Artigos

Tire suas dúvidas sobre o vale-combustível

Uma pesquisa intitulada “The Future of Transportation: Mobility in the Age of the Megacity” apontou que São Paulo é a cidade onde as pessoas utilizam o carro mais frequentemente (73%) para estudar e ir ao trabalho. Comparando às outras cidades da América Latina, os índices ficaram em 66% na Cidade do México, 65% em Buenos Aires, 63% em Córdoba e 61% no Rio de Janeiro. Com tantas pessoas utilizando carros para locomoção, as empresas estão se adaptando cada vez mais para oferecer o vale-combustível como benefício. Porém, alguns pontos precisam ser analisados antes da implementação.

Preparamos algumas perguntas e respostas para que essa decisão seja feita de maneira segura e vantajosa. Com uma boa organização e um sistema eficiente e digital para monitoramento e gestão em tempo real, oferecer vale-combustível para seus colaboradores tende a ser uma ótima opção. Tire suas dúvidas:

1. Vale-combustível: como funciona?
Os créditos do vale-combustível deverão ser disponibilizados pela empresa, mensalmente, no cartão benefício do colaborador. Este poderá controlar o saldo de seu cartão via app Sodexo Club e, também, consultar a rede credenciada de postos de gasolina. Já o RH, por meio de nosso sistema de gestão, gerencia o benefício sem complicações e de maneira 100% automatizada, sem a necessidade do processo de reembolsos.

Nova call to action

2. Vale-combustível integra salário?
O vale-combustível é um benefício opcional, não previsto pela CLT. Ele pode fornecido via cartão Combustível Pass da Sodexo. Há também empresas que optam por fazer o reembolso do combustível do funcionário, via depósito. Nesse caso, é necessário que o colaborador apresente as notas fiscais para o RH, comprovando gastos com abastecimento. Ao utilizar um cartão, o processo é simplificado e não há necessidade de comprovantes, basta que o usuário utilize seu cartão no posto.

O valor referente ao vale-combustível entra na base de cálculo para as férias, 13o salário, FGTS e horas extras.

3. Vale-combustível é só para funcionários CLT?
Diferentemente do vale-transporte, o vale-combustível não está previsto como direito do trabalhador pela CLT. Trata-se de um benefício opcional. Porém, quando previamente acordado, o cartão poderá ser oferecido a colaboradores com carteira assinada ou em outros regimes de contrato.

4. Vale-combustível pode ser descontado em folha?
Não. Por lei, o empregador deve descontar do seu funcionário apenas o equivalente a 6% do salário quando paga o vale-transporte. No caso do vale-combustível, não há desconto em folha previsto por lei.

Saiba mais sobre o benefício Vale-combustível:

Vale combustível ou reembolso: quando o funcionário tem direito?

Por que oferecer o cartão combustível é melhor que vale em dinheiro?

Como usar o meu vale combustível Sodexo?

0 0 vote
Article Rating

Por: Ana Silva

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments