Artigos

Conheça os tipos de salário e remunerações existentes!

tipos de salário

Desvende os principais tipos de salário e remunerações existentes no mercado de trabalho e saiba quais são as suas maiores características

Uma das maiores estratégias de gestão é manter a recompensa pelo trabalho do funcionário de forma que seja confortável e benéfica para ele. Dessa forma, o tipo de remuneração é muito importante na hora de admitir novos funcionários e abrir vagas dentro da sua empresa.

Nova call to action

O ser humano, por sua vez, age de forma mais produtiva quando é recompensado por aquilo que faz, isso pode ser comprovado pelo sistema de recompensa do nosso cérebro, que condiciona as sensações de bem-estar à atividade feita.

Dessa forma, a definição do tipo de salário a ser oferecido para o colaborador é muito importante para a empresa. O salário precisa ser digno e compatível com os serviços prestados, e por isso, vamos te mostrar todos os tipos de salários e remunerações existentes!

Fique com a gente e saiba mais nos seguintes tópicos:

  • Tipos de salário
  • Tipos de remuneração
  • O que saber antes de definir o tipo de salário e remuneração?

Tipos de salário

Salário mínimo

É o salário estabelecido pelo governo como o mínimo valor que uma empresa pode pagar a um colaborador que cumpre 220 horas mensais de trabalho. Todos os anos o salário deve e pode sofrer ajustes sendo considerado o custo de vida da população.

Piso salarial

É a média estabelecida por cada cada cargo e o considerado justo em detrimento das atividades a serem exercidas pelo colaborador. O piso salarial é definido por lei e também pelo senso comum. Existe o piso salarial para cada profissão.

Salário Profissional

É o salário mínimo que pode ser oferecido para profissionais de determinadas áreas. Esse tipo de salário é estabelecido por um sindicato de classe e também por uma convenção coletiva.

Salário base

É o salário definido dentro do contrato de trabalho sem acréscimos ou valores adicionais. Esse salário é fixo e se torna vigente enquanto o contrato de trabalho estiver em andamento.

Salário bruto

É o salário fixo que é definido para o colaborador receber, mas antes de ser cobrada as taxas do INSS e imposto de renda.

Salário líquido

É o valor final recebido pelo colaborador após os descontos do INSS e imposto de renda. É o que de fato o funcionário vai receber no final do mês, de acordo com o estabelecido em contrato.

Interessante, não é mesmo? Além dos tipos de salário, existem os tipos de remuneração. Fique conosco e saiba mais também sobre eles.

Tipos de remuneração

Remuneração por habilidades

É a remuneração feita de acordo com o que o colaborador faz dentro da empresa, isto é, ele recebe a partir do quanto demonstra ter conhecimento e habilidades. Sua remuneração é definida por suas hard skills. 

Remuneração funcional

É o tipo de remuneração mais comum. A remuneração funcional é definida pelo plano de cargos da empresa e atua de acordo com cada função dentro do negócio. Nela, todas as responsabilidades e atividades a serem realizadas são pré-definidas.

Remuneração variável

Depende do desempenho do funcionário e da sua produtividade ao longo do mês. Na remuneração variável o dinheiro recebido equivale ao que foi feito pelo funcionário.

Participação acionária

É uma remuneração aderente ao stock option. Uma parte da empresa é colocada em aberto para que o colaborador possa fazer parte da mesma e ganhar de acordo com os lucros recebidos e os resultados da empresa.

Salário indireto

São benefícios que complementam a remuneração do funcionário. Estes podem ser: vale transporte, plano de saúde, vale alimentação, entre outros.

Comissões e premiações

É um tipo de remuneração variável que depende também do colaborador. Nas comissões e premiações uma parte do lucro dos resultados obtidos pelo funcionário são destinados a ele mesmo. Assim como no caso de vendas extraordinárias.

Remuneração por competências

É variável e definida pelas competências de um determinado funcionário para desempenhar a sua função. Por exemplo, se é um requisito saber falar inglês, o colaborador que souber falar vai receber mais do que um que não sabe e desempenha o mesmo cargo.

O que saber antes de definir o tipo de salário e remuneração?

Antes de decidir qual a forma de remuneração e salário que você optará por gerir as pessoas da sua empresa tenha em vista que quanto mais recompensador for para o colaborador, mais atraente será a sua oferta.

O mercado de trabalho vem mudando cada vez mais ao longo dos anos, e hoje, antes de realizar uma contratação você precisa analisar muitos fatores como: soft skills, habilidades técnicas, pretensão salarial, objetivo de carreira, entre outros.

Uma super dica é: foque nas habilidades comportamentais dos seus candidatos. Habilidades técnicas podem ser aprendidas, mas habilidades comportamentais não.

O modo com que o funcionário se comporta, seu senso de responsabilidade, pontualidade e comunicação são extremamente importantes, e hoje, a maioria das empresas preferem candidatos com expertise comportamentais do que técnicas, justamente por isso.

Além disso, a escolha de benefícios para complementar o salário da sua empresa é um elemento crucial. Não deixe de analisar suas possíveis rotas e traçar aquilo que será melhor para os resultados do seu negócio!

Esse texto foi desenvolvido pelo Grupo Voitto, uma escola de negócios 100% online e que se compromete em trazer o melhor do conhecimento para você!

0 0 votes
Article Rating

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

News do RH Portal

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de todas as Novidades e Tendências do Universo do RH