Artigos

Tipos de dinâmicas mais utilizadas em processos seletivos

As dinâmicas de grupo servem para avaliar de uma forma mais precisa a personalidade, comportamento e habilidade de cada candidato. Tem o objetivo de deixá-lo relaxado, mais à vontade e descontraído, no que se refere às suas escolhas e atitudes no dia a dia, para facilitar a análise do aplicador.
O objetivo principal é observar se as habilidades e desempenho de tarefas em equipe são compatíveis com as qualidades pessoais e comportamentais desejáveis para a ocupação do cargo em questão. Algumas características importantes podem ser observadas, como: criatividade, espírito de liderança e outros atributos pessoais. A dinâmica pode ser utilizada em qualquer tipo de processo seletivo, mas existem os modelos adequados para cada objetivo proposto. Vamos a eles?

Dinâmicas de apresentação

São dinâmicas rápidas e de fácil execução. Tem como objetivo conhecer melhor o participante. As perguntas feitas são simples e objetivas: Quem ele é? De onde vem? Do que gosta? Do que não gosta? A partir dessa primeira apresentação, é possível identificar alguns pontos que podem colaborar ou não na escolha final.

Dinâmicas de descontração e relaxamento (quebrar o gelo)

É muito comum que em um processo seletivo as pessoas fiquem nervosas e apreensivas, o que faz com que elas se sintam desconfortáveis, distraídas e até mesmo, cansadas. Esse tipo de dinâmica é para “quebrar o gelo”, soltar o corpo, movimentar-se, animar-se e ajudar os candidatos a se desinibirem. Ideal para um grupo de pessoas em que não haja interação. Brincadeiras ou técnicas simples de pular ou dançar ao som de uma música podem ser usadas, vale tudo para promover a descontração dos candidatos!

Nova call to action

Dinâmicas de integração

São dinâmicas que podem ser feitas tanto em grupo, como individualmente. Tem como objetivo analisar o perfil pessoal de cada candidato. Priorizam o contato interpessoal entre os participantes, com diálogo mais aprofundado sobre a visão que cada um tem de si próprio. As atividades aplicadas são todas as que envolvem criatividade, aspectos de comunicação e interação. Se bem aplicada, pode contribuir muito para a escolha do profissional mais adequado para a empresa.

Dinâmica de trabalho em grupo

Esse é um tipo de dinâmica ideal para empresas que prezam pelo trabalho em equipe. Com essa dinâmica, é possível observar o comportamento individual e do grupo perante a resolução de algum problema. Características individuais como respeito, forma de interação, liderança, capacidade de persuasão e comunicação são possíveis de identificar. As atividades propostas são geralmente a simulação de um problema na empresa e a proposta de uma resolução que deve ser decidida em grupo.

Dinâmicas de liderança

Muitas empresas, ao contratar um funcionário, visa o futuro da carreira dele dentro da corporação. Seria um possível líder? Diretor? Coordenador? Para um esclarecimento maior, a dinâmica de liderança proporciona vivências de situações cotidianas em que são exercitadas as capacidades de flexibilidade, comunicação e comando. Elas são especificamente para treinar a habilidade em liderança.
Grande parte dessas dinâmicas prioriza um maior contato interpessoal entre os participantes. A escolha do recrutador é imprescindível nessa hora e merece atenção redobrada. O aplicador deve conduzi-la de maneira adequada, focando no objetivo principal, que é identificar qual é o candidato que possui o perfil ideal para ocupar a vaga em aberto. Não existem pessoas certas ou erradas nessa fase, mas características pessoais diferentes, que podem contribuir ou não para a empresa.

Fonte: http://salasbrasil.com.br/tipos-dinamicas-processos/
por: http://salasbrasil.com.br/

0 0 vote
Article Rating

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments