigindo do recrutador uma visão mais experiente e cuidadosa, por este motivo, constitui um método ou técnica de uso exclusivo de psicólogos.

São procedimentos sistemáticos de observação e registro de amostras de comportamentos e respostas das pessoas com o objetivo de descrever e/ou mensurar características e processos psicológicos compreendidos tradicionalmente nas áreas emoção/afeto, cognição/inteligência, motivação, personalidade, psicomotricidade, atenção, memória, percepção, entre outras.

A seguir alguns testes psicológicos muito comuns em avaliações de RH:

• Teste de Raciocínio Lógico;
• Atenção Concentrada;
• Teste Palográfico;
• Bateria Fatorial da Personalidade
• QUATI;
• IFP-R
• HumanGuide
• MBTI
Testes Técnicos

O teste técnico é um recurso aplicado para avaliar o grau de conhecimento dos candidatos em determinadas vagas que são exigidos conhecimentos específicos, como por exemplo, em vagas para a área da Tecnologia da Informação, em desenvolvedores de softwares. Esses testes podem ser realizados através de prova escrita ou no computador.
Automatização de Testes

Além dos testes que vimos até agora, também existem hoje, softwares que ajudam empresas a criar seus próprios testes e dar resultados muito satisfatórios e precisos. Um exemplo que trás uma confiabilidade e praticidade na hora de avaliar candidatos é o Compleo ATS. Este software oferece vários recursos que podem ajudar sua empresa a simplificar e agilizar o processo de contratação de novos funcionários através da automatização de testes.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of