Artigos

Testes úteis para o processo de recrutamento e seleção

Quais testes, de personalidade, podem ser utilizados em Recrutamento e Seleção?
RHProfiler – Apesar de não ser propriamente um teste psicológico, é uma
ferramenta fundamentada na metodologia DISC, a mais utilizada em todo o mundo
para identificação comportamental. Veja em: www.rhpro.com.br
IFP – Inventário Fatorial de Personalidade, de 18 a 60 anos, aplicação individual ou coletiva, escolaridade 2° grau;.
IHS – Inventário de Habilidades Sociais, de 17 a 25 anos, aplicação individual ou coletiva, escolaridade 2º grau;
EFS – Escala Fatorial de Socialização, de 14 a 64 anos, aplicação individual ou coletiva;
EFEx – Escala Fatorial de Extroversão de 14 a 55 anos, aplicação individual ou coletiva;
EFN – Escala Fatorial de Ajustamento Emocional/Neuroticismo, de 16 a 50 anos, aplicação individual ou coletiva;
PCL-R – Escala Hare, específico para diagnóstico de psicopatia na população forense masculina adulta;
Pirâmides Coloridas de Pfister, (projetivo), a partir de 7 anos até indivíduos idosos, aplicação individual;
Psicodiagnóstico de Rorschach (projetivo), crianças e adultos, aplicação individual;
TAT- Teste de Apercepção Temática (projetivo), a partir de 14 anos, aplicação individual;
Teste do Desenho de Família (projetivo), a partir dos 5 anos de idade, aplicação individual; (Obs. Uso permitido somente para pesquisa);
Z-Teste – Técnica de Zulliger – Forma coletiva, de 16 a 66 anos, aplicação coletiva, a partir do 1º grau.

Quais testes são utilizados para avaliação cognitiva?
Desenvolvimento do Comportamento da Criança no primeiro ano de vida (Kit completo), 1 a 12 meses incompletos de idade, aplicação individual;
CMMS – Escala de Maturidade Mental Colúmbia, para crianças com idade entre 3 anos e meio a 9 anos e 11 meses, aplicação individual;
D2 – Atenção Concentrada, de 9 a 52 anos, aplicação individual ou coletiva;
Figuras Complexas de Rey, de 4 a 7 anos, aplicação individual (Obs. Uso permitido somente para pesquisa);
SDT – Teste de Desenho de Silver, a partir dos 5 anos, aplicação individual ou coletiva;
Teste Wisconsin de Classificação de Cartas, de 6 anos e meio a 18 anos, aplicação individual;
TIG-NV – Teste de Inteligência Geral – Não Verbal, de 10 a 79 anos, aplicação individual ou coletiva;
WAIS – III – Escala de Inteligência Wechsler para Adultos, de 16 a 89 anos, aplicação individual;
WISC-III – Escala de Inteligência Wechsler para Crianças, de 6 a 16 anos, aplicação individual.

Quais testes avaliam inteligência?
TIG-NV – Teste de Inteligência Geral – Não Verbal, de 10 a 79 anos, aplicação individual ou coletiva;
WAIS – III – Escala de Inteligência Wechsler para Adultos, de 16 a 89 anos, aplicação individual;
WISC-III – Escala de Inteligência Wechsler para Crianças, de 6 a 16 anos, aplicação individual.
BPR – 5 – Bateria de Provas de Raciocínio- Forma A e Forma B, sem limite de idade, mas a escolaridade mínima é ensino fundamental (Forma A) e ensino médio (Forma B), aplicação individual ou
coletiva;
CMMS – Escala de Maturidade Mental Colúmbia, para crianças com idade entre 3 anos e 6 meses a 9 anos e 11 meses, aplicação individual;
Quais testes podem ser utilizados em Recrutamento e Seleção?
BPR – 5 – Bateria de Provas de Raciocínio- Forma A e Forma B, sem limite de idade, mas a escolaridade mínima é ensino fundamental (Forma A) e ensino médio (Forma B), aplicação individual ou coletiva;
EFS – Escala Fatorial de Socialização, de 14 a 64 anos, aplicação individual ou coletiva;
EFEx – Escala Fatorial de Extroversãode 14 a 55 anos, aplicação individual ou coletiva;
EFN – Escala Fatorial de Ajustamento Emocional/Neuroticismo, de 16 a 50 anos, aplicação individual ou coletiva;
IFP – Inventário Fatorial de Personalidade, de 18 a 60 anos, aplicação individual ou coletiva, escolaridade 2° grau;
IHS – Inventário de Habilidades Sociais, de 17 a 25 anos, aplicação individual ou coletiva, escolaridade de 2º grau;
ISSL – Inventário de Sintomas de Stress para Adultos de Lipp, a partir dos 15 anos, aplicação individual ou coletiva, sem nível de escolaridade;
Pirâmides Coloridas de Pfister (projetivo), a partir de 7 anos até indivíduos idosos, aplicação individual;
Z-Teste – Técnica de Zulliger – Forma coletiva, de 16 a 66 anos, aplicação coletiva, a partir do 1º grau.
ADT – Inventário de Administração do Tempo (é um auxiliar e não é valido se aplicado sozinho, somente junto a outros instrumentos), aplicação individual ou coletiva, sem limite de idade e escolaridade;
D2 – Atenção Concentrada, de 9 a 52 anos, aplicação individual ou coletiva

Quais testes têm correção informatizada?
IFP – Inventário Fatorial de Personalidade, de 18 a 60 anos, aplicação individual ou coletiva, escolaridade 2° grau;
IHS – Inventário de Habilidades Sociais, de 17 a 25 anos, aplicação individual ou coletiva, escolaridade 2º grau;
EFS – Escala Fatorial de Socialização, de 14 a 64 anos, aplicação individual ou coletiva;
EFEx – Escala Fatorial de Extroversão de 14 a 55 anos, aplicação individual ou coletiva;
SMHSC – Sistema Multimídia de Habilidades Sociais de Crianças, 7 e 12 anos, aplicação individual ou coletiva.
TIG-NV – Teste de Inteligência Geral – Não Verbal, de 10 a 79 anos, aplicação individual ou coletiva;

Quais instrumentos podem ser utilizados em orientação vocacional?
BPR – 5 – Bateria de Provas de Raciocínio- Forma A e Forma B, sem limite de idade, mas a escolaridade mínima é ensino fundamental (Forma A) e ensino médio (Forma B), aplicação individual ou coletiva;
IFP – Inventário Fatorial de Personalidade, de 18 a 60 anos, aplicação individual ou coletiva, escolaridade 2° grau;
Jogo das Profissões: uma forma divertida de conhecer as profissões e o perfil correspondente, sem limite de idade, mas a escolaridade mínima é ensino médio, aplicação individual ou em grupo de 6 a 20 participantes.
PIP – Programa de Informação Profissional. Trata-se de um programa que contribui com ferramentas metodológicas para que pedagogos, psicopedagogos e psicólogos desenvolvam o trabalho de orientação vocacional no decorrer do processo educativo, de maneira contínua e paralela ao desenvolvimento global dos indivíduos, respeitando as respectivas faixas etárias, orientando-os a atingirem um autoconhecimento das profissões existentes e do mercado de trabalho.

Quais testes avaliam dislexia?
Não há um único instrumento específico para dislexia, pois seu diagnóstico é de difícil formulação e exige uma avaliação multidisciplinar (com fonoaudiólogos, psicopedagogos, neurologistas, oftalmologistas, neuropsicólogos, entre outros). Existem alguns instrumentos que apresentam recursos para identificar alguns sintomas que ocorrem no quadro de dislexia (ver www.dislexia.org.br/abd/dislexia.html), são eles:
TDE – Teste de Desempenho Escolar, de 1ª a 6ª séries do ensino fundamental, aplicação individual;
CONFIAS – Consciência Fonológica, Instrumento de Avaliação Seqüencial, a partir de 4 anos de idade, aplicação individual.

Quais testes avaliam memória?
Figuras Complexas de Rey, de 4 a 7 anos, aplicação individual (Obs. Uso permitido somente para pesquisa); em neuropsicologia avalia primeiro visuoconstrução.
Teste Wisconsin de Classificação de Cartas, de 6 anos e meio a 18 anos (padronização brasileira), aplicação individual; principalmente flexibilidade mental (associada a nível de inteligência).
WAIS – III – Escala de Inteligência Wechsler para Adultos, de 16 a 89 anos, aplicação individual; subtestes específicos avaliam “modalidades” de memória.
WISC-III – Escala de Inteligência Wechsler para Crianças, de 6 a 16 anos, aplicação individual, subtestes específicos avaliam “modalidades” de memória.
(WISC- III, WAIS-III e Wisconsin, não avaliam somente memória)

Qual instrumento é indicado para avaliar psicomotricidade?
Ramain Thiers – Programa de Avaliação, a partir de 6 anos, adolescentes e adultos, aplicação individual ou coletiva;
Qual instrumento é indicado para avaliar o Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade?
TDAH – Escala de Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade, 6 a 17 anos de idade, aplicação individual.
Avaliação da Compreensão Leitora de Textos Expositivos, crianças a partir da 2ª série do ensino fundamental, e em adultos; aplicação individual.
TDE – Teste de Desempenho Escolar, de 1ª a 6ª séries do ensino fundamental, aplicação individual;
CONFIAS – Consciência Fonológica, Instrumento de Avaliação Seqüencial, a partir de 4 anos de idade, aplicação individual.
WISC-III – Escala de Inteligência Wechsler para Crianças, de 6 a 16 anos, aplicação individual;
D2 – Atenção Concentrada, de 9 a 52 anos, aplicação individual;

Qual instrumento é indicado para avaliar ansiedade e depressão?
Escalas Beck, 17 a 80 anos, aplicação individual ou coletiva;
EFN – Escala Fatorial de Ajustamento Emocional/Neuroticismo, de 16 a 50 anos, aplicação individual ou coletiva;

Qual instrumento é indicado para avaliar estresse?
ISSL – Inventário de Sintomas de Stress para Adultos de Lipp, a partir dos 15 anos, aplicação individual ou coletiva;
ESI – Escala de Stress Infantil, de 6 a 14 anos, aplicação individual ou coletiva;
ESA – Escala de Stress para Adolescentes, de 14 a 18 anos, aplicação individual ou coletiva;

Quais são os testes utilizados para avaliação neuropsicológica?
D2 – Atenção Concentrada, de 9 a 52 anos;
Figuras Complexas de Rey, de 4 a 7 anos, aplicação individual (Obs. Uso permitido somente para pesquisa);
Teste Wisconsin de Classificação de Cartas, de 6 anos e meio a 18 anos, aplicação individual;
WAIS – III – Escala de Inteligência Wechsler para Adultos, de 16 a 89 anos, aplicação individual;
WISC-III – Escala de Inteligência Wechsler para Crianças, de 6 a 16 anos, aplicação individual;
Escala Maturidade Mental Colúmbia (CMMS) – de 3 anos e 6 meses a 9 anos e 11 meses, aplicação individual
Teste de Inteligência Geral não Verbal – TIG- NV – de 10 a 79 anos, aplicação individual ou coletiva;

Quais instrumentos podem ser utilizados em um levantamento sobre as condições de saúde de funcionários de uma organização/empresa?
EFN – Escala Fatorial de Ajustamento Emocional/Neuroticismo, de 16 a 50 anos, aplicação individual ou coletiva;
Escalas Beck, 17 a 80 anos, aplicação individual ou coletiva;
IECPA – Inventário de Expectativas e Crenças Pessoais Acerca do Álcool, 16 a 74 anos, aplicação individual ou coletiva;
ISSL – Inventário de Sintomas de Stress para Adultos de Lipp, a partir dos 15 anos, aplicação individual ou coletiva;
QSG – Questionário de Saúde Geral de Goldberg, 20 a 70 anos, aplicação individual ou coletiva;

Como podem ser avaliadas as relações familiares?
EFE – Entrevista Familiar Estruturada – Um método clínico de avaliação das relações familiares, sem restrição de idade, aplicação em todos os membros da família.
Como avaliar a compreensão leitora de alunos ou de pacientes?
Avaliação da Compreensão Leitora de Textos Expositivos, crianças a partir da 2ª série do ensino fundamental, e em adultos; aplicação individual.

Atenção: esta lista contém testes
psicológicos e não psicológicos. Os testes psicológicos certificados pelo
Conselho Federal de Psicologia só podem ser aplicados por profissionais de
psicologia com registro no conselho.

1
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Valdo Lins Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Valdo Lins
Visitante
Valdo Lins

O mais completo é o relatorio da iContratei com, o candidato faz um simulador 3d, elimina questionários e seus vícios tão conhecidos.